Uma pesquisa da RentSeeker.ca, que usou dados da Rental Housing Index e outras fontes recentes, relacionou os preços de aluguel ou venda de imóvel de cada província do Canadá com a renda média da população. Assim, ela mostra o quanto os moradores dessas regiões gastam de suas rendas com o aluguel.
É claro que British Columbia e Ontario lideram a lista das províncias onde a população mais gasta com moradia. Em BC, o morador por gastar em torno de 24% de sua renda com aluguel, e em Ontario 23% – empatando com Nova Scotia. Nessas províncias, as legendas de affordability (quão acessível é o imóvel) são classificadas como as piores. Alberta, apesar de estar com 21% na média de gasto com aluguel, também tem a acessibilidade de aluguel classificada como severe.
A única província classificada como satisfatória nessa lista, onde gasta-se menos com aluguel, é em Nunavut. Lá os moradores gastam aproximadamente 9% de suas rendas com moradia.
Veja o infográfico do RentSeeker que mostra todos os dados relacionados e a porcentagem gasta da renda mensal média do local com o aluguel.
Ressalvas importantes sobre o aluguel em metrópoles
Vale lembrar que os valores são médios – e podem ser bem maiores em regiões metropolitanas nessas províncias.
O aluguel em Toronto, por exemplo, não está nada fácil (é muito concorrido), e por isso o valor de um apartamento com 1 quarto está na faixa de $1.300, e um de 2 quartos por volta de $1.500 – segundo uns conhecidos que procuraram recentemente um imóvel por lá, e também de acordo com pesquisas que sempre faço nos sites de imóveis canadenses.
Se a realidade realmente for essa na GTA (Greater Toronto Area), com certeza a porcentagem ultrapassa os 25% nessa região. O mesmo vale para Vancouver e arredores, que possuem valores similares.
O recomendado pelos especialistas canadenses é despender no máximo até 30% da sua renda anual com aluguel. Mais que isso, seus outros custos e suas economias ficam comprometidos.
Vamos imaginar isso com um exemplo. Se você ganhar um pouco mais que o salário mínimo nas províncias de Ontario ou BC, ganhará $12/hora. Se trabalhar 40 horas semanais, terá uma renda anual de $23.000 (sem impostos). Se for com seu cônjuge e ele trabalhar e receber o mesmo que você, sua família terá uma renda anual aproximada de $46.000. Com isso, vocês deveriam gastar no máximo $13.800 anualmente com aluguel: ou $1.150 por mês. Um verdadeiro desafio em Toronto ou Vancouver.
Fonte: RentSeeker.ca
Foto de capa: GoodNCrazy
Nenhum comentário