No final de 2017 postei aqui no blog as metas de imigração do Canadá de 2018 a 2020, com base na divulgação oficial do governo canadense feita na época. Com a reeleição do primeiro-ministro Justin Trudeau neste ano de 2019, tais metas permanecem, com um pequeno aumento que falarei mais adiante.
Isso porque nenhum outro anúncio específico foi feito a não ser a carta de Trudeau ao ministro Marco Mendicino, de Immigration, Refugees and Citizenship. Comentarei mais especificamente sobre o conteúdo dessa carta mais a frente neste post. No geral, ela apenas reforça os objetivos já anunciados e ainda acrescenta outros.
Enfim, neste post eu abordo sobre (um menuzinho para facilitar):
- Quais são as metas de imigração do Canadá.
- A carta de Trudeau ao novo ministro da imigração.
- Minha impressão sobre tudo isso, sobre a imigração nos próximos anos e a média provável de convites (Invitation to Apply, ou ITA) e também de pontuação que os draws de 2020 podem ter.
- Minhas sugestões com base em tudo o que menciono neste post.
As metas de imigração do Canadá de 2020 a 2021
Confira abaixo a tabela com as metas divulgadas em outubro de 2018 – não houve outra após essa data.
Immigration Category | Category | 2020 Target | 2021 Target |
Economic | Federal High Skilled | 85,800 | 88,800 |
Economic Pilots Caregivers | 5,000 | To be determined | |
Economic Pilots – Atlantic Immigration Pilot Program | 4,000 | To be determined | |
Federal Business | 700 | 700 | |
Provincial Nominee Program | 67,800 | 71,300 | |
Quebec Skilled Workers and Business | To be determined | To be determined | |
Total Economic | 195,800 | 202,300 | |
Family | Spouses, Partners, and Children | 70,000 | 70,000 |
Parents and Grandparents | 21,000 | 21,000 | |
Total Family | 91,000 | 91,000 | |
Refugees and Protected Persons | Protected Persons in Canada and Dependents Abroad | 18,000 | 20,000 |
Resettled Refugees – Government Assisted | 10,700 | 10,700 | |
Resettled Refugees – Blended Visa Office Referred | 1,000 | 1,000 | |
Resettled Refugees – Privately Sponsored | 20,000 | 20,000 | |
Total Refugees and Protected Persons | 49,700 | 51,700 | |
Humanitarian and Other | Total Humanitarian and Other | 4,500 | 5,000 |
Overall Planned Permanent Resident Admissions | 341,000 | 350,000 |
(Fonte: CIC – Supplementary Information 2019-2021 Immigration Levels Plan)
O que mudou da tabela que divulguei no fim de 2017 com essa de 2018, além das metas para 2021, são os 1 mil convites a mais para a categoria Protected Persons in Canada and Dependents Abroad e o deslocamento de 700 convites da categoria Resettled Refugees – Blended Visa Office Referred para a Resettled Refugees – Government Assisted.
Repare também que ainda não foi divulgada a meta para a categoria Quebec Skilled Workers and Business de todos os anos (devido ao governo da província estipular tal número), nem para a Economic Pilots Caregivers de 2021.
Em alguns discursos de Justin Trudeau e anúncios como este de 16 de dezembro, é ressaltado o foco do Canadá em reunir as famílias por meio da categoria Parents and Grandparents. Até talvez seja por isso que houve aumento da meta de Protected Persons in Canada and Dependents Abroad. O número de convites de imigração alocados para 2020 e 2021 na categoria de pais e avós são iguais aos divulgados em 2017, mas veremos se eles ainda aumentarão tais metas ao menos para 2021. Vale ficar de olho.
Carta de Trudeau ao novo ministro da imigração do Canadá: objetivos de 2020 adiante
Na carta de mandato ao ministro Marco Mendicino, de Immigration, Refugees and Citizenship, Trudeau ressalta os pontos-chave da campanha eleitoral e menciona o que os canadenses mais priorizam no momento, como: fortalecimento do sistema de saúde, custo de vida menor, proteção ao meio ambiente, entre outros fatores.
Um dos focos citados na carta também é o estreitamento do relacionamento do governo com os indígenas (“First Nations, Inuit and Métis Peoples”). Entre as instruções que Trudeau fornece ao ministro, estão também os tópicos prioritários referentes aos programas de imigração e refugiados.
Dentre esses tópicos, destaco aqui alguns deles, todos resumidos com base na carta, com as informações pertinentes para a imigração em si (o que precisamos mesmo saber como futuros imigrantes e cidadãos):
- Garantir a implementação do plano de níveis anuais de imigração de 2020 a 2022 (alguns mencionados na tabela aqui no post), gerando mais de 1 milhão de novos residentes permanentes ao Canadá durante esse período. Continua-se, portanto, com os “modestos” aumentos imigratórios e tem foco em pessoas altamente qualificadas, “as quais podem ajudar a construir um Canadá mais forte”.
- Trabalhar com as províncias e territórios para garantir o sucesso da acomodação e integração de novos canadenses.
- Trabalhar para reduzir os tempos de processamento das aplicações, melhorando os serviços ao cliente e o de entrega do departamento de imigração para torná-los mais ‘rápidos’ e menos complicados.
- Iniciar um programa dedicado aos refugiados para garantir refúgio a defensores dos direitos humanos, jornalistas e trabalhadores humanitários em risco, com a meta de ajudar a levar 250 pessoas ao ano.
- Introduzir o Municipal Nominee Program (programa de nomeação municipal) que permitirá comunidades locais, câmaras de comércio e conselhos de mão de obra locais a dar sponsor a residentes permanentes. Ao menos 5 mil vagas serão destinadas a esse programa.
- Dar os passos necessários para tornar permanente o Atlantic Immigration Pilot (programa de imigração do Atlântico). Ao menos 5 mil vagas serão destinadas também a esse programa.
- Fazer um plano para eliminar taxas da obtenção da cidadania canadense àqueles que atendam aos requerimentos para isso.
- Com suporte de outros ministros, trabalhar para implementar um programa piloto para encorajar novos imigrantes a se acomodarem nas regiões rurais do Canadá.
(Você pode conferir a carta na íntegra neste link, em inglês ou francês.)
Podemos notar o intuito do governo canadense em realmente cumprir com as metas já anunciadas, dando bastante importância a candidatos altamente qualificados. Além disso, parece visar também a garantia que os novos imigrantes se estabeleçam em regiões menos povoadas ou com menos mão de obra de profissões em demanda.
As novidades mais importantes da imigração em si
Creio que as maiores novidades aos candidatos à imigração estão em três tópicos:
- O de tornarem, enfim, permanente o programa de imigração do Atlântico. Na tabela anunciada em 2018, que inseri antes neste post, o número estabelecido para esse programa ainda está em 4 mil para 2020 e “a ser determinado” para 2021. Portanto, pode ser que essa cota aumentará para 5 mil, segundo a carta de Trudeau – sem definição de a partir de quanto exatamente, se já em 2020 ou 2021.
- O de iniciar o programa de nomeação municipal, onde as cidades poderão selecionar os candidatos de acordo, provavelmente, com suas necessidades, como já fazem as províncias em seus programas específicos.
- O de “implementar um programa destinado às regiões rurais do Canadá“. Não consigo afirmar com certeza, já que o primeiro-ministro não especificou o nome de tal programa na carta, mas provavelmente deve ser sobre o Rural and Northern Immigration Pilot (RNIP), que iniciou neste ano de 2019, mas ainda sem uma grande divulgação. Na página do programa estão listadas as 11 cidades participantes e os seus sites, para que os candidatos elegíveis consigam aplicar. Algumas, inclusive, já abriram as aplicações neste fim de 2019.
Claro que há outros programas de imigração do Canadá que não foram citados aqui, como o também recém-iniciado Live-In Caregiver Program, que não foi referenciado na carta.
Portanto, para saber qual programa é mais válido para o seu caso, sugiro ou que se informe e obtenha mais informações por meio do site do governo canadense ou por meio de um consultor de imigração regulamentado no Canadá.
Minha impressão sobre tudo isso
Aqui vão as minhas doses de “achômetro”, apenas como uma candidata à imigração do Canadá que lê bastante sobre o assunto há alguns anos. 🙂
É notável, especialmente depois da carta do Trudeau, a intenção do governo em povoar as áreas mais remotas e onde alguns tipos de profissionais estão em falta, por meio dos programas do Atlântico, o de regiões rurais e agora o que será destinado a cidades.
Consequentemente, o governo pode estar tentando resolver outros problemas, como aqueles gerados pela grande quantidade de imigrantes que escolhem viver em cidades maiores ou nas capitais, como Toronto e Vancouver.
Um desses fatores pode ser o preço inflado dos imóveis nos últimos anos, tanto de venda quanto de aluguel, como podemos notar ao ler este e este artigo – entre tantos outros. No início da carta, inclusive, Trudeau cita que uma das coisas que os canadenses pedem é um custo de vida menor.
De qualquer forma, é clara a necessidade do Canadá em aumentar sua população, já que há diversos estudos, inclusive oficiais, que mostram isso. Isso porque a população vem envelhecendo e o número de idosos já ultrapassou o de crianças no país, conforme essa pesquisa de 2017 mostrou.
Também postei em 2017 aqui no blog sobre a pesquisa da The Conference Board of Canada, que menciona o mesmo problema no país e a quantidade ideal de imigrantes nos próximos anos (que seria maior até que as metas do governo).
Enfim, a impressão que fica é que a imigração canadense será cada vez mais focada nas necessidades específicas das micro e macro regiões do país.
Portanto, mais do que nunca, é bom estarmos atentos não só aos programas de imigração, como também aos fatores específicos de cidades e províncias; especialmente os tipos de empresas existentes nessas regiões e os empregos mais anunciados nelas.
Possíveis consequências no Express Entry e nos draws
De novo reitero: o que escrevo aqui são apenas opiniões minhas, com base nas notícias e nos anúncios do governo canadense, as quais citei algumas anteriormente. Antes de me aprofundar, é importante ressaltar algumas informações, para melhor entendimento.
Todos os programas novos que citei anteriormente entram na categoria econômica de imigração (a “Economic”, na tabela das metas). Lembro também que apenas o Federal High Skilled é a categoria que abrange os três programas federais do Express Entry (confira o post onde explico melhor sobre o EE): Federal Skilled Worker Program, Federal Skilled Trades Program e Canadian Experience Class.
Os programas provinciais, atualmente, podem ou não integrar com o Express Entry – fornecendo, neste, os 600 pontos adicionais ao perfil do candidato no pool. Portanto, é preciso verificar isso no site de cada província. Muitos deles integram com o EE, sim.
Tanto os três programas abrangidos pelo Atlantic Immigration Pilot quanto o Rural and Northern Immigration Pilot são feitos via aplicação em papel. Então, não entram no Express Entry. (Ufa!)
Já o que o governo pretende lançar, o Municipal Nominee Program, não é certo se entrará ou não no Express Entry. Creio que, assim como os programas provinciais, pode depender da decisão do governo local.
O lado bom para todos
É claro que o lado positivo de tudo o que foi mencionado até agora, é o aumento gradual ou significativo dos convites a serem alocados para as diferentes categorias de imigração, já a partir de 2020. Portanto, aumentam também as chances para muita gente – especialmente àqueles que se enquadram em um dos programas provinciais ou federais.
Para a categoria de Federal High Skilled, que entra no EE, dos 81.400 convites de 2019 subirá para 85.800 em 2020 – totalizando 4.400 convites a mais. Para 2021, a meta é de 88.800 convites para essa categoria; ou seja, 7.400 a mais que 2019 e 3.000 a mais que 2020. O cenário é promissor nesse sentido.
Como é feito um draw (corte) do Express Entry normalmente a cada 14 dias (mais ou menos duas vezes ao mês), então pode ser que o número de ITAs (Invitations to Apply) a cada chamada aumente por volta de 169-170 convites.
Se compararmos com a maioria das chamadas de 2019, de 3.600 ITAs, isso significaria nessa minha teoria (com base nos números) cerca de 3770 ITAs por chamada, a cada duas semanas. Ou algumas chamadas menores durante um tempo, e outras maiores – como já acontece. Talvez-quem-sabe, haja chamadas de 4 mil ITAs já em 2020? Só saberemos mais adiante.
Enfim, se esse aumento de ITAs realmente acontecer dessa forma ou similar, podemos ver uma queda na pontuação CRS em 2020. Um chute otimista é a baixa para a faixa dos 460 CRS nesse próximo ano, talvez já no primeiro trimestre, caso o que presumi aconteça de fato.
No entanto, a pontuação também pode ser contrabalanceada devido aos outros programas que o governo irá incentivar, especialmente o de municípios – segundo a carta do Trudeau. Novamente, temos que esperar para ver se eles serão integrados ao EE e quando.
Resumindo, como vimos, o número de novos imigrantes no Canadá irá aumentar, mas não será tão fácil para os candidatos no geral. É preciso se enquadrar nos requisitos específicos de cada programa.
O que pode ser ótimo para alguns, mas um tanto ruim para outros
Como já deu para entender, caso os programas dos municípios também entrem no Express Entry, fornecendo pontuação extra assim como as províncias, poderemos ter mais esse fator não somente beneficiando candidatos específicos, mas também prejudicando de certa forma quem não tem nem nomeação (provincial ou municipal), nem experiência canadense – como os candidatos do Federal Skilled Worker e o Federal Skilled Trades.
Por que prejudicando? Porque ainda mais gente estará acumulando mais de 600 pontos no pool do EE pelos programas provinciais (que terão mais convites), além daqueles que ganharão os pontos a serem divulgados dos programas municipais, elevando ainda mais a pontuação de corte.
Assim, fica cada vez mais difícil para candidatos imigrarem a partir de seus países de origem nesses próximos anos. A não ser que ou se enquadrem em um dos programas específicos, ou sejam altamente qualificados já em seus países de origem (também com alta proficiência em inglês e/ou francês) ou se enquadrem no Canadian Experience Class.
Inclusive, se isso realmente acontecer, creio que no futuro (talvez ainda não em 2020) começará a complicar um pouco também para quem atende aos requisitos do CEC, mesmo com 1 ou 2 anos de experiência canadense. Afinal, fica difícil competir com aqueles candidatos que recebem 600 pontos dos programas provinciais – que também pode ser a pontuação fornecida pelas cidades.
Novamente, precisamos ainda entender como funcionará o programa dos municípios, para realmente avaliar esse cenário mais pessimista a quem aguarda nos programas federais de Skilled ou Trades, sem qualquer experiência canadense.
Algumas recomendações gerais
Com base em tudo o que vimos até aqui, eu posso sugerir algumas coisas, segundo meu ponto de vista.
Para quem deseja imigrar nos próximos anos por meio dos programas federais ou provinciais (que não exigem job offer), é importante que:
- Se qualifique no Brasil com pós ou até mestrado (dependendo dos outros fatores). Há algumas pós-graduações EaD reconhecidas pelo MEC e que não são caras, as quais valem para a equivalência de diploma pelo WES (precisa ter carga horária acima de 360 horas para valer como pós de 1 ano) e, portanto, para o EE. Vale dar uma pesquisada nisso.
- Estude muito inglês – já que estamos falando de províncias com exceção do Quebec, que tem sua própria imigração -, até chegar numa proficiência alta (às vezes até acima de CLB 9).
- Dependendo da sua pontuação, também pensar em investir no aprendizado de francês. Conheço pessoas que não têm mais tanta pontuação por idade, perto ou acima dos 40 anos, que fazem isso (boa formação, inglês CLB 9 e francês intermediário) e conseguem via EE. Pode ser também por processos provinciais, como o de Ontário, OINP.
- Saber quais são os programas específicos nos quais você se enquadra, que não precisam de job offer, para saber as exigências e como atingi-las (ou se é possível).
Se você pretende imigrar pelo EE, eu divulguei aqui no blog uma planilha modelo para você criar vários cenários de imigração com base no cálculo no CRS Tool, para conseguir visualizar melhor suas chances e traçar seu caminho para o PR. Confira o post onde a disponibilizei.
Agora, para quem não quer ficar tentando o EE, há sempre a opção de college no Canadá, que foi o que eu fiz após não conseguir o CLB 9. Expliquei como funciona o college para ajudar na imigração nesse outro post.
Agora, com a pontuação atual elevada do EE, nem com CLB 9 conseguimos mais direto do Brasil; a não ser que haja francês na jogada, uma boa queda nos draws ou um convite provincial.
É possível conseguir job offer estando no Brasil?
Já dei a entender que há muitos programas provinciais, além do Atlantic Immigration Pilot, que exigem job offer para a pessoa conseguir ser candidata. Então obter job offer seria uma conquista importante para se imigrar mais facilmente.
Algumas pessoas acham que isso é fácil ou que não é tão desafiador. Não é impossível, claro, mas é preciso que você seja de uma área de alta demanda no Canadá ou em uma província, tenha inglês (ou francês se for no Quebec) avançado ou fluente, e seja altamente qualificado – um tipo de profissional não encontrado facilmente por lá.
Entendeu a dificuldade? É, sim, bem difícil e raro de isso acontecer. Geralmente, quem consegue job offer é quem já está morando (legalmente) no Canadá.
Já até falei também aqui no blog sobre arrumar emprego estando ainda no Brasil. Job offer, então, que é um pedido formal por meio do governo canadense para que você consiga imigrar, piorou.
Você pode tentar, claro, mas não considere que isso será garantido. Trabalhe em outros planos!
—
É isso! Foi um post longo, mas queria realmente explicar todo o cenário e mostrar a realidade, para que todos que desejam consigam imigrar com sucesso no futuro e com os pés no chão.
Sucesso a todos nessa empreitada! 🙂
4 comentários
Olá, tudo bem? Já pensaram em ir para o Atlantic em busca de uma job offer, já que os requisitos mínimos são IELTS 4 (nota minima para todas as matérias), Segundo Grau completo (Brasil) com equivalência(ECA) e um ano de experiencia na área de trabalho. Na minha opinião o plano Pilot está sendo a melhor opção, pois ir para o Canada para estudar e trabalhar para tentar ser um resident permit além de ser caro não é garantido, também se aplica ao Express Entry no final da contas o custo total (comprovação) sairia em torno de 70 mil reais e pelo plano Pilot seu custo no final incluindo todo documentação Brasil/Canada e as passagens não sairiam por mais de 17 mil. Pense nisso, minha esposa terminará o curso de Engenharia de Alimentos em meados de 2021, mas antes disso pretendo fazer uma visita exploratória a procura de uma job offer na área de transportes, umas das com demanda para o Atlantic Immigration Pilot.
Ola Cristiano,, boa tarde. Obrigado pelos seus comentários sobre o AIPP . As suas observações são reais e validas porém a obtenção do job offer sem ter experiencia de vida ou trabalho no Candá tem sido um enorme desafio. Existem centenas de empresas locais nas provincias do atlantico cadastradas no programa, porém vem ocorrendo uma controvérsia onde tenho lido relatos de que os candidato passam nas entrevistas mas os empregadores infelizmente vem solicitando visto de trabalho… ou seja,, tem enorme demanda de trabalhadores, tem muitos trabalhadores interessados e preparados para imigrar e nenhuma das partes são contempladas. Na minha opinião o que precisa mesmo é mudar o mindset dos empregadores canadenses quanto a razao de solicitar visto de trabalho desnecessariamente. Boa sorte a todos !
Olá Vi,,, muito obrigado pelo excelente e relevante conteudo compartilhado com informações claras e fatcuais. Os seus conteúdos ajudam muito e muito na preparação do Projeto Canada. Really appreciated it !
Oi Ulisses, desculpe-me a demora! Só agora vi seu comentário – o sistema do blog não me notificou, até verei isso. Obrigada pelo feedback! Isso ajuda muito na motivação em continuar por aqui. 🙂