Conto neste post como eu estudei para o IELTS Academic, como é essa versão da prova comparando com o IELTS General e dou as dicas que funcionaram para mim.
Minhas notas no único IELTS Academic que fiz até então foram: Listening 7.5, Reading 9.0, Writing 6.5 e Speaking 7.0. Eu precisava de mínimo de 6.0 para a pós que eu pretendo fazer, então deu certo a forma que estudei e fiz.
Para quem não sabe, enquanto a versão General serve para fins imigratórios, o IELTS Academic serve (como o nome diz) para fins acadêmicos. Na maioria dos cursos em países de língua inglesa, como o Canadá, que exigem um exame de proficiência, o IELTS é aceito. E não, não pode ser o General. Isso porque a prova é direcionada a este fim, com textos acadêmicos (longos e mais complexos) no Reading e interpretação de gráficos no writing (task 1).
Primeiro de tudo, para quem nunca fez a prova e está começando a pesquisar ou estudar ela, recomendo a leitura dos diversos posts sobre IELTS que já fiz aqui no blog. Assim, servem de base para este post sobre o Academic.
O que diferencia o IELTS General do Academic
Apenas duas partes da prova diferem no IELTS Academic: Reading e a task 1 do Writing (há duas).
Reading
Ambos os tipos contêm 3 seções e 40 questões de tipos variados. O que diferencia são os tipos de textos que caem.
Enquanto no Reading do General há textos mais simples e mais curtos (nas duas primeiras seções), no Reading Academic há textos mais acadêmicos mesmo: mais compridos e até um pouco mais complexos de compreender.
Como são textos sobre determinados assuntos que muitas vezes envolvem ciência, biologia e tecnologia, o vocabulário acaba sendo mais direcionado também. Mas nada que ler assuntos do tipo com frequência não te ajude a compreender esses tipos de textos!
Também senti nos simulados em casa e na prova em si que os tipos de questões do Reading Academic, muitas vezes, acabam “exigindo” que a gente leia os textos completamente. Digo isso porque no General, especialmente nas primeiras partes, geralmente basta a gente fazer uma leitura dinâmica para apenas responder às questões. No Academic eu raramente consegui fazer isso, para poder responder às questões corretamente.
Por tudo isso, o Reading Academic toma mais tempo para ser feito. Ou seja, o tempo total de 60 minutos desse módulo pode ficar bem apertado para responder tudo. Para mim, ficou. Então, já adianto a dica: treine muito em casa!
Writing
O writing de ambas as versões do IELTS contém duas seções, task 1 e task 2, e exige o mesmo número de palavras: 150 ou mais para a task 1 e 250 ou mais pra task 2.
Embora há quem diga que as duas tasks se diferenciam entre os dois tipos de IELTS, eu e alguns especialistas acreditam que apenas a task 1 é a que muda. Dizem que a task 2 (dissertação) do Academic é mais complexa, com temas mais acadêmicos. Eu percebi estudando em casa e na prova que a questão que caiu pra mim foi similar aos tipos de questões do General. Então, só estudar os materiais de General que dá na mesma para a task 2!
Na task 1 pode cair: gráficos de diversos tipos (line, bar, pie e combinações destes), mapa (para descrever direções) e diagrama (processo de como algo funciona ou é feito). É mais comum cair gráficos, então é bom direcionar bem os estudos a eles.
Dicas para ter sucesso no IELTS Academic
Dicas para fazer o Reading Academic
São basicamente as mesmas dicas que dei sobre o Reading do IELTS General, então, recomendo a leitura do post do link.
Além delas, recomendo a leitura frequente das seções de ciência, meio ambiente, tecnologia e biologia de sites em inglês, como a BBC, por serem temas que caem no Reading. Assim, você vai adquirindo mais vocabulários específicos e se acostumando com textos mais complexos.
A tática que mais deu certo pra mim no Reading Academic foi:
- Ler o título do texto para ver o que ele tratava
- Ler as questões para ver o que elas pediam (para quando bater os olhos com as informações pedidas no texto, lembrar e responder)
- Responder às questões que permitem a seleção da informação no texto facilmente (de preenchimento de lacunas, relacionar nomes com informações e de múltipla escolha, por exemplo), só lendo o texto de forma dinâmica buscando os sinônimos do que dizem tais questões.
- Se for o caso (quase sempre), ler o texto para responder às questões que requerem leitura completa ou mais atenta (como True/False/Not Given, combinação de headings com parágrafos, entre outras).
Vale treinar bastante em casa e ver qual forma de fazer é melhor para você. Afinal, Reading é isso: muito treino!
Como escrever a task 1 do Writing Academic
Segundo meus estudos, especialmente o que é recomendado no site da Liz (que super indico), o objetivo de cada tipo de task 1 é:
- Gráfico: Descrever os principais dados do gráfico, como subidas, estabilidades e descidas. Se há muitos dados, o segredo é sintetizar, descrevendo apenas as “anomalias” (pontos que mais diferem do resto) e falando de modo geral o que é similar.
- Mapa: Descrever ou comparar (quando há 2 ou mais), orientando com as direções (como se a pessoa não estivesse vendo o mapa).
- Diagrama: Descrever cada etapa do processo ilustrado.
Para todos os tipos, nunca pode dar opinião! O objetivo é só descrever mesmo, escrevendo um texto claro e objetivo. Afinal, são apenas 150 palavras ou mais, não sendo recomendado passar muito de 190.
Segui o formato de texto indicado pela Liz, que é formado por 4 parágrafos:
- Parágrafo 1: Introdução breve do que é o gráfico, refraseando a questão e adicionando dados gerais.
- Parágrafo 2: Resumo das principais informações, sem ainda informar os dados em números.
- Parágrafo 3: Principais dados, aqueles que mais chamam a atenção, juntamente com os números e as descrições. Sempre suportando as informações com os dados.
- Parágrafo 4: Outro dados importantes, que também se destacam ou aqueles que são similares, por exemplo.
Confira este exemplo de line graph da Liz para ver esse formato em prática.
Dicas para estudar e fazer o Writing task 1
- Assista aos vídeos desta playlist que montei no YouTube com todas as dicas do writing task 1 do IELTS Academic, antes de tudo, para entender os principais pontos e os tipos de tópicos.
- Confira os modelos do site da Liz e escreva seus textos priorizando as questões que apresentam o model answer, cronometrando o tempo recomendado (no máximo 20 minutos, para restar mais 40 minutos para a task 2 que é mais longa). Faça o texto antes de ler o model answer, para depois comparar e ver se você está no caminho.
- Use o passado como tempo verbal usado para descrever os dados: was, were, increased, etc.
- Nunca dê sua opinião ou infira sobre o que significam os dados dos gráficos. Os examinadores não querem isso, mas sim descrições e seleção de dados importantes.
- Aprenda e treine a usar as palavras (verbos, adjetivos e advérbios) que descrevem movimentos de gráfico e precisam melhor os números. Fiz a seleção, abaixo, dos principais verbos de movimento e também de adjetivos que vi nos modelos para estudar em casa e treinar o uso.
- Aprenda e treine o uso de preposições após advérbios para descrever exatamente os movimentos dos gráficos: to, at, of, etc.
Palavras úteis para gráficos
Nos modelos que você ler no site da Liz, repare que há o uso dessas palavras nos textos que descrevem gráficos de barras (bars) e linhas (lines), que comumentemente caem no IELTS Academic. Note como elas são geralmente usadas e treine.
Geralmente não dou dicas de inglês aqui no blog, mas como eu já havia coletado essas palavras para os meus próprios estudos, resolvi incluir aqui para ajudar quem também está estudando.
Verbos de movimento para gráficos:
Aumento | increased, climbed, jumped, went up, rose, growth, reached a peak / peaked (quando atinge pico) |
Declínio | decreased, declined, dropped, fell (to), went down, plummeted (queda brusca) |
Estabilidade | (remains) steady, (remains) stable, (a) plateau |
Flutuação | fluctuated |
Adjetivos e advérbios para detalhar ou intensificar movimentos em gráficos:
Intensidade / movimento | Adjetivos | Advérbios |
Grande | Significant, dramatic, sudden | Significantly, dramatically, quickly |
Leve | Slight | Slightly, slowly, gradually, relatively |
Estável | Steady, stable | Steadily, constantly |
- Exemplos de uso dos adjetivos: “A significant increase”; “A sudden decline”; “A slight increase”; “The X number remained stable”.
- Exemplos de uso dos advérbios: “The X number dramatically increased”; “The X number slightly decreased”; “The X number steadily rose”.
Advérbios para descrever números dos gráficos:
Número exato | Exactly, precisely |
Número levemente acima ou abaixo | Slightly, just -> above/over or below/under |
Número bastante acima ou abaixo | Well, considerably -> above/over or below/under |
Número aproximado | Around, approximately, almost, about,nearly, close to, roughly |
- Exemplos: “The X number rose to exactly X%”; “The X number was just below X%”; “The X number was considerably over X%”; “The X represented approximately X% in Y”.
—
É isso!
Seguindo as dicas deste post, juntamente com o estudo das outras partes da prova que são idênticas às do General, você se sairá bem no IELTS Academic. 🙂
1 comentário
Sensacional! Gratidão por compartilhar todas essas dicas!