Neste post vou contar como foi o nosso 3º e último dia em Vancouver e região, incluindo os fatos e impressões sobre duas cidades onde muitos brasileiros escolhem para morar: New Westminster e Burnaby. Conto também como é o Granville Island, com várias fotos.
Antes, leia também os posts sobre os dias 1 e 2 na região, e o vídeo com os stories do 3º dia:
New Westminster
Começamos o dia pegando já o metrô e indo em direção a New Westminster. Nossa intenção, nesse dia, era conhecer potenciais cidades de se morar, para caso a gente more na região.
Chegando no metrô e parada final na cidade, já percebemos uma mudança de pessoas e de cidade. Ela é menor e com cara de cidade de interior. Ali, há mais multiculturalidade que Richmond e muita gente que fala inglês nativo. Se são canadenses, não tenho certeza, mas conseguimos ter mais contato com o inglês nativo ali.
Porém, se for visitar ou morar na cidade, prepare as pernas ou ande de ônibus para todo canto: há muitas subidas intensas (e consequentes descidas íngremes). Saímos do metrô e seguimos a pé até a região central, e literalmente fiquei sem fôlego até chegar lá! 😅Quando chega na região central, ou mesmo em certos bairros, o terreno fica mais plano.
A região central, mais especificamente a Sixth Street, aglomera shopping, lojas diversas, farmácias, bancos, restaurantes, etc. Pelo jeito o povo que vive ali resolve tudo naquela região.
O povo era bastante educado e a vibe era ainda mais tranquila que a de Vancouver ou Richmond. Enfim, gostamos bastante! E fica a uns 40 minutos de Downtown Vancouver, de metrô.
Burnaby
Saindo de New Westminster fomos a Burnaby de metrô, já que são próximas. Em Burnaby, descendo no ponto da Metrotown, já percebemos mais gente nas ruas, nos transportes públicos, e ainda mais multiculturalidade. No entanto, percebemos que há mais a etnia chinesa que outras ali, mas ainda bem menos que em Richmond.
Andamos um pouco no shopping Metropolis, da Metrotown, e depois seguimos a pé por umas 10 quadras em direção norte da cidade. Afastando um pouco de Metrotown, e entrando nos bairros, percebemos muitas casas na região de Garden Village.
Seguimos de ônibus para a região do skytrain de Burnaby, perto do famoso college BCIT (British Columbia Institute of Technology), na Lougheed Highway. Ali há mais o movimento de pessoas nas ruas, especialmente estudantes. Há muitos restaurantes, farmácias, shopping, lojas, etc.
Percebemos, no geral, que Burnaby tem um movimento de pessoas similar ao de Vancouver. Também vimos que há muitos comércios e shoppings ou galerias na cidade, misturados aos bairros mais residenciais. Os prédios e apartamentos ficam mais concentrados em determinados lugares, especialmente na região de Metrotown, do BCIT e da Lougheed Highway.
Granville Island
Para finalizar o dia com chave de ouro, seguimos encontrar nossos amigos na Granville Island, para almoçarmos no “mercadão” Granville Island Public Market. A ilha é uma graça, com vista para a água do mar que corta a cidade e os barcos que ficam atracados ali.
Entrando na parte comercial de Granville, há muitas lojas, como as de souvenirs, bares, restaurantes, uma galeria de lojas de brinquedos muito bacana, e o próprio mercadão que eu citei, mais ao fundo. A pé, reservando umas 3 horas do seu dia, você vê tudo e ainda e explora alguns dos locais.
O Granville Island Public Market é realmente um mercadão como os que conhecemos no Brasil, com diversos tipos de alimentos sendo vendidos a granel ou unidade, como cereais, doces, queijos e peixes. Mais ao fundo dele, há os restaurantes. Comemos a famosa sopa em um bowl coberto por uma massa folhada, o pot pie. Deliciosa! Também comento mais em outro post. 🙂
Dali, entramos na galeria com lojas de brinquedos que comentei, o Kids Market. Ideal para quem quer comprar esses produtos, pois há muitos e de todos os gostos lá – até fantoches!
Storm Crow Alehouse
Para finalizar o dia e a nossa passagem por Vancouver, fomos com nossos amigos ao Storm Crow Alehouse, um pub bem “nerd”: temático, retrata filmes e jogos em todo o seu interior, pelos quadros e demais decorações.
Além de oferecer porções deliciosas e bebidas tão boas quanto, há uma área com jogos que você pode pegar e jogar em grupo na mesa. Sem contar o jogo até para beber: há no menu a possibilidade de comprar por C$ 5 um shot de uma bebida, que será escolhida por um dado, que você joga. Tequila, rum e vodka são algumas delas, misturadas a outras coisas – como pimenta, que eu tive que tomar.
Enfim, achamos muito divertido para grupos e recomendo, se você gosta de beber e de jogos em grupo! 🎲
E esse foi o nosso 3º e último dia em Vancouver e região, que achamos bem proveitoso e divertido!
No dia seguinte de manhã, já pegamos nosso vôo com conexão a Toronto e voltamos ao Brasil (🙁), com a certeza que queremos, mesmo, morar no Canadá.
Continue acompanhando o blog para saber sobre as nossas impressões sobre Vancouver e região, sobre Toronto e região, e em qual preferiremos morar! 🙂
2 comentários
Ola gostaria de saber se voces gostaram mais de Vancouver ou de Toronto? Atualmente moro em Toronto mas estou doida pra ir praVancouver.
Oi Angela, ainda farei um post sobre isso! 🙂
Basicamente, as cidades são diferentes, por isso, depende muito do perfil e preferências de cada um. Se você gosta de sossego, natureza, e não liga pra chuva contínua por alguns meses do ano, Vancouver é excelente. Como você deve saber, Toronto é uma cidade com mais atrações e entretenimentos de outros tipos que não envolvem necessariamente a natureza, tem muito movimento dependendo da região, e passa por temperaturas muito baixas e neve. Esses são fatores que as diferenciam. Será que não é caso de você ir em férias para Vancouver, explorar, antes de ir de vez? Assim você vê se é ou não pra você.