Timeline
Confira a nossa timeline detalhada do plano Canadá em ação desde 2017, onde conto entre outras coisas a nossa saga no Express Entry, IELTS e com o college a fim de imigrar.

Decidimos morar no Canadá
Início dos planos Canadá após desilusões pessoais no Brasil, análise de alguns fatores sobre o Canadá e também sobre o Brasil. Início das economias do zero, literalmente.

Início da preparação para o Express Entry
Primeiro IELTS do marido feito, onde conseguiu CLB 9 (Resultado: L 8.0, R 8.0, W 7.0, S 7.0).

Traduções juramentadas e ECA
Parte das traduções juramentadas feitas e equivalência dos diplomas via WES.

Meu 1º IELTS
Feito o primeiro IELTS por mim, sem pretensão ainda do CLB 9. Resultado: L 6.0, R 8.0, W 5.5, S 6.0.

Criação do profile no Express Entry
Criamos o profile no Express Entry com marido como aplicante principal devido ao CLB 9 no IELTS dele. Pontuação: 428 pontos. As notas de corte do EE sobem após a criação desse profile, sendo que logo antes do profile estavam entre 413 e 428.

NOI do OINP recebida e ignorada
Recebimento da carta de interesse (Notification of Interest, NOI) de Ontário, convidando meu marido como aplicante principal a aplicar para o Ontario Immigrant Nominee Program (OINP). Decidimos esperar na esperança de haver mais chamadas baixas do EE, e também por não termos uma reserva grande de dinheiro para levar – entre outros motivos que expliquei neste post -, e, após alguns dias, o programa foi pausado e já não podíamos aplicar.
Perda de 5 pontos no EE após aniversário
Perda de 5 pontos do profile devido ao aniversário do aplicante principal. Pontuação: 423 pontos. A NOI de Ontário poderia ainda ser usada, mas o programa ainda estava pausado. Além disso, ela perderia sua validade ao final de dezembro.

Novo profile no EE
Reenvio de profile no Express Entry na tentativa de conseguir mais uma carta provincial de Ontário. Esta começou a enviar novas cartas de interesse (NOI) apenas a quem tinha francês ou job offer na província, ou a skilled workers estrangeiros que tivessem uma pontuação alta no Express Entry. Houve apenas uma chamada para candidatos com mínimo de 427 pontos e tínhamos 423.

Meu 2º IELTS
Na 1ª tentativa de conseguir CLB 9 para ser aplicante principal, eu voltei a estudar durante fevereiro e fiz o 2º IELTS em março. Com o CLB 9, somaria mais pontos devido a uma pós que tenho (já que o marido não tinha). Resultado: L 7.0, R 8.0, W 6.5, S 6.5 – faltando meio ponto em writing e em speaking. Pontuação após novas notas do meu IELTS: 425 pontos.

Vi começa estudar para o Celpip
Com viagem exploratória à vista, comprei os materiais do Celpip e comecei a estudar para a prova a ser feita durante a viagem ao Canadá (já que ela não é aplicada no Brasil).

Viagem exploratória no Canadá e Celpip
Fizemos nossa viagem exploratória no Canadá, nas cidades de Toronto, Niagara Falls e Vancouver e região. Fiz o Celpip, mas o CLB permaneceu o mesmo do IELTS. Resultado: S 6, L 9, R 12, W 8 (as notas funcionam de forma diferente do IELTS, mas foram equivalentes às que eu já tinha). Abrimos também nossa conta bancária no TD Bank.

Mais estudos e o meu 3º IELTS
Perda de mais 5 pontos do profile devido ao aniversário do aplicante principal, o marido. Pontuação: 420 pontos. Desistimos, nesse ponto, de tentar pelo perfil do marido e tentaríamos pelo meu. Voltei a estudar, novamente, para refazer o IELTS na tentativa de conseguir CLB 9 para que eu fosse a aplicante principal (pois a pós-graduação somaria mais pontos). Aulas de Speaking e Writing com a Soraya Quirino. Faltou 0.5 ponto para o CLB 9 em Speaking (ficando em L 8.0, R 7.0, W 7.0, S 6.5). Enquiry on Results (EOR) foi requerido e a nota não foi alterada.

Meu 4º IELTS e primeiro computer-delivered
Fiz o IELTS computer-delivered na Winner Idiomas, em São Paulo. Resultado: L 8.5, R 8.5, W 7.0, S 6.5. Novamente faltou meio ponto em speaking. EOR requerido novamente para tentar o 0.5 a mais, sem sucesso. Marido também fez, pois o dele havia vencido – sem conseguir o CLB 9 desta vez.

Estudos focados em speaking
Eu voltei aos estudos, desta vez focados em speaking. Aulas de Speaking com Giovanna Barino para obter uma opinião diferente.

Meus 5º e 6º IELTS
Fiz o IELTS (computer-delivered) duas vezes, uma na Impacta Tecnologia e outra na Winner Idiomas, e consegui finalmente 7.0 e 7.5 em Speaking, mas o Writing voltou aos 6.5 e 6.0, mesmo após EORs. Meu Reading e Listening continuavam acima de CLB 9.

Enfrento problema sério de saúde
Aconteceu comigo um problema de saúde conhecido por “síndrome do coração partido” (ou síndrome de Takotsubo), provavelmente devido ao estresse do IELTS, e fiquei internada por uma semana na UTI. Foquei na recuperação, mas também em pensar em mudar os planos e a encará-los de outra forma.

Decisão de ir via college e IELTS Academic
Estudei para o IELTS Academic sozinha, focando nas partes que diferem no General: Reading e task 1 do Writing. Estudos pelo site IELTS by Liz. Consegui o que precisava para o curso, ficando as notas em: L 8.5, R 7.5, W 6.5, S 7.0.

Aplicação em pós na Centennial
Tive auxílio da empresa Hi Bonjour (de forma gratuita) para aplicação no college e decidi aplicar para o curso de pós-graduação Interactive Media Management, da Centennial (Toronto). Elaborei a carta de intenção e o resumé (ambos em inglês) e fiz uma reunião via Skype com a coordenadora do curso.

Aceita na Centennial College e exames upfront
Fui aceita no curso de pós-graduação Interactive Media Management. Fizemos nessa época também os exames médicos upfront, onde até tive que fornecer laudo médico devido à Síndrome de Takotsubo que tive (por estar em tratamento com medicamentos na época), achando que teríamos logo a Letter of Acceptance (LOA) para aplicação dos vistos. Porém, fomos avisados pela consultoria de educação só após isso que a LOA da Centennial só seria enviada em fevereiro de 2020.

Marido começa pós-graduação
Marido começa pós-graduação EaD no IBF (aceita para o ECA e, portanto, para o Express Entry) para ter mais pontos como aplicante principal futuramente, a fim de ser mais uma opção para nossa imigração. A intenção foi de conseguir mais pontos juntamente com o CLB 9 (que ainda irá tentar) e até tentar um convite de Ontário por meio dos Tech Draws.

Aplicação dos vistos de estudo e trabalho
Recebimento da LOA e aplicação online para os vistos de estudo e trabalho para Vi e de Open Work Permit para o marido. Biometrias coletadas na mesma semana. Marido termina a pós EaD e recebe o certificado.

Exames médicos aprovados
Ao entrar no site do CIC, vemos que os exames médicos foram aprovados em 06/03. A pandemia do coronavírus chega ao Brasil na mesma época, o Canadá fecha as fronteiras e o nosso processo de pedido de vistos fica parado.

Biometrias validadas
Recebemos na aplicação online a carta de validação de ambas as biometrias. Sem retorno sobre o visto em si ou estágio da aplicação. Enviamos ao WES o pedido de ECA da pós EaD do marido.

Recebemos o ECA da pós EaD do marido e adiamos o college
Chega a equivalência de diploma como pós de 1 ano do curso feito pelo marido na UniBF. Alterei o curso para início em janeiro de 2021 e enviei nova LOA pelo webform da imigração.

Pedimos as notes do nosso processo (Atip)
Por meio de um amigo que é residente permanente no Canadá, pedimos a Atip (Access to Information and Privacy), para saber as anotações do oficial que analisou nosso caso a fim de saber se nossos vistos tendem a ter resposta negativa ou positiva. Previsão de resposta em 30 dias.

Pedido de passaporte de Study Permit
Eu recebo uma carta em meu perfil da aplicação pedindo o envio do passaporte ao consulado canadense no Brasil. Envio de passaporte em 30/10 por Sedex ao VAC (em São Paulo), do interior do estado.

ATIP respondida pelo IRCC
Após aprovação do visto de estudo, a ATIP (notes do processo) foi recebida, onde consta as datas de movimentações da aplicação no IRCC. As etapas aparecem como passed ou aprovadas. O documento tem 67 páginas de informações do processo.

Aplicação de Study Permit aprovada no sistema
Aplicação para visto de estudo no site do CIC atualizada: “Final decision” alterado dizendo que a aplicação foi aprovada, juntamente com um trecho novo “Document Status” com dados do passaporte e validade do visto, e a carta em “Messages” que deve ser apresentada ao oficial da borda, contendo as informações da aprovação do visto e validade também (para 30/11/2021, um mês antes do fim do curso).
Pedido o passaporte do marido, OWP
Aplicação do marido é atualizada com a mensagem de que é preciso enviar o passaporte ao VAC (em São Paulo). Fazemos isso no mesmo dia, via Sedex por Correios.
Aplicação de Open Work Permit aprovada no sistema
A aplicação do marido é aceita e todos os dados disso são também inseridos no sistema, no perfil da aplicação.

Viagem ao Canadá!!!
O marido, eu e nosso cachorro Bilbo viajamos para o Canadá após contratarmos o serviço da Van Sweet Home. A Centennial college ofereceu carta de suporte da viagem na semana da viagem, e 4 dias após isso, a confirmação do transporte via transfer privado (que a própria Centennial providenciou).
Contratação do marido e LMIA pedido pela empresa
Murilo conseguiu um emprego numa empresa da área dele em game development, e ela começou a nos ajudar por meio de advogados de imigração (Fragomen). Eles aplicaram para o Labour Market Impact Assessment (LMIA) 1 mês depois da contratação (em julho/2021). O LMIA, se aprovado, permite a aplicação para o Work Permit (e dá pontos extras pelo Express Entry).
Aprovação do LMIA e aplicação para o Work Permit
Com o LMIA aprovado, a Fragomen aplicou ao Work Permit do marido e ao meu. Também atualizamos o nosso perfil no Express Entry e com os 50 pontos extras, nossa pontuação atual é de 473 pontos.