Fiz uma nova versão da planilha de planejamento financeiro anterior para imigração no Canadá que postei aqui no blog há algum tempo e a deixei mais organizada, “limpa” e ainda mais completa! É dessa forma que estamos usando há algum tempo e agora disponibilizo no blog também.
A planilha financeira agora tem duas abas de “overview”, uma para quem pretende imigrar via Express Entry e outra para quem planeja ir com college e imigrar depois – também via EE.
Ela contém todos os possíveis gastos feitos e previstos no plano, incluindo os do Express Entry e do college, além do custo de vida no Canadá.
Na planilha considero o custo de vida para um casal em Toronto, além de um cachorro (que tem uns gastos extras no plano), que é o nosso caso. Portanto, se você não irá para Toronto ou vai solteiro(a) ou em mais gente, é preciso atualizar os números depois de fazer suas próprias pesquisas (ao final deste post indico as fontes possíveis para isso).
Além disso, agora também incluí uma aba de “Dólar médio”, para quem já tem conta bancária no Canadá. Como esse é o nosso caso e a gente usa essa ferramenta, achei bacana deixá-la incluída no documento para quem mais precisar.
Outra novidade é uma tabela de previsão de ganhos e economias dentro da aba de “Custo de vida”, onde inserimos os possíveis salários dos cargos que pretendemos trabalhar por lá e o quanto poderíamos economizar ao final do mês (e no ano). Assim, criamos mais esse objetivo (de carreira e economia), temos uma ideia de quanto poderemos economizar no Canadá e de quando poderemos investir em carro, viagens, casa, etc.
Ressalto, mais uma vez: a planilha serve de modelo e deve ser adaptada para o seu caso!
Depois, é só atualizar mês a mês onde é preciso atualizar e ir acompanhando para o planejamento continuar em dia.
Sem mais delongas, a planilha:
Lembrando que você deve copiar essa planilha para o seu Google Drive, a fim de modificá-la e tê-la para você. Vá em Arquivo > Fazer uma cópia na tela da planilha, e edite a que você salvou em seu Google Drive.
Copie a planilha em Google Sheets para o seu Google Drive, clicando aqui!
(Não é para editar a planilha do link diretamente ou pedir permissão para isso, pois deve fazer essa cópia que expliquei.)
A planilha detalhada tela por tela: o que alterar ou não
Abaixo estão as abas da planilha explicadas detalhadamente, para que você a entenda melhor e altere o que for preciso.
Aba 1: “Overview EE”
Esta primeira aba é o overview para quem só está pretendendo imigrar via Express Entry no momento, sem considerar college. Serve tanto para quem pretende imigrar direto do Brasil, quanto para quem já está no Canadá.
Atenção! Não recomendo a exclusão dessa aba, mesmo caso o seu plano seja o de EE + college. As outras abas da planilha utiliza diversos valores dessa aba, então, no caso de exclusão dela, alguns cálculos irão quebrar. Exclua-a apenas se souber arrumar os cálculos pegando os números referentes que estão na aba “Overview EE + college”.
Os blocos, detalhados:
- Quantos meses faltam: O número de meses que faltam para iniciar o preparo de ida para o Canadá. Na verdade, quando irá parar de economizar para o plano (após pedir demissão). Ele é gerado a partir da data inserida (em azul), que você deve modificar conforme seu caso.
- Dólar atual e dólar com IOF: O dólar atual é atualizado automaticamente, portanto, não é preciso alterar. O dólar com IOF é baseado no dólar atual.
- Economia mensal atual e ideal: O número em azul é o que você deve alterar para o seu caso, pois é a quantia de dinheiro que conseguirá certamente guardar mensalmente para o plano Canadá. Já a economia mensal ideal é calculada com base nos gastos previstos e em quanto tempo falta (1).
- Gastos feitos e previstos: As somatórias das colunas de gastos feitos e também de previstos da aba “Gastos gerais + EE” somente, já que estamos na aba do Express Entry apenas. Aqui você não precisa alterar nada.
- Ideal para poupar: É o quanto ainda irá gastar no plano Canadá. Aqui é calculado o custo de vida no Canadá (no exemplo são considerados 10 meses no exemplo), que considera os gastos mensais previstos no país, além dos gastos extras (como vestuário de inverno e coisas para pet), gastos previstos do plano (da aba “Gastos gerais + EE”). Uma coisa bacana é que você pode selecionar no menu de “Custo de vida” (em azul) a quantidade de meses para se levar dinheiro. O valor total referente a esses meses será somado automaticamente aos valores do overview.
- Economia atual: O total das suas economias para o plano Canadá, que considera todas suas possíveis contas para isso: conta bancária no Brasil, no Canadá, e investimentos. Você só precisa editar os números em azul.
- Economia atual / líquido: É total de suas economias subtraindo os gastos previstos, também calculado automaticamente.
- Quanto falta poupar: O dinheiro que ainda falta para chegar no “Ideal para poupar” (5). Ou seja, inclui os meses no Canadá que escolher para o custo de vida.
- Diferença prevista: O valor que faltará (ou não) levar para o Canadá até o fim da poupança. Essa diferença pode ser positiva ou negativa.
- Previsão de poupança / bruto: A soma das economias até o fim da poupança, sem descontar os gastos previstos.
- Previsão de poupança / líquido: O valor acima (10) descontado os gastos previstos. Ou seja, o valor que restará para manter o custo de vida no Canadá e os gastos lá.
- Total via plano Express Entry: O valor total, bruto, do quanto deverá levar (“Ideal para poupar”) mais os gastos já feitos. Ou seja, o quanto gastou com o plano e o quanto deverá economizar.
Aba 2: “Overview EE + college”
Esta aba é similar à anterior, do “Overview EE”, com a diferença de somar o college e os gastos relacionados a ele. Portanto, os valores mudam.
Considere que todos os blocos desse overview têm as mesmas funções da aba anterior, por isso não irei detalhar cada um, pois já expliquei aqui antes.
No entanto, há um adendo, que é o bloco de “Ideal para poupar”:
- Aqui você pode selecionar nos menus “Custo de vida” e “College até” tanto a quantidade de meses do custo de vida quanto a quantidade de tuitions que incluirá em suas economias. Portanto, ambos os fatores alteram o valor do ideal para poupar e os outros números da aba.
Um detalhe também importante é que os números em azul dos blocos “Economia mensal atual” e “Economia atual” pegam automaticamente os números que você colocar na aba Overview EE (aba 1). Você pode inserir também à mão esses números nessa segunda aba, caso queira colocar valores diferentes nesses blocos.
Aba 3: “Gastos gerais + EE”
Esta aba considera gastos tanto com o processo todo do Express Entry, quanto os gastos relacionados à viagem e estadia no Canadá.
No modelo, inseri o custo com o serviço de busca de imóveis (Van Sweet Home), que é o que meu marido e eu pretendemos fechar quando estiver tudo certo de irmos, mas você também pode considerar o Airbnb, caso prefira procurar o seu imóvel.
Aqui você pode editar à vontade, mas não se esqueça de considerar os valores todos relacionados ao que falei antes, como os já inseridos no modelo. Quanto fizer os gastos, insira-os ou transfira-os para a coluna de gastos “feitos”. Quando cotar outros valores, eles devem ser colocados em “previstos”.
São essas duas colunas de gastos que são consideradas nas abas de overview, então, quanto mais precisos estiverem os valores delas, mais corretas estarão a previsão de gastos e o seu “ideal para poupar”.
Aba 4: “Gastos college”
Esta aba é parecida à anterior, mas, desta vez, soma todos os gastos com o college e os relacionados a ele. Portanto, os valores são diferentes.
Inseri no modelo até 6 tuitions, mas você pode excluir as linhas das tuitions que não aplicarem para o seu caso (por exemplo, se seu college tem apenas o total de 2 terms, portanto, 2 tuitions).
Apenas sugiro não excluir os gastos de tuitions e fees dessa aba, pois eles são usados na aba “Overview EE + college”, onde você seleciona a quantidade de tuitions que irá considerar para suas economias no Brasil.
Aba 5: “Custo de Vida”
Esta aba contém todos os valores de custo de vida: mensais e os “extras”, que são vestuário, móveis para a casa e gastos com pet.
É claro que você pode editar quase todas as linhas (exceto os totais e o bloco de previsão por períodos) e adicionar mais se for o caso (só certifique que o “total” some tudo depois).
Os detalhes de cada bloco:
- Custo de vida mensal: Deve conter todos os gastos mensais que você tiver no Canadá. No modelo consideramos (para o nosso caso): aluguel, lavanderia, Internet, planos de celular, transporte, supermercado, refeições fora de casa, gastos fixos que você ainda terá lá (no modelo, Spotify, Netflix, MEI, que é o nosso caso), e outros (farmácia e inesperados). No modelo é para um casal em Toronto, mas você pode adaptar para o seu caso se for diferente.
- Custo de vida mensal durante Airbnb: São os gastos mensais que você teria caso fique em Airbnb por um tempo ao chegar no Canadá. Deixei em cinza claro por não estar considerando nas contas, mas incluí caso queira usar. Só é preciso adicionar o total em reais desse bloco na soma das abas de overview ou nos gastos previstos da aba “Gastos gerais + EE”, que já tem uma linha de Airbnb (aí você soma lá o custo do Airbnb em si e esse total). Assim, ele será incluído nas contas.
- Previsão de custo de vida por períodos: Aqui o total do custo de vida mensal é multiplicado por determinados períodos de tempo, automaticamente. As abas de overview usa esse bloco para que você consiga selecionar nessas abas o período que vai considerar em seu plano Canadá, portanto, não edite, pois são cálculos automáticos.
- Previsão de ganhos e economias: Aqui resolvemos prever mais ou menos os ganhos (salários) e economias (o valor restante dos salários após a subtração dos custos mensais), para termos uma ideia de quanto poderemos economizar após todos os gastos feitos e quando utilizarmos apenas o dinheiro dos salários. É opcional!
- Gastos extras: São aqueles que faremos no primeiro semestre ou ano no Canadá, que comentei anteriormente, como os de vestuários de frio e móveis da casa.
- Roupas de inverno – detalhado: É um bloco extra que decidi inserir para prever mais precisamente os gastos com vestuário de frio. Inserimos valores de peças da marca Mountain Warehouse, que muita gente indica e não é uma marca cara. O valor total desse bloco é utilizado no valor referente em “Gastos extras”.
Aba 6: “Plano college”
Nesta, a ideia é apenas um “planejamento” de qual college escolher, do quanto gastaria com ele, quanto precisaria economizar, etc.
Nenhum valor desta aba é utilizado nas outras.
Os blocos explicados:
- Blocos de college diferentes: Todos os detalhes de cursos de um college – no exemplo, os que realmente considerei, com os cursos que considerei antes. Você pode editar para o seu caso. Edite apenas os números que estão escritos em azul (no printscreen não está, mas depois dele deixei para que saiba quais números pode editar sem quebrar os cálculos).
- Comprovação financeira para Study Permit: Nem sempre o valor que se comprova para o Study Permit é o que você vai realmente levar. Até porque você vai ter que mostrar o dinheiro que tem no momento da aplicação do visto (uns 6 meses antes), e depois você provavelmente irá juntar mais. Então, fiz esse bloco para saber se estaremos com dinheiro suficiente para comprovação no momento da aplicação dos vistos. Detalhe que há o “Mínimo para comprovar (base + 130%)”, que é o valor do 1º ano do college, mais o dinheiro que o governo canadense pede para você comprovar obrigatoriamente, somado 130% – um cálculo que ouvi dizer que é bom fazer na prática para comprovar, pois considera passagens e contingências, já que o valor de comprovação requerido é baixo para 1 ano, na realidade. Para usar esse bloco, é só editar também os números escritos em azul (também não estão azuis no printscreen, mas na planilha estão).
Aba 7: “Dólar médio”
A última aba é para quem tem conta aberta no Canadá e já transfere dinheiro para ela do Brasil. Ou para quem já está no Canadá, e está fazendo o mesmo tipo de transação.
Se nenhum desses casos for o seu, pode desconsiderá-la. Apenas sugiro que não a exclua, pois pode ser que precise dela quando estiver no Canadá.
Enfim, toda vez que transferimos dinheiro da conta do Brasil para o Canadá (em baixas de dólar), atualizamos essa aba e criamos um “dólar médio” – ou seja, uma média do valor do dólar em relação ao real. Com isso, evitamos o uso do dólar (altíssimo) atual e usamos o valor do dólar médio em algumas células de gastos feitos e previstos, especialmente quando vamos pagar algo com o dinheiro que já está no Canadá.
Consideramos as transferências via Transferwise (se usar o link você não paga a taxa da sua primeira transferência se ela for de até R$ 500), que é a forma que utilizamos.
Os blocos, detalhados:
- Transferências: As transferências que você faz do Brasil para o Canadá via qualquer meio que preferir – no modelo está considerada a Transferwise. Você deve alterar apenas os números escritos em azul, pois os outros são calculados automaticamente.
- Dólar médio: Valores calculados automaticamente a partir das suas transferências, inclusas no bloco referente (1). Não é preciso alterar nada.
- Taxas: As taxas de transferência para referência, como a taxa fixa e variável (a qual é calculada automaticamente) do meio que utilizar, e o IOF.
Pronto, você já pode utilizar a planilha sem medo de ser feliz! 🙂
Fontes dos custos e gastos que a planilha inclui
Pesquiso desde 2015 em diversas fontes confiáveis, como os principais blogs e canais do YouTube de pessoas que residem na região de Toronto e falam de custos, além de eu ter amigos pessoais que moram lá e sempre confirmam os valores. Eu também visitei a cidade em 2018 e vi os custos de perto, ao menos de alimentação e transporte.
Alguns valores também são fixos e oficiais (que podem ser conferidos online nos sites referentes), como os de transporte, passagens aéreas, taxas de governo, etc. Com isso, mantenho a planilha atualizada com novas informações.
Também dá para ter uma noção boa no site Numbeo, que foi a minha fonte de informação inicial nas pesquisas. De qualquer forma, você pode pesquisar você mesmo e atualizar os valores, caso prefira. E claro, sempre adaptando ao seu estilo de vida e local onde pretende residir.
Resumindo, as fontes de informação para os valores da planilha:
- Custo de vida: Blogs e canais do YouTube e Numbeo
- Salários médios e taxas por região: Glassdoor e Neuvoo
- Taxas referentes ao Express Entry e vistos: Site do governo canadense
- Passagens aéreas: Google Flights e Skyscanner
- Outros dados: Estão com seus devidos créditos na planilha ou são de experiência própria.
—
Bom planejamento pra você! 🤓
15 comentários
ola Vi… muito obrigado por compartilhar ótimas e úteis planilhas. Com certeza elas nos ajudarão muito na preparação para o processo de imigração. Gratidão.
Eu estou avançando com o application e programado $$ para iniciar pós graduação Sept 2020 em Halifax/NS.
Good luck to all of us .. cheers !!
Oi Ulisses! Eu agradeço o feedback, é sempre muito bom saber que consigo ajudar de alguma maneira. 🙂
Sucesso para o seu processo e boa sorte também!
Que site maravilhoso você tem! Obrigada por compartilhar tudo isso com a gente! 🙂
Olá Yasmin! Obrigada! Fico feliz em compartilhar o que sei. 🙂
Que legal! Muito obrigado por compartilhar essas ferramentas conosco!
Estamos iniciando no Plano Canadá e com certeza isso será isso ajudará imensamente.
Boa sorte no processo de vocês! E continuarei acompanhando!!
Imagina, Eduardo! Fico feliz em ajudar. Boa sorte e sucesso a vocês também!
Obrigado por disponibilizar a planilha, como vocês abriram a conta no Canadá?
Olá, por nada! Há um post aqui no blog onde eu explico, este aqui, mas resumindo: abrimos pessoalmente. Sei que o RBC permite abrir conta depósito à distância, onde você só deposita e não movimenta (também não consegue acessar online), aí quando estiver no Canadá vai até uma agência deles para fazer a abertura “oficial” e movimentar. Há quem abra assim para ir transferindo nas baixas do dólar. Enfim, dá uma olhadinha no post. 🙂
Oiii!! Estou amando sua planilha, ela está nos ajudando muito no nosso plano Canadá!
Porém, estou notando que ao selecionar o ideal para poupar juntando a quantidade de meses (colocamos 6 meses e ele está puxando as despesas acumuladas certinho), mas quando coloco 3 tuition ele só está puxando o valor da terceira tuition e não o valor acumulado como o dos custos de vida mensais, tem como colocar? Não entendo muito de planilha. Rsrsrs
Desde já agradeço!!
Oi Nicolly! Que excelente que a planilha está ajudando vocês. Forneci para ajudar mesmo no plano Canadá de outras pessoas, já que a usamos também e nos auxilia bastante.
Obrigada pelo alerta, já foi consertado! É só mudar a fórmula para somar todas as tuitions, desde a primeira até a linha da atual. Mas está alterado no Drive, então só copiar a fórmula que está lá na somatória de tuitions e colar na sua. 🙂
Meu Deus, que planilha maravilhooosssaaaaa! Muita gratidão por compartilhar!!!
Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pelo feedback. 😊
AMEI ESSA PLANILHA!! USANDO E AMANDO!! OBRIGADA! ALIAS O SITE É ÓTIMO, MUITAS INFORMAÇÕES BOAS!!!!
Obrigado, vai adiantar muito a criação da minha planilha. Boa sorte em seus projetos e irei lhe colocar em minhas orações.
Oi Rodney, fico feliz que irá adiantar a sua! Só atualize os valores de custo de vida devido à inflação, e tudo certo! Obrigada pelas orações. Abraços e boa sorte! 🙏🏻