Há uma pandemia em meio ao plano college de muita gente que, como meu marido e eu, iria estudar e trabalhar no Canadá. E agora? Bom, as respostas estão mudando constantemente, portanto, agora é preciso acompanhar o que diz o consulado canadense no Brasil (que analisa os pedidos de vistos), o site do governo canadense (com páginas destinadas a isso) e também o que informa o college ao qual o estudante está matriculado.
Todos os colleges que pesquisei sobre estão oferecendo aulas online aos estudantes, mesmo os internacionais que já residem no Canadá (desde antes da pandemia fechar tudo). Com isso, o governo canadense garantiu que esses estudantes que já residem no Canadá terão direito ao PGWP como antes, normalmente, mesmo com as aulas online. Apesar de os valores de tuition continuam os mesmos… 💰
Cada college tem divulgado numa página especial sobre a Covid-19 as medidas que estão sendo tomadas, vale pesquisar. A Centennial College, por exemplo, oferece essa página de updates aos estudantes internacionais, mas sei que vários outros fazem o mesmo.
Para quem estudará online em curso que inicia agora em maio ou junho de 2020, mas que está fora do Canadá, o governo divulgou em sua página de updates sobre o tema: nesse caso, o PGWP / Post-Graduation Work Permit do estudante internacional valerá desde que ele faça até 50% do tempo do curso fora do território canadense, caso não tenha possibilidade de ir antes. Ou seja, fica entendido que o PGWP consequentemente valerá 50% do curso.
Quem iniciaria o curso em setembro deste ano, como eu, ainda está sem uma resposta. Portanto, é preciso acompanhar a página para saber se a medida se estenderá ou não aos estudantes de meses posteriores.
Está interessado em fazer um college no Canadá e não entende muito bem o que falo aqui, sobre PGWP etc? Leia este post onde explico as questões iniciais sobre o assunto.
O que o consulado canadense no Brasil comunicou
O consulado fechou e apenas deu retorno aos casos “mais urgentes” e creio eu que também para aqueles que provavelmente já estavam em fase avançada de análise (talvez para cursos que iniciariam logo), já que algumas pessoas tiveram resposta em março – quando as medidas já haviam iniciado. Tanto que quem foi aprovado até o dia 18 de março, pode viajar para o Canadá mesmo com a restrição de viagem que está em andamento para a maioria dos casos.
Postei as novidades conforme foram saindo ou fui sabendo lá nos stories do Instagram do Vi no Canadá – então, se ainda não me segue, faça isso. 🙂 Abaixo estão alguns comunicados do consulado canadense que outras pessoas compartilharam comigo, e que compartilhei nos stories.
Resumindo: Foi avisado em março que o consulado estaria prestando apenas serviços essenciais e emergenciais – exatamente o quê, não sabemos. Também comunicaram que devolveriam o passaporte ao aplicante e pausariam o processamento do pedido de visto, e isso ocorreu com a maioria dos aplicantes que ainda não tinha o processo de análise já bem avançado. O passaporte devolvido não quis dizer nada além de o aplicante ficar sem esse documento em mãos, já que o serviço do consulado iria ficar parado – não faria sentido eles reterem documentos sem analisá-los.
Só para contextualizar, o passaporte é entregue ao consulado logo no início da aplicação de quem faz a aplicação em papel, diretamente no VAC (Centros de Solicitação de Vistos do Canadá). Então, eu que apliquei online e não havia ainda entregue o passaporte – apesar dos exames médicos já terem sido feitos e entregues, e com a biometria coletada – não recebi essa carta.
De qualquer forma, apesar dos exames médicos terem sido aprovados e as biometrias também, nosso processo ficou parado (até o momento deste post). E, conversando com mais gente na mesma situação que a gente, concluí que mesmo as aplicações online ficaram paradas até então.
A carta finaliza dizendo que o processo voltará em andamento quando as atividades do consulado voltarem e o aplicante poderá reenviar o passaporte. No entanto, não sabemos quando exatamente isso irá acontecer e muita gente já está tendo que mudar os planos.
Uma pessoa enviou para mim a resposta do consulado a um e-mail dela, no meio de março, e nesse e-mail é informado que o passaporte seria requerido novamente somente aos aplicantes (em papel) com o visto já aprovado.
Já o segundo e mais recente comunicado “oficial” do consulado foi feito no Instagram do mesmo, no dia 15 de abril:
“Os Consulados, a Embaixada e os Escritórios Comerciais do Canadá no Brasil estão fechados para atendimento ao público.
Os escritórios estão em funcionamento apenas para atendimento de emergências. Os Centros de Solicitação de Vistos (VAC) no Brasil estão fechados até novas ordens.
Continuaremos a processar solicitações feitas eletronicamente na medida do possível. As condições de viagem, as interrupções de serviço e as condições do país podem não permitir que alguns candidatos enviem solicitações completas no momento.
Medidas especiais estão em vigor para garantir que os candidatos não sejam penalizados por não concluir as etapas devido ao COVID-19. Enquanto continuamos a servir nossos clientes, as interrupções e restrições de serviço devido ao COVID-19 podem ter um impacto no tempo de processamento das solicitações, e o prazo de envio das solicitações podem não ser precisos.
Para obter mais informações sobre como o coronavírus (COVID-19) está afetando os serviços de imigração, refugiados, cidadania e passaporte, consulte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/coronavirus-covid19.html ou envie um e-mail para spalo-imm@international.gc.ca.”
Ou seja, aparentemente, apesar de ainda fechado, os profissionais do consulado retomará as análises dos vistos de quem aplicou online, mas provavelmente mais lentamente. Portanto, o tempo de processamento será maior que o estimado no início do processo, sem a pandemia.
Por enquanto, sem respostas por aqui, mesmo aplicando online em fevereiro para início do curso em setembro, com exames médicos aprovados e biometrias coletadas. Atualizo este trecho do post quando tiver resposta.
—
É isso o que temos de comunicados oficiais até então. Vou atualizando este post conforme souber de mais novidades de forma geral aos estudantes internacionais e a possibilidade de ida e de PGWP.
Ainda postarei sobre as reflexões a se fazer para quem está no plano Canadá também e o que pensamos em fazer – já que ainda não temos uma decisão final. A certeza é que não desistimos do plano! Vamos continuar nele, mesmo que seja para ir ano que vem (se “a vida” deixar, né). Mas, cada caso é um caso… Este será o tema do próximo post. 🙂
Desejo força e saúde a todos! Cuidem-se. Parece balela, mas é fato: saúde em primeiro lugar (e eu soube bem o que significa isso ano passado), antes de quaisquer planos.
3 comentários
Oi Vi! Estou exatamente na mesma situação que você, apliquei online para o study permit para mim e work permit para meu marido. A última atualização que tive foi final de fevereiro dizendo que os exames foram aprovados.
Agora não sabemos realmente o que vai acontecer, se vai rolar ir esse ano ou se será melhor ir ano que vem. Fiquei curiosa com o que você escreveu: “mesmo que seja para ir ano que vem (se “a vida” deixar, né).”
Abraço 😉
Oi Bel! Poxa, estamos no mesmo barco. Conheço algumas pessoas na mesma situação.
Eu tentei enviar um e-mail ao consulado perguntando sobre o meu caso (que valeria para você também), que aplicamos online e tivemos exames aprovados e biometrias feitas, mas a resposta foi padrão: que eles precisam proteger a vida dos canadenses e residentes, falando das restrições de viagem e que os colleges estão fechados. Não retornaram se voltariam a analiasar as aplicações online, embora no Instagram do consulado eles divulgaram que voltariam a analisar. Estranho, né?
O jeito é aguardar e tentar segurar essa ansiedade, sem saber direito sobre o futuro próximo.
Paciência para nós e que dê tudo certo nos seus planos também!
Pois é Vi, ficamos só aqui na expectativa né.
Vamos ter que esperar mais um tempo mesmo para poder tomar uma decisão de ir esse ano ou se vai ficar só para o próximo mesmo.
Torcendo aqui para dar tudo certo para nós duas 🙂