A Waterfront Toronto, organização governamental para revitalização da área do lago de Toronto, escolheu a Sidewalk Labs, uma empresa de tecnologia para melhorias urbanas do grupo Alphabet – detentora do Google (e pertencente ao fundador dele) -, para projetarem juntas a construção de um bairro tecnológico e sustentável em Toronto.
O bairro do futuro, chamado no projeto de Eastern Waterfront, será localizado ao lado sudeste do Downtown (Centro), às margens do lago Ontario. Serão 325 hectares de área a ser revitalizada, incluindo Quayside e Port Lands – como mostra o mapa abaixo.
É uma área ainda não desenvolvida como o resto da cidade, e sofre com alagamentos. Recentemente, os governos federal, provincial e municipal destinaram C$ 1,25 bilhões para sanar tais problemas. Com isso, a Waterfront Toronto e a Sidewalk Labs poderão fazer da área um modelo moderno de urbanização.
Veja o vídeo onde o projeto é apresentado:
Ambas as companhias já iniciaram eventos e conversas com a população, especialmente a local, para conhecer os desafios e, com isso, quais melhorias devem ser feitas. Segundo a nota oficial, 2018 será dedicado a esse diálogo com a população e também com os parceiros e investidores.
De acordo com o release, o distrito se tornará um lugar para dezenas de milhares de pessoas viver, trabalhar, aprender e se divertir – seja de dia ou à noite, em qualquer estação do ano (provavelmente com atrações para aproveitar a neve).
A ideia é que haja sistemas sustentáveis de energia, trânsito automatizado para tornar as ruas mais seguras e novas técnicas de construção, que baixem os preços das moradias e facilitem a adaptação delas para novos usos. Ou seja, um bairro totalmente sustentável, sem emissão de gases do efeito estufa, tecnológico e com alta qualidade de vida.
A Sidewalk Toronto irá criar condições para a construção e inovação feitas por pessoas, companhias, centros acadêmicos e organizações. A intenção é fazer do Eastern Waterfront o centro global de uma nova indústria focada em inovação urbana, a fim de melhorar a qualidade de vida na cidade. Inclusive, o setor tecnológico já existente em Toronto poderá ser usado para desenvolver tecnologias que beneficiarão as comunidades ao redor.
Para começar, a Alphabet pretende mudar a sede canadense do Google para o bairro em projeto. No entanto, ainda não há uma data para o início das construções do bairro ou lançamento do mesmo.
Imagens da proposta inicial do bairro em Toronto
—
Agora é aguardar o início do projeto e ver se ele será realmente um modelo de sustentabilidade e tecnologia, como o projeto propõe.
Uma coisa é certa: Toronto está se modernizando cada vez mais e, com isso, vem ganhando a atenção de grandes investidores e companhias. 🙂
Fonte: Release oficial e site do Sidewalk Toronto
Nenhum comentário