Uma dúvida muito comum e que eu mesma tive ao fazer o meu planejamento para morar no Canadá, é sobre quanto tempo de Airbnb – ou qualquer outro tipo de hospedagem que preferir – se deve reservar até conseguir um alugar um imóvel. Já ouvi diferentes opiniões sobre o período a reservar: 20 dias, 1 mês, 1 mês e meio, e 2 meses. Mas qual desses é o mais indicado?
O que é mais recomendado nos blogs, vlogs e em grupos de Facebook, por pessoas que foram e sentiram na pele o drama de buscar por um apartamento, é o período de 1 mês e meio! Se for mais que isso, é ainda mais seguro, mas você pode acabar gastando mais que o necessário com o Airbnb. Então, se está querendo gastar o mínimo possível, mas ainda ter mais segurança que conseguirá uma moradia fixa no período de hospedagem, 1 mês e meio é o ideal.
O período de 20 dias é muito arriscado – especialmente se você ir para Toronto ou Vancouver, onde há muita demanda por moradia fixa e, por isso, a busca e espera por um apartamento é maior. Além disso, muitos anfitriões dão desconto (alguns dão 50% ou mais) se você reserva mais de 28 dias (o que consideram 1 mês). Então, um período menor que esse acaba com uma diária mais cara. Alguns dão desconto semanal, mas ele é menor que o desconto mensal.
Por que reservar Airbnb por 1 mês e meio?
No Canadá, o inquilino deve avisar sobre sua saída do apartamento 1 mês ou mais antes ao proprietário ou administradora do prédio. Outra regra por lá é que o inquilino deve sair antes do dia 1, para a unidade receber uma pequena reforma se precisar e limpeza. Só então o novo inquilino pode entrar (lá pelo dia 2 ou 3, por exemplo).
Com esses fatores em mente, pense que se um apartamento for ficar vago nos primeiros dias de novembro, o inquilino atual irá avisar no máximo até dia 1 de outubro – quando o landlord deve correr para fazer o anúncio da unidade. Porém, é provável que o inquilino avise antes disso, assim que conseguir outra moradia (na qual ele também entrará nos primeiros dias de novembro) ou quando já souber que deve se mudar por outro motivo.
Há quem avise na última semana do mês, há quem avise já na segunda quinzena do mês, ou mesmo antes. Portanto, o landlord não quer correr o risco de ficar sem um novo inquilino e, por isso, logo após o aviso prévio anunciará o imóvel. Esse anúncio, então, sairá antes de 1 mês de a unidade ficar vaga.
Moral da história: você conseguirá ter acesso a anúncios de apartamentos já na segunda quinzena do mês em que se hospedar num Airbnb. Apartamentos esses que ficarão vagos para mudança até o começo do 3º mês.
Outra vantagem dessa estratégia é que você tem acesso aos melhores imóveis (especialmente se for em Toronto ou Vancouver, onde há muita concorrência), uma vez que eles acabaram de ser anunciados e podem ser reservados dali 1 ou 2 semanas para um novo inquilino – que pode ser você.
Se você for procurar um imóvel no começo de um mês para já morar no próximo mês, terá acesso apenas a anúncios de imóveis que “sobraram” (por vezes caros ou mal conservados), junto aos que acabaram de vagar (em menor quantia que antes) e também àqueles que só serão vagos dali 2 meses (e aí você deve correr para arrumar outra hospedagem temporária).
Outros fatores a se considerar ao calcular o período de estadia
Assim que chegar no Canadá, você não deve já sair buscando apartamentos e se candidatar neles. Antes disso, é preciso ter um telefone, conta bancária e algum crédito (especialmente com 2 aluguéis ou mais, ou mesmo 1 ano de aluguel de preferência), e, claro, o Social Insurance Number (SIN) – que deve ser criado antes de tudo.
Assim, a primeira semana ou parte dela deve ser reservada para você correr atrás dessas coisas mais básicas. Só então pode sair se candidatando nos imóveis que encontrar.
Aliás, aproveito para dar uma dica que minha amiga Sandra, do Vamo Kombina no Canadá deu para mim: se gostar de um apartamento, aplica! Pois pode acontecer de você deixar para depois e o imóvel ser alugado para outra pessoa – o que é muito comum nas cidades grandes, onde a busca é maior. Então, ter a conta em banco, telefone e crédito é essencial antes da busca por um imóvel.
Um exemplo prático
Se quiser se mudar para um imóvel em novembro de 2018, reserve um Airbnb de 16 ou 17 de setembro até dia 2 ou 3 de novembro. Pode ser que você possa se mudar já no dia 1, mas dia 2 ou 3 é o mais provável, pois o imóvel recebe uma reforma quando necessário e uma limpeza antes de você entrar e após o antigo inquilino sair (dia 1).
Caso queira ter um tempo para ir na Ikea ou outros lugares para comprar os móveis mais básicos e levar ao imóvel onde irá morar, antes mesmo de se mudar, é melhor reservar até o dia 3 ou 4 do mês em que poderá se mudar. Assim você tem 2 dias para fazer essas compras e levar os móveis ao apartamento.
Porém, se não ligar de pagar entregas agendadas (que podem ser mais caras que um carro alugado), ou de ficar só no colchão nos primeiros dias, pode comprar o colchão ou outros móveis antes de poder se mudar e agendar as entregas para o dia da mudança.
—
Espero ter ajudado!
O período que indiquei é o que também planejo para mim e espero que dê tudo certo para todos nós. 🙂
1 comentário
So pq vc mencionou o SIN, quando eles te dao o papel com o numero, eles repetem: “Banco, governo, e teu empregador”, que sao pra quem voce deve informar o SIN. Empresa de telefonia, landlord, um bando de gente vai pedir, nao eh pra voce passar pra eles. Eu simplesmente falei que nao tinha feito o cadastro ainda…. Na verdade eh meio que ilegal pedir pelo SIN, e eh uma red flag gigante….