Quando o meu plano A deixou de ser o Express Entry direto do Brasil e passou a ser o college, eu fiquei perdida. Pensava que conseguiria ir direto via imigração, por isso estudei muito apenas essa parte. Então, descobri como funciona na prática o college e, neste post, conto como funciona o processo de matrícula da Centennial College (Toronto-ON), os documentos exigidos e a ordem das coisas até você se matricular no curso e receber a carta de aceitação.
Se você sabe pouco sobre como funciona o college e como ele ajuda para imigrar para o Canadá, leia antes esse outro post que fiz sobre o assunto.
1. Contratei uma consultoria educacional para me inscrever no curso
Depois de pesquisar os cursos na Centennial, escolhi o curso de Interactive Media Management. Sugiro fazer bastante pesquisa no site do college, para entender bem sobre o curso, quando inicia, quantos terms tem (que são os “semestres” de lá, na verdade de 4 meses), valor, pré-requisitos, tipo de diploma, etc.
Acabei ganhando a consultoria educacional de uma empresa por indicação de uma amiga. Essa empresa, que não vou citar o nome, cobrava na época 100 CAD, mas eu sei que muitas outras não cobram nada sempre, já que a empresa ganha comissão do college quando um aluno é aceito num curso.
Já li que consultorias educacionais têm preferência de matrícula em colleges e os futuros alunos conseguem já entrar na fila logo antes de as inscrições abrirem. Não sei se é verdade, mas faz algum sentido.
Eu, por exemplo, me inscrevi em um curso que é concorrido e não tinha ainda inscrições abertas no site para o semestre que eu queria (com mais de 1 ano de antecedência). A empresa de consultoria conseguiu fazer esse processo diretamente com o college.
Senão, você também consegue se matricular diretamente na página do curso desejado no site do college, assim que abrir as inscrições. No caso da Centennial, não há taxa de matrícula.
A outra vantagem que vi nessa consultoria foi de saber exatamente quais documentos eram necessários para me inscrever em cada college e, quaisquer dúvidas, poderia sanar com uma consultora que me atendia por e-mail ou WhatsApp.
Mas se engana quem pensa que essas empresas darão todas as informações de mão beijada e certinhas a custo apenas da comissão que elas recebem do college… Pelo menos na experiência que tive. É preciso, ainda, pesquisar bastante. Em um outro post, darei mais detalhes do porquê eu citar isso.
Resumidamente, o que eu acho? Vale obter a ajuda de uma empresa se você conseguir auxílio gratuito! Há vantagens, mas não que compense pagar 100 CAD para isso.
2. Juntei os documentos necessários
Creio que os colleges, no geral, peçam o mesmo tipo de documentação, mas é preciso confirmar com cada um deles. No caso da Centennial College, foram pedidos os seguintes documentos – lembrando que apenas digitalizados:
- Passaporte atual (página com foto, assinatura e dados pessoais)
- Certificado do ensino médio*
- Tradução juramentada do mesmo
- Histórico escolar do ensino médio*
- Tradução juramentada do mesmo
- Diploma da graduação (no caso do curso escolhido ser pós-graduação, ou o que eles chamam de “Ontario College Graduate Certificate”);
- Tradução juramentada do mesmo
- Histórico escolar da graduação
- Tradução juramentada do mesmo
- Diploma da pós-graduação (de novo, no caso do curso escolhido ser pós-graduação)
- Tradução juramentada do mesmo
- Histórico escolar da pós-graduação
- Tradução juramentada do mesmo
- IELTS Academic (com as notas exigidas pelo college conforme o tipo de curso)
*No meu caso, a escola onde estudei no ensino médio fechou e eu não tinha o certificado e o histórico comigo. Quando isso acontece, é preciso procurar a secretaria de educação da cidade para solicitar a “certidão com validade de histórico escolar”, onde consta todos os dados que o college requer: que você concluiu o ensino médio, datas, os dados da escola e os seus, e o histórico escolar. Depois, mandei traduzir, como todos os outros documentos em português.
3. Documentos e avaliações extras para pós-graduação na Centennial College
No caso da credential Ontario College Graduate Certificate, que é a do meu curso (Interactive Media Management), deve-se passar por mais etapas. Pelo menos foi assim com o meu curso. Abaixo estão elas explicadas.
Resumé
Esse tipo de credential exige que se envie um resumé (o currículo em inglês) com todo seu background educacional e profissional.
Carta de intenção
A carta de intenção, ou Letter of Intent, é feita em inglês para a Centennial e nela você deve explicar resumidamente seus históricos educacional e profissional, destacando os conhecimentos e experiências que sejam, de certa forma, relacionadas ao curso.
É bacana também mostrar que você pesquisou sobre o curso e sobre a instituição, e como o curso seria uma boa adição ao seu futuro profissional.
Basicamente, a intenção dessa carta é mostrar que a sua formação e/ou experiência profissional façam sentido para a pós escolhida.
Modelo de letter of intent para college
Como a minha carta deu certo, vou disponibilizá-la para que seja adaptada para o seu caso!
Lembrando que você deve copiar o documento para o seu Google Drive, a fim de modificá-lo e tê-lo para você. Vá em Arquivo > Fazer uma cópia na tela do documento, e edite aquele que você salvou em seu Google Drive.
Copie o documento para o seu Google Drive, clicando aqui!
(Não é para editar a carta no link acima diretamente ou pedir permissão para isso, pois deve fazer essa cópia que expliquei.)
Entrevista com a coordenadora do curso
Na Centennial, quando essa conversa é necessária, ela é agendada e feita via Skype. Geralmente essa entrevista é feita com você e outro candidato do curso na mesma videoconferência, a qual dura cerca de 1 hora.
Digo conversa porque é isso mesmo: a coordenadora explicou como é o curso, o que ele aborda e o que ele não abrange, etc. Tudo para alinhar expectativas e para que tenhamos tenha certeza que desejamos mesmo continuar com o processo. Depois, ela questionou se havia dúvidas e conversou um pouco com cada um. Ela também perguntou sobre o nosso background resumidamente e o porquê da escolha do curso.
Lembrando que essa conversa é toda em inglês!
Written Assessment
Para esse curso, foi exigida também uma avaliação escrita, ou written assessment. Este foi feito via um sistema num site após a entrevista com a coordenadora, que enviou o link dele por e-mail com o login e senha.
Tive 1 hora para responder 5 questões que perguntaram, resumidamente: sobre a área do curso escolhido, meu contato com ela, o porquê da escolha do curso e como ele iria ajudar em minha carreira, um exercício para que eu propusesse uma solução para um caso específico (a ver com o curso), e minha visão sobre o profissional da área.
Novamente, tudo foi em inglês e as respostas deveriam ser no mesmo idioma. Acho que eles acabam avaliando não só as respostas, mas também o inglês – não é certeza, é só uma impressão.
Análise dos documentos: quem faz?
A coordenadora do curso da Centennial pode dar ou não a recomendação do candidato ao setor de admissions do college, a partir da entrevista e da avaliação escrita. É esse setor que avalia os documentos do candidato, como as notas do IELTS e os outros enviados, além da recomendação feita pela coordenadora.
4. Recebi a resposta da coordenadora do curso por e-mail
Após 3 dias úteis de eu ter enviado meu written assessment (a última exigência dessa pós), a coordenadora do curso enviou um e-mail diretamente para mim informando que fui aceita nele. Ela, inclusive, deu um feedback bastante positivo sobre o meu assessment. 🎉
5. Pagamento da taxa de inscrição no curso
Apesar de não haver matrícula na Centennial, ela solicita (até o momento deste post pelo menos) o pagamento da taxa de inscrição no curso após o aluno ser aceito, e ela é fixa em 2,300 CAD. Isso é exigido a fim de garantir a vaga na turma desejada (no meu caso, na de setembro de 2020). Esse valor é debitado da sua primeira tuition.
Sei que há colleges que cobram matrícula e depois, ao enviar a LOA, emite o pedido de pagamento já da primeira tuition (com vencimento de 1 mês geralmente). Este é o caso da Humber, sobre a qual me informei, pois tinha interesse em um curso dela no início das pesquisas.
Depois do pagamento ser confirmado, foi enviado o recibo – que deve ser usado na sua aplicação de visto, para comprovar o que já pagou.
6. No aguardo da Letter of Acceptance (LOA)
A Centennial tem a política atual de enviar a LOA somente de 7 a 8 meses antes do curso. Como fiz a inscrição com mais de 1 ano de antecedência (uma boa para cursos mais concorridos, como o meu é), estou no momento (dez/2019) aguardando a LOA. Ela será enviada somente em fevereiro de 2020 (o curso inicia em setembro do mesmo ano).
Segundo resposta da Centennial, quando questionei o motivo de não enviarem a LOA antes, é porque seria “muito cedo para o college ter informações sobre os programas que iniciarão em outro ano, então o sistema do college não tem as informações necessárias para gerar a LOA”.
É só com a LOA que é possível aplicar para o visto de estudos (e de trabalho para o cônjuge, se for o caso). Portanto, só poderei aplicar após o recebimento dela em fevereiro.
Recebimento da carta de “Acknowledgement of Intent to Study”
Como não receberia a LOA tão cedo, em novembro a Centennial enviou uma espécie de “Letter of Intent” dela (carta de intenção), que, na verdade, eles chamam de “Acknowledgement of Intent to Study”.
Nela, o college: explica que fui aceita no programa, informa as datas de início e fim do curso, fornece novamente o recibo de pagamento da taxa de inscrição, detalha mais um pouco sobre o curso e cita que ele tem “field placement” (um estágio na área, necessário para a conclusão do curso) – para que eu possa obter também um “coop work permit” com meu study permit.
Segundo a consultoria educacional, eu poderia usar esse documento para dar entrada no meu visto, mas não consegui confirmar isso com ninguém que passou por esse processo. Até hoje apenas vi utilizarem a LOA para isso, mesmo. Inclusive, não conheci ninguém que tenha recebido essa carta de acknowledgement.
Nessa página do site do CIC também não informa isso, só diz que é preciso a carta de aceitação do college e lista o que ela deve informar. Nessa carta de intenção que recebi, não consta todos os dados pedidos pelo governo canadense (como os valores de tuitions), por isso que também acho que não deve funcionar para o visto.
Não sei ainda como é a LOA, mas eu acredito que talvez eu possa usar esse documento já recebido para comprovar que preciso do “coop work permit”, pois ele menciona a obrigação do estágio. Se nela conter essa informação também, aí já não sei o motivo da tal carta antecipada.
—
Esse foi o passo a passo do que tive que fazer para ser aceita no curso a fim de obter a LOA da Centennial!
Caso você tenha alguma dúvida que eu não tenha mencionado no post, comente abaixo que tento saná-la! 🙂
14 comentários
Olá Vi… obrigado por compartilhar outro excelente post, o step by step. Estou feliz pois eu tbm fui aceito para a minha pós (Int´l Business Management ) em Sept 2020.
Tbm nao recebi a LOA e será enviada quando eu tiver pago a entrada do tuition até Março. Gostaria de ir me antecipando a VISA e tenho duvidas sobre os “proof” of cash and conditions such as to cover the leaving expenses ” ao solicitar o visto de study/work para familia.
Eu serei o estudante e esposa irá de work full time. Continuarei minhas deep researches e gostaria de pode trocar info/fatos sobre esse tema ?
By the way, as planilhas são muito uteis.
Many thanks !
Ulisses / Sao Paulo
Olá Ulisses! Parabéns por também ter sido aceito! Estaremos por lá então em 2020. 🎉
Podemos falar sim. Meu email é o contato@vinocanada.com.br.
🙂
Oi Vi! Adoro seu blog, e venho acompanhando a trajetória de vocês pra ir pro Canadá 🙂
Eu também apliquei para um college, o NBCC e fui aceita 😀
Quero aplicar pro visto, também fiz por consultoria para aplicar pro college pelos mesmos motivos que você citou no post, eles me informaram que só posso aplicar pro visto a partir de Março porque o curso só inicia em Setembro. Quero fazer a aplicação do visto de estudante online, gostaria de saber como você vai fazer a sua aplicação de visto, ou se já deu uma pesquisada em aplicar pro visto de estudante online.
Olá Bel! Muito obrigada por acompanhar. 🙂
Parabéns pela aprovação no college!
Então, também foi informado para mim que o recomendado é fazer a aplicação de 6 a 7 meses antes do início das aulas, segundo a consultoria, a pedido do próprio consulado. A Centennial também não envia LOA com muita antecedência, então embora eu já tenha sido matriculada e aprovada, ela só enviará minha LOA em fevereiro. Por isso também aplicarei entre fevereiro e março.
Também faremos online! Dizem que é o mesmo tempo que demora, e acho bem prático também.
O que eu fiz foi entrar já no sistema de aplicação de visto de estudante, seguir os passos e já ver o que eles pedem – antes você tem que responder a um questionário, que faz gerar esses campos de envio de documentos. Faça isso também, sem enviar (claro), só para ver como funciona.
Boa sorte e sucesso em sua aplicação! 🙂
Obrigada pela resposta Vi! Acho que vou deixar pra fazer a aplicação por fevereiro ou março então, pra garantir, apesar que no próprio site do governo canadense eles recomendam aplicar assim que receber a LOA.
Já fiz esses passos que você citou também, pra ir organizando a documentação que eles pedem.
Me tira uma dúvida, você vai mandar toda a documentação em português? inclusive a carta de intenção? Eu mandei um e-mail pro consulado canadense no Brasil e me informaram que os documentos podem ser em português porque estou aplicando do Brasil.
Olá Bel! Imagina.
Pode fazer a carta e o envio dos documentos todos em português sim, pois são analisados no consulado no Brasil. Mesmo se for online. Já vi diversas pessoas fazendo isso e deu tudo certo, tanto via VAC quanto online. 🙂
Que ótimo Vi, vou mandar tudo em português mesmo então.
Vou continuar acompanhando a jornada de vocês aqui, desejo que tudo de certo no plano Canadá de vocês 🙂
Isso, vai dar certo. Obrigada por acompanhar e pela torcida! ☺️
Que tudo dê certo no seu plano também!
Obrigado por divulgar tantas informações que serão muito úteis no meu processo também. Ainda estamos na fase de planejamento, mas logo iniciaremos os trâmites. Como estou chegando aqui agora, tenho duas curiosidades:
1 – Porque escolheram Toronto como destino?
2 – Quando começaram o planejamento lá atrás, qual era o seu nível de inglês?
Um abraço e parabéns pelo planejamento e disciplina! 😀
Olá Luiz! Fico feliz que o blog esteja te ajudando. 🙂
Tem um post aqui no blog onde explico o porquê da escolha: este aqui. Além de Toronto ter mais oportunidades de trabalho para o meu marido que outras cidades do Canadá.
Quando começamos, eu tinha um inglês intermediário (B2 do nível Cambridge). Hoje, avançado (nível C1 do Cambridge). Na página de timeline explico um pouco meu caminho com o IELTS e as notas ao longo do tempo.
Abraço a você também e obrigada!
Obrigado pela resposta! Vou ler com atenção. Depois gostaria de enviar um e-mail para trocar umas ideias…
Imagina! Pode enviar para contato@vinocanada.com.br 🙂
Pode dar entrada no visto com a Loa na condicional?
Oi Thaisa. Não tenho certeza, mas creio que sim. Dá uma lida no site do CIC sobre o assunto, no tópico “Conditional letters of acceptance” desta página.