Agora que já contei toda a nossa viagem exploratória pelo Canadá, quando passamos 5 dias em Toronto e 3 dias em Vancouver, é hora de revelar a nossa preferência…
Nós preferimos Toronto!
E digo “preferência” porque se houver uma oportunidade melhor em Vancouver, iríamos morar lá sem pestanejar. Mas, inicialmente, iremos priorizar Toronto e região.
Você pode conferir nos meus posts sobre impressões sobre as duas cidades que pontuei ótimas coisas tanto sobre Toronto quanto Vancouver. Então, são duas cidades excelentes para se viver.
No entanto, inicialmente, queremos morar em Toronto ou região – pode até ser uma das cidades ao redor. Devido a basicamente 7 motivos:
- Toronto é mais movimentada e meu marido prefere isso. Eu também gosto de ter muitas coisas a fazer, embora eu também preze por tranquilidade, que Vancouver com certeza oferece. No entanto, para o início de vida, acho melhor escolhermos aquela com mais movimento, ao menos enquanto não temos filhos. Até porque, Toronto também tem regiões mais tranquilas… Então nós dois poderíamos ficar felizes na mesma cidade (ou região).
- Há muito mais coisas para fazer em Toronto, tanto em atrações (museus, pontos turísticos, etc) quando em relação a lugares para comer e beber. Não tem como se entediar lá!
- Os tipos de atrações de Toronto nos agradaram mais. Apesar de Vancouver oferecer opções de lazer em meio à natureza que são únicas e imperdíveis, Toronto tem mais museus, prédios históricos, a famosa ilha, e muitos bares e restaurantes. São os tipos de coisas que mais gostamos de visitar – ao invés de termos muitas opções de entretenimento na natureza, como seria em Vancouver.
- Há muitos comércios e shoppings em Toronto. O que é outra coisa que adoramos, eu especialmente! 😬 Vancouver também tem ótimas opções, mas menos que Toronto.
- Em Vancouver chove muito, e nós não gostamos de chuva constante. Sei que poderíamos nos adaptar, por ser uma chuva fina, mas ela pode durar 2 meses seguidos no frio! Então, a duração dela também pesou um pouco. Por enquanto, iremos preferir a neve que cai em peso em Toronto por alguns meses.
- A viagem do Brasil a Toronto é mais rápida e barata. Especialmente ao fato de ser uma viagem rápida, portanto, menos cansativa. Para Vancouver, é preciso sempre pegar ao menos uma conexão e, por ser a costa Oeste do Canadá, demora mais. Como nós vamos com o nosso cachorro, e também temos familiares próximos que já são idosos ou próximos de ficarem, temos essa preocupação da viagem cansativa e longa.
- O fuso horário de Toronto para o Brasil tem pouca diferença, enquanto Vancouver tem uma diferença bem maior. Isso complicaria um pouco para conversarmos com familiares no Brasil.
Por que não outras cidades?
Até gostaríamos de incluir outras cidades ou províncias entre as opções, mas não seria algo inteligente em nosso caso. O motivo, inclusive, beneficia mais Toronto: quantidade de empresas na área de trabalho do meu marido. Como ele irá continuar na profissão no Canadá, e ela é bem específica na área de TI, há empresas apenas nas grandes cidades, especialmente Vancouver e Toronto.
Entre as duas, Toronto é onde mais concentra esses tipos de empresas. Em outras províncias, com exceção de Quebec (que é um processo de imigração à parte do Express Entry, onde estamos cadastrados, e exige o francês, que não temos), não há empresas da área.
Portanto, além de colocar na balança o que mais gostamos ou não nas cidades, é importante considerar também aspectos como esse, de trabalho. E isso varia muito de pessoa para pessoa.
—
Ressalto aqui que essa é uma escolha muito pessoal! Tem gente que ama Vancouver e região e não troca por nada, enquanto há quem nunca deixaria a região de Toronto. Repito que adoramos as duas cidades e ambas oferecem muitas coisas boas, mas são diferentes em alguns aspectos – nem piores, nem melhores -, então agradam diferentes perfis de pessoas.
Portanto, é importante que se considere, assim como nós, o que mais te agrada e qual cidade mais oferece isso, além de outros fatores como o de emprego, que mencionei, caso você já saiba em qual área irá trabalhar por lá.
Nenhum comentário