Após um hiatus não anunciado, volto para contar como tem sido a nossa vida no Brasil, como a pandemia afetou nosso plano Canadá e quais os passos que planejamos agora para fazer o plano dar certo. Desistimos? De jeito algum! A pandemia e tudo o que ela escancarou nos deu mais certeza que queremos mudar de país – melhor ainda se for o Canadá.
(A foto do post é um detalhe da nossa mesa de escritório, para não perdermos o foco: uma bandeirinha do Canadá, um cartão postal de Niagara Falls que emoldurei e um alce de lembrança que a Sandra e o Cláudio do Vamo Kombiná nos deu em nossa viagem de 2018 ao país.)
Sumi por motivos de “pandemia no meio do plano Canadá” junto com outras mudanças em nossas vidas provocadas pelo coronavírus. Por exemplo, mudamos de cidade!
Saímos de São Paulo e voltamos à nossa cidade no interior do estado, para morar numa casa a fim de não enlouquecermos no (agora antigo) apartamento pequeno. Marido poderá trabalhar home office até abril de 2021, então temos essa possibilidade de nos “refugiar”.
E os vistos? E o college? E a vida?!
Quem me acompanha sabe que meu college começaria em setembro deste ano doido de 2020, pedimos o visto online no início de fevereiro de 2020, tivemos os exames médicos aprovados em março e biometrias validadas em junho. Tudo como fui relatando na timeline aqui do blog. Porém, nenhuma outra alteração de status foi feita pelo governo canadense em nossa aplicação. Estamos sem respostas e sem visão do futuro, pelo menos no aspecto college.
Adiei meu curso de pós para janeiro de 2021, mas provavelmente terei que adiar novamente, desta vez para setembro de 2021… já que não temos novidades sobre nossos pedidos de vistos.
Editado em 25/11/2020:
Tivemos mudança de status para aprovados! Em novembro meu passaporte foi pedido e o do marido também, após um tempo do meu. Acompanhe as novidades na página de Timeline. 🙂
O curso será mesmo em janeiro e não precisei adiar mais ainda. Como na pandemia as coisas mudam rapidamente, né?
Nessa montanha de incertezas, me distanciei um pouco do assunto “Canadá”, do Instagram e do blog. Afinal, a falta de novidades desanimou muito e a mudança de cidade também pesou bastante, até fisicamente. Afinal, inventei de reformar eu mesma a casa antes desocupada dos meus pais! 😆
O lado bom foi que nos dedicamos também à nossa saúde: só com mudança na alimentação, eu emagreci 15kg e o marido, 30kg! 🤯 E um foco muito importante foi o próprio Canadá, para termos mais saúde e disposição para a vida por lá.
Quem está por aqui há mais tempo também sabe que estamos no plano Canadá desde 2015/16 e tentamos imigrar de fato desde 2017. Esses 3 anos de emoções fortes e luta faz com que agora eu tente viver mais a vida no Brasil, na medida do possível, e menos o Canadá. Até porque, pouquíssima coisa sobre o assunto tem sido novidade pra mim, já que pesquisei a fundo por anos sobre imigração, college e custo de vida no país.
Enfim, me distanciei e ainda posso me distanciar de novo pela falta de novidades mesmo e para viver a “vida real” aqui no Brasil. Tudo pela saúde mental. Mas assim que tudo for andando, vou atualizando aqui. E um dia há de andar. 🙂
E andou! 🙂
Confira a página de Timeline
Próximos passos do nosso plano Canadá
Já temos 34 primaveras, portanto, a imigração pelo Express Entry direto do Brasil vai ficando cada vez mais complicada… Ainda mais com a alta nota de corte (em torno de 470), que dificilmente vai baixar em médio prazo.
No entanto, há esperança: os tech draws do OINP (por meio do Human Capital Priorities Stream, o programa provincial de Ontário). A área profissional do marido, ou o NOC dele, enquadra nesses tipos de chamadas do OINP e tem nota de corte inferior à do Express Entry, atualmente. Portanto, é um dos nossos focos atuais. Vamos ver se a província continua chamando, já que tudo muda rapidinho na imigração em geral.
Para isso, o marido terá que estudar para tentar novamente o CLB 9 (ele havia conseguido em 2017, mas o IELTS já venceu) e com isso, talvez, ele tenha alguma chance. Afinal, ele conseguiu o ECA de pós de 1 ano pelo WES da pós EaD que ele fez no início do ano! Essa foi outra novidade deste ano e o próximo post será sobre isso. Com isso, ajudou na pontuação… Só falta o CLB 9 no IELTS, de novo.
Caso não consigamos assim, continuamos no plano college (que provavelmente começará em setembro/21) para obtermos depois a experiência canadense e, assim, os pontos que precisamos para a imigração federal pelo Express Entry.
Se ele conseguir o CLB 9 e se animar, em 2021 tentará aprender francês para conseguir um CLB 7 mais adiante para dar ganhar um combo de pontos no EE, para não precisar da experiência canadense após o meu college. Embora não dê pra contar com isso, por enquanto, é mais uma possibilidade do futuro.
Enfim! Vamos refletindo e vendo o que a pandemia vai gerando, se as fronteiras do Canadá vão abrir este ano ainda ou não, se os vistos saem ou não, etc.
Em um momento tão incerto, só nos resta focar no agora e ir aprimorando o que conseguimos, para contar algo no futuro. Porque o plano Canadá, minha gente, continua mais em pé do que nunca! 🎯🇨🇦
Continue acompanhando por aqui e no Instagram que vou atualizar sempre que houver novidade. Também mantenho a timeline aqui do blog atualizada, então vale acompanhar se tiver curiosidade sobre o nossos status. O próximo post será sobre a pós EaD que valeu como de 1 ano pelo WES… aguarde! 🙂
5 comentários
Primeiro, que booom te ver por aqui. Segundo, fiquei feliz em saber da mudança e da saúde. Vou me inspirar. A pandemia nos afetou demais, principalmente, emocionalmente. O eterno bater na trave foi nos adoecendo. Com isso, nós também acabamos de nos mudar, acredita? Para ressiginificar a vida aqui no Rio enquanto o momento Canadá não chega (que temos fé que chegará). Venha aqui sempre que te fizer bem, pois estarei aqui para te ler. Seguimos <3
Ahhh Thamara, sempre querida <3
A gente realmente precisa achar um propósito no Brasil, mesmo que seja temporário. Ter um novo lar, mudar os ares, repensar em tudo e replanejar. Acho que já deu o tempo de "sentar e chorar" e agora precisamos, como você disse, "ressignificar". É isso! Que bom que está sempre por aqui... é o tipo de gente que quero perto. E quando precisar, também estou por aqui, no insta, etc... ☺️
Estava com saudade dos seus artigos Vi, realmente essa pandemia veio para adiar nossos planos 🙁
Mas vamos nos manter focadas que vai dar tudo certo.
Ansiosa pelo post da pós 🙂
Oi Bel! Que bom te ver por aqui também! A pandemia veio para intensificar tudo, além de atrapalhar os planos… rs. Acho um bom momento para refletirmos o que adiciona realmente na vida e para termos certeza do que queremos. Por aqui, a pandemia e o que ela gerou nos fez ter certeza que nosso lugar não é aqui. Mas vamos levando, enxergando o bom onde há, e o que não podemos mudar também… para não nos frustrarmos. Enfim! <3
Olá Vi,
Como é bom ter um foco de vida firme. Estou certo que você está de fato VIVENDO A VIDA.
Há muito tenho meu sonho de viver no CA.
Obrigado pelos posts. Abraço