Quem está começando a pesquisar sobre a imigração do Canadá, já deve ter ouvido falar do Express Entry. Este é o sistema de imigração canadense onde tudo é feito online, desde sua entrada no que se chama pool de candidatos, até depois do Invitation to Apply (ITA). Não entendeu nada dos termos e como funciona? Explico neste post!
É um post bem longo (você vai demorar uns 15 minutos pra ler tudo), mas se você ler estará preparado para seguir adiante em seus planos (caso envolvam se mudar para o Canadá) e para entender melhor as notícias sobre as novidades da imigração canadense.
Como funciona o Express Entry?
Preciso explicar como funciona o Express Entry antes de eu entrar em detalhes sobre os perfis necessários dos candidatos ao longo do post.
O Express Entry tem um sistema de pontuação conforme determinados fatores. Mas, antes, o candidato deve se encaixar em um dos três programas de imigração que ele abrange (explicarei mais adiante; continue lendo). Como eu disse antes, o Express Entry é online – pelo site do governo canadense. Então você cria seu perfil pelo site (essa etapa é gratuita) para entrar no pool de candidatos.
Você só consegue completar seu perfil e enviar após preencher todos os campos obrigatórios, como nível de educação (comprovado por meio de um ECA, que explico neste post como obtê-lo), nível de inglês e/ou francês (por meio da nota de um exame específico, que também explicarei logo mais), tempo de experiência na sua profissão, etc.
Tenha em mente também que, já ao entrar no pool, você já deve ter como comprovar uma quantia de dinheiro exigida pelo governo canadense – conforme o número de integrantes da família. Também explicarei certinho sobre isso ao longo do post. Você não precisa fornecer os comprovantes logo na sua entrada no pool, mas como você pode receber o ITA (Invitation to Apply) a qualquer momento depois disso, é preciso estar preparado.
Em outro post explico quais dados são perguntados para entrar no pool e como o cadastro fica.
É importante ressaltar que, para a criação do seu perfil, você precisa ter em mãos o resultado do seu exame de proficiência de idioma (IELTS, Celpip e/ou TEF) e o ECA – a equivalência de diploma. De resto, você só informará no sistema e comprovará tudo o que informou após o ITA – caso seu perfil esteja dentro da nota de corte do EE.
Estando no pool, você pode receber o ITA a qualquer momento. Você receberá um ITA quando sua pontuação total, obtida com o seu perfil conforme os fatores que explicarei neste post, for igual ou maior que a nota de corte (chamada de draw) que o governo do Canadá faz frequentemente (de 1 a 3 vezes por mês, atualmente).
Aplicar em casal
Casal acumula pontos, afinal, são duas pessoas, mas o aplicante principal é que mais pesa na pontuação final. Então, se for o seu caso, vale analisar quem de vocês mais ganha pontos de modo geral para ser o aplicante principal. Quem ganha menos pontos conforme os critérios, é indicado ir como acompanhante (spouse).
Atenção: As regras do Express Entry sempre mudam!
Vez ou outra há novas regras do Express Entry, como novos meios de pontuação. Então, este post contém parte (são muitas!) das regras atuais (junho/2017). Acompanhe o blog e outros meios de informação, especialmente o site de imigração do Canadá para manter-se informado das mudanças.
Ferramentas para calcular seus pontos e verificar sua elegibilidade
Tem uma ferramenta do próprio site do governo canadense que é excelente para saber sua pontuação. Ela também é alterada conforme as novas regras, então vale acessar e guardar o link; é esta aqui.
Para certificar que você é elegível para aplicar no sistema, pode também usar outro sistema do site, este aqui. Este questionário, além de informar se você é elegível, também fornece um código para que você informe ao criar seu perfil, pois ele agrega automaticamente ao seu perfil os dados informados nele.
Perfis para imigrar pelo Express Entry
O Express Entry considera atualmente três programas federais do país: o Federal Skilled Worker Program, o Federal Skilled Trades Program, e o Canadian Experience Class. Estes, por sua vez, aceitam determinados tipos de perfis de candidatos. Linkei as páginas oficiais do site do governo canadense, onde há todas as informações, mas também explico abaixo.
1. Federal Skilled Worker Program
Neste programa, no qual meu marido e eu aplicamos, são considerados os candidatos de certas áreas profissionais. Cada área tem um código de NOC (National Occupational Classification), e cada área tem um “skill level or type” – 0 (zero), A, B, C ou D.
No entanto, para o programa de Skilled Worker, só são válidos os NOCs de skill 0 (zero), A ou B.
Como são descritas cada skill
- Skill Type 0 (zero): áreas de gerenciamento. Exemplos: gerentes de restaurantes, de recursos humanos, de minas, capitão costeiro (da área de pesca), etc.
- Skill Level A: Chamados de cargos profissionais, ocupados por profissionais graduados em universidade. Exemplos: médicos, dentistas, arquitetos, analistas de sistemas, profissionais da comunicação, etc.
- Skill Level B: Trabalhos técnicos e os chamados skilled trades (de algum comércio especializado), que são feitos por pessoas que possuem curso profissionalizante (ou técnico) ou que tenham experiência em determinadas áreas que não precisam de nenhuma certificação. Exemplos: chefes de cozinha, eletricistas, encanadores, etc.
- Skill Level C: Trabalhos considerados intermediários, que precisam de ensino médio completo e/ou treino específico da área. Exemplos: caminhoneiros de longa distância, açougueiros, garçons e garçonetes, etc.
- Skill Level D: Os chamados labour jobs (trabalhos mais manuais), que precisam geralmente de um treinamento específico. Exemplos: profissionais de limpeza, trabalhadores da área de petróleo, catadores de frutas, etc.
Para saber o NOC e a skill type da sua profissão ou área, clique neste link para buscar (obviamente em inglês).
Depois, ainda, é preciso ganhar pontos em outros fatores. Confira abaixo.
Experiência de trabalho
Ter experiência de trabalho de ao menos 1 ano contínuo (1.560 horas) na mesma área do seu NOC (0, A ou B, como expliquei acima), nos últimos 10 anos. Todos os trabalhos devem ter sido remunerados.
Exemplos de cálculo de trabalho para chegar a 1 ano (1.560 horas):
- Tempo integral (full-time) em 1 trabalho: 30 horas/semana por 12 meses
- Trabalho de meio período (part-time): 15 horas/semana por 24 meses
- Tempo integral em mais de um trabalho: 30 horas/semana cumpridas em mais de um trabalho
Nível de idioma
Você precisa saber falar inglês ou francês, e comprovar isso por meio de uma prova – que medirá seu nível. No entanto, o Skilled Worker Program aceita do nível CLB 7 (inglês) ou NCLC 7 (francês) para cima.
Os exames de inglês aceitos pelo Express Entry são: IELTS (International English Language Testing System) e CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program).
Para comprovar o francês, é preciso fazer o TEF (Test d’évaluation de français).
Cada exame tem sua nota, baseada nas quatro categorias de habilidades: Speaking, Listening, Reading e Writing. Depois de obter a nota, é preciso verificar qual é o CLB (Canadian Language Benchmarks). Este site é ótimo pra saber o CLB conforme as suas notas do IELTS – ou para saber quais notas que você precisa ter como meta.
Nossa experiência com o IELTS
Meu marido e eu, por exemplo, fizemos o IELTS. O que posso sugerir é muito estudo antes, já que a prova é cansativa e tem pegadinhas e um tempo bem apertado para cada seção (Speaking, Listening, Reading e Writing). Dizem que o CELPIP é mais fácil e tranquilo, porém, só é válido para o Canadá mesmo – o IELTS é aceito mundialmente.
Em outro post explico como o IELTS funciona e como estudei, e neste outro dou dicas para ir bem nele.
Educação
- Ter cursado o ensino médio no Canadá ou ter um certificado de ensino superior (quanto mais diplomas na mesma área, mais pontos ganha).
Ou…
- Ter uma “credential” (um certificado) de reconhecimento internacional.
Ambos os tipos de certificados ou diplomas devem ter passado pelo processo de equivalência ou validação de diploma, o Educational Credential Assessment (ECA) – que comprova que você tem um nível superior similar aos existentes no Canadá. O ECA deve ser feito por uma agência aprovada pelo Canadá, como o World Education Services (WES, válido mundialmente), onde eu fiz, a Universidade de Toronto (University of Toronto School of Continuing Studies), entre outras.
Confira o post sobre como é feito o ECA pelo WES.
As profissões regulamentadas, como as da área médica e farmacêutica, ou da área de construção (arquitetura e engenharia civil), por exemplo, devem passar pela validação do diploma. Este processo é mais burocrático e demorado, pois é também feito pela instituição regulamentadora da província onde você pretende ir morar. Então, além do ECA, é preciso passar por avaliações, provas, trabalhar um período no país com supervisão, entre outras coisas.
Outros fatores de seleção
Esses itens que citarei agora não são obrigatórios, como os anteriores, mas dependendo do caso você pode ganhar mais ou menos pontos. São eles:
- Idade: Até 29 anos não perde pontos, depois disso, perde-se 5 pontos automaticamente a cada aniversário – mesmo estando no pool desde a idade anterior.
- Oferta de trabalho de uma empresa no Canadá.
- Se terá uma melhor adaptação. Por exemplo, ganha até 10 pontos extras quem é casado ou em união estável com uma pessoa que irá junto para o Canadá (e deve estar no mesmo perfil dentro do pool). Quem já estudou ou teve uma experiência canadense, ou tem um parente próximo (como pais, avós, filhos ou irmãos) no Canadá, também ganha mais pontos.
Enfim, são seis fatores (contando os que já mencionei nos tópicos anteriores) e você pode saber mais detalhes sobre eles no site do governo canadense.
Comprovação financeira
Essa parte define muito o planejamento das pessoas, pois o governo canadense exige que se comprove uma certa quantia de dinheiro para levar ao imigrar, dependendo do número de integrantes da família que irá imigrar. É o que eles chama de proof of funds.
Para saber quanto você deve comprovar e levar, confira nesta página.
Um casal, por exemplo, deve levar e comprovar o mínimo de 15,312 dólares canadenses. Agora, uma observação aqui… Na verdade, este valor é bem baixo para casal que não tenha oferta de emprego – e que provavelmente ficará um tempo procurando emprego e, portanto, sem ganhos em dólares. Fiz as contas e simulações e, esse valor dá para um casal viver em Toronto (Ontario) por até 5 meses atualmente – vivendo sem luxo algum. É arriscado, pois você pode demorar mais que isso pra achar um emprego. Então é melhor levar bem mais do que eles exigem!
2. Skilled Trades Program
O Skilled Trades Program do processo federal Express Entry tem suas particularidades. A começar pelo skill type do NOC: são aceitos profissionais de skill B. Diferentemente do Skilled Worker Program, você não pode ir viver na província de Quebec – pois ela tem as próprias regras deste tipo de imigração.
Abaixo explico as exigências para esse programa. Serei mais sucinta, pois essas informações são as que diferem do Skilled Worker Program – mas têm a mesma base.
Oferta de trabalho ou certificado no Canadá
O que mais difere é que, neste programa, você deve ter uma oferta de trabalho dentro da sua área de atuação ou um certificado de qualificação na área por uma autoridade canadense.
Idioma
Também é necessário comprovar o seu nível de inglês ou francês por meio dos exames que citei anteriormente. Porém, a exigência mínima de nota é menor: CLB 5 (inglês) ou NCLC 5 (francês) para o speaking e listening, e CLB 4 ou NCLC 4 para reading e writing.
Experiência de trabalho
Nesse programa você deve ter no mínimo 2 anos de experiência de trabalho na área do seu NOC de skill B, e você pode calcular as horas da mesma forma que expliquei antes.
Educação (não obrigatória)
Diferentemente do Skilled Worker, o Skilled Trades Program não exige comprovação de estudos de nível superior. Mas se você fizer isso, ganhará mais pontos (já que seu perfil estará dentro do Express Entry). Neste caso, também deve obter um ECA para comprovar que seu diploma é válido no Canadá.
Aplicar com esposa (o)
Por ser um programa do Express Entry, se você for casado ou está em união estável e a pessoa for com você, vocês juntos podem acumular mais pontos. Depende dos critérios que ela(e) acumular, com as mesmas regras citadas antes de idioma, estudos, etc.
3. Canadian Experience Class
Este programa é para quem já teve uma experiência de trabalho das skills 0, A ou B no Canadá, com tempo mínimo de 1 ano full-time (1.560 horas), dentro de 3 anos antes da aplicação no pool. E, claro, é preciso ter trabalho esse período de forma comprovada e legalmente.
É importante ressaltar que quem tem o próprio negócio ou estudou no período estipulado não vale para o Canadian Experience Class.
Outra exigência é igual à do Skilled Trades Program, que é para o aplicante deste programa viver em uma província que não seja o Quebec, já que lá há regras específicas.
Educação (não obrigatória)
Algo também igual ao Skilled Trades é que não é exigido um curso superior. Porém, se você tem um diploma e obter o ECA dele, ganhará mais pontos.
Idioma
É preciso saber falar inglês ou francês e também realizar os exames para isso, conforme expliquei neste post. Porém, a exigência mínima muda conforme o skill do NOC da sua profissão:
- NOC 0 ou A: CLB 7 (inglês) ou NCLC 7 (francês).
- NOC B: CLB 5 ou NCLC 5 (French).
Outras pontuações
Candidatos de quaisquer programas obtêm pontuações extras em determinados casos. São eles:
- Educação no Canadá
- Uma oferta de trabalho no Canadá
- Nomeação por uma província ou território do Canadá
A nomeação de província depende de qual seja ela, uma vez que cada uma tem suas regras e necessidades.
“Sou das categorias C ou D, e agora?”
Para os profissionais dos skills C e D há outras opções – que são um tanto mais difíceis.
Para entrar no Express Entry, é preciso se encaixar em algum programa provincial (saiba mais no site do Canadá). Como eu mencionei antes, é preciso conferir no site de cada província as regras.
Há também o Atlantic Immigration Pilot, mas é preciso que um empregador de certas regiões do Canadá façam uma oferta de trabalho. Ou seja, você não consegue sozinho, mas sim com uma job offer.Confira no link do programa para saber mais.
Lembrando que o Atlantic Immigration Pilot não se encaixa no Express Entry, por ser outro meio de imigração. Ele foi lançado, inclusive, neste ano de 2017.
ITA (Invitation to Apply)
Quando faz o perfil conforme o que expliquei acima e a note de corte (ou draw) do Express Entry abrange a sua pontuação, você recebe o convite para aplicar (ITA). Isso quer dizer que você deverá enviar sua documentação para comprovar tudo o que colocou em seu perfil. Se toda essa documentação é aprovada pelo governo canadense, aí sim, você receberá o permanent residence (PR) – o governo envia um pedido de passaporte (passaport request, ou PPR) para que seu PR seja emitido.
Após receber o ITA, você tem até 90 dias para enviar pelo sistema online todos os documentos comprobatórios, extratos bancários e as traduções juramentadas dos dados que você teve de enviar para entrar no pool.
Além disso, deve fazer exames médicos (aqui mesmo no Brasil há vários consultórios que fazem para esse fim) e tirar o documento de antecedentes criminais – após o ITA, eles darão as instruções para ambas as coisas. Ou seja, você comprova que tudo o que disse é verdade e garante que seu estado de saúde não é um risco ao país.
Com o envio dos documentos pós-ITA, também é o momento de pagar as taxas do processo e do right of resident permanent.
É importante dizer que é preciso enviar tudo bem certinho, desde o pool, para seu perfil não ser negado e ter de aplicar de novo. Então, se você tem dúvida ou receio, ou não tem tempo de cuidar de tudo isso sozinho, é melhor contratar uma consultoria de imigração especializada em processos de imigração para o Canadá. Não tenho patrocínio algum, mas ouço falar bem da Immi-Canada (que também tem um blog e canal de YouTube bem informativos), da e-Visa Immigration e da MJ Consultoria.
Meu marido e eu, por exemplo, tivemos de aguardar as notas dos nossos exames de inglês e os ECAs dos diplomas para depois entrar no pool. Sem esses dados, não é possível preencher o perfil completamente.
Tempo do processo de análise após o ITA
Isso varia e não há uma regra ou certeza, pois depende de cada caso. Se faltar um documento após o ITA, por exemplo, o governo canadense pode pedir mais documentos pra você, o que irá demorar ainda mais. Mas, após você receber o ITA e enviar os documentos comprobatórios necessários (e você pode fazer isso em até 90 dias), no melhor dos casos o processo de eles analisarem e aprovarem (de primeira) é de 6 meses.
Se tudo estiver certo e eles aprovarem seu perfil, você já poderá ir para os próximos passos, bem mais legais e emocionantes: de tirar o visto de residente permanente e arrumar as malas para ir!
Depois da aprovação, você tem até 1 ano a partir da data do seu exame médico para fazer seu landing (chegada como residente permanente) no Canadá, a não ser que seu passaporte vença até lá. O blog Casal Nerd no Canadá fez um post sobre landing bem bacana e explica certinho esse processo!
É isso!
Agora, creio que você já tenha entendido como funciona o Express Entry e as principais critérios de pontuação dele.
Se curtiu, compartilhe este post e comente! 🙂
8 comentários
Quanto tempo após voce ter entrado no pool você foi aprovada?
Olá Tatiana. Ainda estamos no pool.
Um profile só é selecionado (recebe o ITA – Invitation to Apply) após a nota de corte abranger a pontuação do mesmo. Há nota de corte (draw) a cada 2 semanas, mais ou menos. A pontuação atual está na faixa dos 444 pontos, enquanto estamos com 423.
Ou seja, o tempo varia conforme a pontuação do profile.
🙂
Entendi. Mas vi na tabela que voce publicou que foram chamadas varias pessoas com menos pontos do que voces, correto? Isso pode acontecer? Pessoas com menos pontos serem chamadas primeiro do que pessoas com mais pontos? Fiquei na duvida sobre isso. Não sei se voce sabe responder. Eu tinha entendido em outro post que voces ja tinham sido selecionados.
Revi a tabela e agora que entendi, que foi o numero de pessoas inscritas e não selecionadas. Eu e meu marido que temos so 382 pontos, então não teremos chances de ser selecionados. 🙁
Agora que vi sua outra resposta, sobre a pontuação de vocês. Vocês não conseguem melhorar o inglês? Eu por exemplo, no momento estou estudando novamente para refazer o IELTS. O inglês é o que mais conta no EE, especialmente ao aplicante principal. No nosso caso, como meu marido tirou notas máximas pelo inglês, eu como spouse estou tentando melhorar minhas notas também, para tentarmos de 2 a 8 pontos a mais – depende de como eu for na prova. Pensa nisso!
A gente está desde julho no pool, e pensávamos que seríamos logo chamados, mas não foi assim com a gente. É preciso paciência mesmo, trabalhar nossa pontuação, mesmo que leve mais tempo.
Se vocês têm bastante dinheiro extra, podem ir com estudos e aplicar depois também. Ou ficar de olho nos processos provinciais. Se conseguirem melhorar o inglês (CLB 7 ou mais) e alcançar os 400 pontos, refaçam o perfil para tentar uma carta de Ontario. Tem opções! 🙂
Oi Tatiana! Pode ser que chamem por programas específicos. Já tiveram cortes desde que entramos que foram chamadas pessoas do programa Federal Skilled Trades, que são candidatos com pontuações menores mesmo, mas que trabalham em determinadas áreas de skill B. Mas nós estamos pelo Federal Skilled Worker, então entramos nas chamadas gerais mesmo.
Desde que entramos, não baixou a nota até a nossa pontuação, infelizmente. Logo quando entramos, as notas de corte subiram. Mas a tendência é que baixem este ano.
O que recebemos em 2017 foi uma NOI, uma carta de interesse, de Ontario. Com ela, poderíamos aplicar no programa deles, e se eles aceitassem nossa aplicação, nos “nomeariam” e receberíamos 600 pontos para somar aos nossos pontos do Express Entry – e o ITA seria certeza. Porém, como achávamos que a pontuação federal baixaria, e também paga-se quase R$5 mil para entrar no OINP (um valor nada baixo rs), decidimos esperar pelo processo federal. Mas aí, a carta venceu.
Para conseguirmos outra, tentamos recriar o perfil em janeiro – provavelmente receberemos ainda, pois quaisquer candidatos acima de 400 pontos podem receber.
Oi Vivi,
Tenho uma duvida por favor, fiz o cadastro no Express Entry e da que sou eligible, mas quando uso o site da calculadora, os pontos sao menores que 400.
Vc sabe o que pode estar acontecendo?
Obrigada
Oi Karen! Não entendi a questão, pois a elegibilidade não tem relação com a pontuação… 67 ou mais, por exemplo, já qualifica para o programa Federal Skilled Worker.