No post anterior eu abordei as diferenças entre o IELTS paper-delivered (no papel), o Celpip (prova aplicada no Canadá para fins de imigração ou cidadania) e o IELTS computer-delivered, o qual começou a ser aplicado no Brasil (em São Paulo) neste ano de 2019.
Havia sido as impressões apenas, pelo o que eu tinha lido e visto, sobre o computer-delivered, enquanto as outras provas eu já havia feito. No entanto, agora eu fiz também o IELTS no computador!
Quem me acompanha no Instagram sabe que não consegui o 0.5 ponto de Speaking do último IELTS (paper-delivered) que fiz em outubro, que foi o que faltou para o sonhado CLB 9 (a pontuação “8777” nos módulos da prova, sendo 8.0 de listening) para o Express Entry. Então, aproveitei a chance de fazer o computer-delivered para ver se é melhor – embora o Speaking seja igual, pessoalmente com um examinador. Mas a prova parecia menos cansativa (o que confirmei).
Aqui no Brasil, até o momento em que escrevi este post, o IELTS computer-delivered é aplicado apenas na unidade Winner Idiomas em São Paulo (SP). Obviamente, a prova é feita pessoalmente na unidade.
O que posso adiantar é que o que eu falei sobre a prova no outro post é verdade, mas vou detalhar aqui neste post o que achei – agora por experiência.
Como se inscrever para o IELTS computer-delivered
Quem está aplicando a prova no computador no Brasil é o IDP, instituição responsável pelo IELTS junto com a British Council.
Para se inscrever em unidades autorizadas pelo IDP, como atualmente é o caso para o IELTS computer-delivered, é preciso entrar no site da instituição. O mesmo ocorre para fazer numa unidade autorizada pela British Council, onde há outras unidades (ainda não há computer-delivered lá) e o exame é examinado por profissionais dela.
No Brasil, como eu mencionei, o IELTS computer-delivered está disponível apenas para São Paulo, na unidade da Winner Idiomas – pelo menos por enquanto. Mas você pode verificar se a unidade oferece o exame computer-delivered pelo símbolo vermelho de um monitor de computador:
Agora, após passado o período inicial de aplicação do computer-delivered na unidade da Winner Idiomas, ela já disponibiliza mais opções de datas (aproximadamente 4 dias na semana) desse formato de prova. Assim como é em Toronto, por exemplo, onde as unidades que oferecem computer-delivered têm disponibilidade da prova para diversos dias a cada semana. A versão automatizada da prova e menos burocrática permite isso.
O que achei da Winner Idiomas para o IELTS
Lembrando desde já que não estou sendo patrocinada, nem nada, pela Winner ou pelo IELTS. São apenas impressões que tive que acho interessante compartilhar, pois não encontrei essas informações quando precisei.
A unidade da Winner Idiomas fica na Zona Sul de São Paulo, na Avenida das Nações Unidas. Fica em um prédio comercial com estacionamento terceirizado, então quem vai de carro deve pagar para estacionar lá. Eu fui de Uber, então não sei o valor.
A unidade é pequena, mas tudo parece ser novo e moderno, inclusive os computadores e os fones de ouvido usados durante o IELTS. Há até café expresso e petiscos na área de espera para quem vai ficar um longo período para a prova.
Lá, é preciso guardar os pertences pessoais em um armário e você fica com a chave. O que foi melhor comparando com unidades em que já fiz, onde deixava meus pertences numa sala junto com os dos outros.
Cabem até 8 pessoas na sala em que estive para fazer a prova, então creio que esse seja o limite de pessoas na sala nessa unidade. No dia, havia apenas 7 candidatos contando comigo. Isso é excelente, já que a distração do ambiente fica consequentemente menor.
Como são os equipamentos e a sala da prova
Como eu citei, o computador, teclado e mouse eram aparentemente novos e não tive problema nenhum com eles. A cadeira também era confortável e regulável.
O computador de cada um fica em uma baia com divisórias em cada lado. A sala tinha ar-condicionado e o clima ficou bem agradável, o que nessa época de calor foi essencial.
Já o fone de ouvido foi o ponto mais alto, pois era excelente! Era um modelo on-ear, daqueles com espuma, que isola moderadamente o som exterior e fica por cima das orelhas. A qualidade do som era ótima. Inclusive, usei o fone durante toda a prova porque, como mencionei, ele isola um pouco o som externo, então consegui me concentrar mais.
Minha experiência com o IELTS computer-delivered
Agora, finalmente sobre o IELTS computer-delivered em si.
Dinâmica da prova e configurações do sistema
Ao contrário do paper-delivered que fiz em outras unidades, onde você deve levar lápis específico (HB 2) e borracha, a unidade ofereceu esses itens para rascunho.
No entanto, a entrada na sala da prova com aparelhos eletrônicos e relógio não é permitida, como acontece também no IELTS paper-delivered. Apenas deve portar seu RG (sem a parte plástica) e opcionalmente uma garrafa de água sem rótulo.
A cada módulo da prova, o sistema exige que se entre com login e senha, sendo o usuário o seu número de candidato e a senha a disponibilizada no papel para você, o qual também serve de rascunho para a prova. Lembrando que os rascunhos não valerão pontos, então você pode escrever à vontade e sem medo de serem avaliados. Esse papel é recolhido, apesar disso, para que as informações da prova não saiam da sala.
Após o login, você entra em um modo de espera, e o exame só começa após o monitor da sala ativar no sistema para que a prova comece simultaneamente para todos os candidatos da sala. Inclusive, sempre fica ao menos um monitor na sala.
Cada módulo do exame tem um tempo determinado, então, mesmo que você termine um antes do tempo, você deve aguardar até começar o próximo módulo. Quando o tempo se esgota, suas respostas são salvas no sistema e você é deslogado (e é preciso dar um “OK” num aviso quando as respostas foram salvas).
Você pode alterar o volume do seu fone de ouvido na tela da prova, e, mesmo no volume médio, já estava alto para mim. Para regular, antes de cada módulo aparece uma tela que permite que você teste e regule o volume do áudio.
Um ponto importante de mencionar, que acontece com todos os módulos, é que todas as questões ficam disponíveis na tela por seus números, no rodapé da tela. Você pode retornar nas questões ou avançar quando quiser clicando nesses números – desde que dentro do tempo do módulo, claro. Inclusive, pode marcar a opção de “review” em uma questão para destacá-la e voltar ali depois para conferir.
Listening
Primeiro, sugiro que confira o vídeo oficial que mostra como é o sistema e os tipos de questões:
Antes de cada seção do Listening, são dadas instruções e algum tempo para você ler rapidamente as questões antes de o áudio começar – similar com o paper-delivered. O áudio começa automaticamente, então você não tem como controlar quando ele começa.
Achei todos os tipos de questões bem fáceis de entender, tanto o de escrever para completar informações das questões, como os que deve arrastar itens. Aliás, só atente-se que esse itens “arrastáveis” podem ou não serem citados na questão e não estão na ordem em que são citados no áudio.
O que mais achei estranho foi a disposição de perguntas múltipla-escolha na tela. A “1” fica no lado esquerdo e a “2” no lado direito, e não abaixo da anterior. Tipo em linhas, assim:
Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | Questão 4 |
Acho importante mencionar isso aqui, pois foi algo que me confundiu um pouco quanto testei em casa no exemplo que o site do IELTS oferece. Como as questões mencionam as informações conforme a ordem em que aparecem no áudio, pode acontecer de o candidato olhar para a questão de baixo para procurar informação e perder a questão que era pra ser respondida. Fica a dica de user-interface, IELTS!
Outro ponto em que se deve prestar atenção é que é você quem clica para ir para a próxima seção, o sistema não avança automaticamente. Comigo aconteceu de o áudio da outra seção começar e eu ainda estar na seção anterior.
Então, deve-se clicar nos números das questões no rodapé da tela para mudar de tela. Creio que deixaram assim para quem deseja permanecer da tela por algum motivo e não se perder, ou para quem deseja avançar antes de o áudio terminar (caso ele tenha citado todas as informações das questões, o que aconteceu em algumas na minha prova).
Impressões sobre o listening comparando com paper-delivered
- O áudio fica muito mais claro, uma vez que você o escuta por fone de ouvido e com volume ajustado por você. Sem contar que o fone isola o som externo, o que ajuda ainda mais. Como o meu nome começa com a letra V, sempre sentava no fundo das salas do paper-delivered, sendo que em algumas delas (FAAP e Cultura Inglesa Higienópolis) as caixas de som ficavam longe (a FAAP foi pior nisso, pois só havia na frente da sala). Então a dificuldade em ouvir o áudio foi sanada pelo computer-delivered. 🎉
- Digitar é muito mais rápido que escrever nas questões de “complete the sentence” e similares, para a maioria das pessoas, então para mim isso facilitou muito. Assim, você acompanha a próxima questão mais rapidamente. Só é preciso prestar atenção ao spelling, pois a chance de errar a digitação na pressa é grande.
- Não precisar passar as respostas para a folha de respostas também é algo positivo, pois é menos cansativo. Só é preciso usar os minutos (creio que 5 minutos) deixados ao final do listening para revisar se você digitou e respondeu tudo certo.
- Clicar na seção desejada na tela é muito mais rápido que virar a página de papel também. Acaba sendo outro ponto positivo por ser menos cansativo. Isso vale também para todos os módulos da prova.
Reading
Confira o vídeo oficial que mostra como é o sistema e os tipos de questões:
No reading, a tela é dividida em duas partes: o texto ao lado esquerdo e as questões da seção no lado direito. Ambas as partes tem suas próprias rolagens de tela.
Há como selecionar um trecho do texto e dar “highlight” (grifar em amarelo) ou incluir uma nota. O que achei ruim foi não conseguir tirar um highlight que coloquei sem querer, mas nada que tenha atrapalhado.
Para mim não caiu o tipo de questão em que arrasta heading para o parágrafo, como mostra o vídeo, mas caiu os tipos “True/False/Not Given” (duas vezes), de marcar o parágrafo (por sua letra) referente a uma frase mencionada na questão, múltipla escolha e complete the sentence (várias vezes).
Não senti nenhuma dificuldade em nenhum tipo de questão, então, para mim, foi muito simples.
Impressões sobre o reading comparando com paper-delivered
- O fato de as telas do texto e de todas as questões ficarem lado a lado facilita muito para encontrar as informações. Na prova em papel, muitas vezes você deve ficar folheando as páginas, indo e voltando. Rolando as telas para os pontos em que precisa, a questão e o trecho do texto podem ficar lado a lado. Sem contar que isso faz com que não haja barulho de papel sendo folheado na sala, né.
- O grifado em amarelo (highlight) que pode ser inserido nos trechos do texto é muito mais destacado que qualquer rabisco que fazemos no reading paper-delivered. Então, fica muito mais fácil de encontrar o que se grifa.
- Assim como no listening, digitar as respostas nas questões é mais rápido que escrever. O que faz economizar um pouquinho mais de tempo.
- Um dos maiores benefícios do reading no computador é que você não precisa passar as respostas para a answer sheet. E, ao contrário do listening no papel (em que são dados 10 minutos ao final), no reading não é dado tempo extra para isso. Então, os 5 a 10 minutos que você deve reservar no paper-delivered para escrever na folha de respostas, você pode usar para continuar respondendo as questões ou para revisar suas respostas.
- Achei que todos os benefícios citados acima me levou a economizar muito tempo, pois quando terminei a prova ainda restavam mais de 20 minutos. Deu tempo de ir ao banheiro e beber água, e ainda revisar todas as questões quando voltei à sala. ☺️ (Lembrando que fiz o General, pois acho que no Academic o tempo ainda fica justo por os textos serem mais complexos e longos.)
Writing
Confira o vídeo oficial que mostra como é o sistema para o writing:
O writing também tem a tela dividida em duas partes: no lado esquerdo fica a questão e do lado direito, o campo do texto.
Não tenho nada específico a comentar sobre o formato do writing em si, pois é fácil e intuitivo.
Impressões sobre o writing comparando com paper-delivered
- O campo de texto se parece com um editor de textos comum (como o Bloco de Notas do Windows). Ou seja, você consegue copiar (Ctrl C), recortar (Ctrl X), colar (Ctrl V), desfazer (Ctrl Z) e refazer (Ctrl Y). Então, você muda o texto como quiser rapidamente. Pode até trocar parágrafos de lugar. Ao contrário de escrever, que você deve apagar com borracha e reescrever, o que leva muito mais tempo ou nem é possível – dependendo do tempo restante de prova e do quanto quer modificar. Sem contar a “caca” que fica o papel com tantas alterações.
- Para muita gente, digitar é muito mais rápido que escrever. Para mim foi assim, então ganho alguns minutos por digitar ao invés de escrever.
- No paper-delivered há o risco de o examinador não entender a sua letra. No computador, obviamente, não se corre esse risco.
- O editor do writing contém o contador automático de palavras. Então, não é preciso se preocupar em escrever menos que o requerido e ter de contar as palavras na hora da prova, como é no paper-delivered. Mais um tempo economizado na prova.
- Ao contrário de editores avançados de texto, o sistema do IELTS não grifa palavras escritas de forma errada, nem sugere se clicar com o botão direito do mouse – por motivos óbvios. Então, você deve prestar muita atenção no spelling e se não está cometendo erro de digitação. Comigo aconteceu algumas vezes, o que peguei revisando ao final. 🧐
Speaking
O speaking é feito normalmente, com horário agendado à parte e feito pessoalmente com um(a) examinador(a).
Fiz com uma examinadora na própria Winner Idiomas, no dia da prova. Só havia ela atendendo os candidatos daquele período, então foi uma “fila” e aguardamos na sala de espera.
O que achei diferente foi fazer o Speaking após a prova escrita, no fim da tarde. Mas achei bom, pois já estava no “tranco” com o inglês devido à prova escrita.
Para quem não sabe, no speaking o examinador questiona sobre você e suas opiniões sobre determinados assuntos: lugar onde vive, entretenimento (filmes, músicas, livros, etc), comida/culinária, arquitetura e urbanismo, entre outros.
Para mim, um dos temas do Speaking foi o mesmo que caiu na prova anterior que fiz, com a parte escrita em papel: sobre óculos escuros (se eu gosto, com qual frequência eu uso, se compraria para amigos e familiares e por quê). Além de outros, claro, que eu ainda não havia pego: sobre livros, leitura, hábito de leitura de crianças, se assistir TV é melhor que ler livros, e se meu gosto por gênero de filmes mudou com o passar do tempo e por quê.
Lembro que mencionei os temas que caíram para mim apenas como referência, para informar alguns tipos de questões que foram feitas. O IELTS tem muitos tipos de questões e temas, não só no speaking, então recomendo que estude quais são eles para obter o vocabulário necessário para cada um deles.
Confira como estudar para o IELTS em um post que fiz sobre isso e como ir bem nos diferentes módulos da prova. Caso vá fazer o IELTS computer-delivered, só ignorar as dicas que dei sobre a prova em papel. Todo o resto ainda é válido e aplico nas provas em que faço até hoje.
Impressões sobre a prova em geral
O IELTS paper-delivered parece até um vestibular. Há bem mais gente nas salas, então a dinâmica da organização muda – fica mais impessoal e fria. Além disso, fazer a prova no papel e ter que passar tudo para as folhas de respostas (no listening e no reading) torna a prova ainda mais cansativa e massante.
Então, o IELTS computer-delivered acaba sendo mais vantajoso nesse sentido e não há essa sensação pesada de prova. É muito mais dinâmico e, por ser no computador, mais simples.
Outro ponto negativo do paper-delivered, que no computador é sanado, é a postura: ficar horas com a cabeça baixada para a prova, escrevendo. Cansa muito mais que digitar no computador, olhando para um monitor que está na altura de sua cabeça. Então, mais um ponto que ajuda a amenizar o cansaço.
Um fator que não é exatamente negativo ou positivo é que, conversando com outros candidatos no dia, cada um tem uma prova escrita diferente – apenas algumas coincidiram de ser as mesmas. Então, diferentemente do paper-delivered, o exame para cada um é aleatório.
Por fim, um aspecto muito positivo do computer-delivered é que você obtém as notas em até 7 dias úteis! Infelizmente, para mim, vai demorar mais devido ao carnaval, mas o resultado do paper-delivered demoraria muito mais, pois sai em até 13 úteis.
Há a opção de buscar o resultado da prova na unidade ou recebê-lo por Correios, que foi o que escolhi.
—
E essas foram as minhas impressões após ter feito a prova.
Resumindo: achei melhor que o paper-delivered e super recomendo! Especialmente a quem tem mais facilidade de mexer no computador do que escrever. Realmente confirmei o que eu disse no post de impressões, quando ainda não havia feito a prova.
Pode ser também que surjam mais unidades, até em outros estados e cidades, que aplicam esse formato de prova no Brasil… quem sabe? Vale ficar de olho.
E você, já fez o IELTS computer-delivered? Quais foram as suas impressões? Compartilhe nos comentários!
24 comentários
Nossa!!
Que resumo nota 100000!! Muito obrigada! Moro na Bahia e irei para Sp para fazer no modelo computer delivered. Acredito que seja muito mais simples e mais funcional! Muito obrigada por compartilhar suas impressões com tanta riqueza de detalhes!
Desejo um CLB 10 pra ti!
Beijos!
Obrigada de coração, Diessica! Fico muito feliz com o feedback que me estimula a continuar com os posts bem detalhados por aqui. Obrigada pela torcida! Também torcendo pra vc conseguir o CLB que deseja. 😘
Vi, novamente agradeço pelo post. Estava mesmo precisando saber sobre o novo modelo da prova. No próximo quero fazer a prova e assim aplicar para o programa de imigração. Espero que consiga a nota acima do CLB 9. Muito obrigada e parabéns pelo post!!!
Oi Michelle! Fico feliz em ajudar. Estou torcendo pelo seu CLB 9+! ☺️
Obrigada pelo feedback! 😘
Espero que consiga seu CLB 9, Vi! Obrigada pelo post e por todas as informações 🙂
Oi Juliana! Muito obrigada pela torcida! 😘
Eu que agradeço o feedback!
Olá Vi, obrigado pela ricas e unicas informações que nos tem conpartilhado. Votos de sucesso (eu sei que vai ter)!!!
Olá Marco!
Fico feliz em ajudar no que posso. Obrigada pelos votos e desejo sucesso a você também! ☺️
Obrigado por compartilhar conosco sua experiência.
Eu já tinha feito o TOEFL no computador e depois fiz o IELTS no papel, sem dúvida no computador é bem mais confortável e mais fácil de se concentrar!
IELTS na FAAP, nunca mais, sala cheia, caixa de som horrível e como você, fiquei no fundão!!!
CBL top pra você e sucesso na empreitada!!
Olá Rob! A parte escrita no computador realmente é bem menos cansativa. Sobre a Faap, realmente, também não gostei da minha experiência. Não dava pra ouvir direito no listening, além de ter muita gente na mesma sala. Obrigada pelos votos! Que você também consiga os resultados que deseja. 🙂
Muito bom! Adorei o POST e não sabia sobre essa modalidade da prova.
Com certeza me animou para testar.
Parabéns ficou muito detalhado, terei que ler e reler porque tem muita informação.
Que bom que o post ajudou, Roger! Obrigada pelo feedback. ☺️
Olá! Obrigado pelas infos novamente. Ajudou bastante na nossa (minha e da minha esposa) decisão de ir para o computer-based. Nem dá pra comparar com o British Council. Aliás, o que você está achando desses DRAWS super altos? 3 seguidos acima de 450! To tenso… rs
Olá Nelson! Fico feliz em ajudar. Inclusive, agora, há mais uma unidade em São Paulo que aplica o IELTS computer-delivered, e é pela British Council. Vou testar lá na próxima vez. Veja no Instagram do blog os detalhes disso: https://www.instagram.com/p/BvR_BljF_r-/.
Sobre os draws altos, creio que há muita gente mais informada sobre a imigração no Canadá, gente que terminou período de college e trabalho pelo Canadian Experience Class, também houve um atraso em um dos cortes em janeiro e, ainda, o número de ITAs diminuiu de 3900 para 3350 desde o fim de 2018 (creio que para eles darem conta do recado nesse início de ano). Acho que tudo isso está contribuindo a ter muitos candidatos com altas pontuações esperando no pool, e então a pontuação sobe. Nos anos anteriores reparei que o primeiro trimestre sempre tem pontuações mais altas, e isso tende a melhorar até o meio do ano. Vamos acompanhar! 🙂
Boa sorte e sucesso pra nós! 🤞🏻
Oi Vi,
Muito bom seu texto! Parabéns!
Pode me ajudar com algumas dúvidas?
1.você tentou copiar e colar alguma informação na hora do reading? sabe dizer se é possível?
2. no writing, como a gente faz para ir da primeira parte para a segunda parte? Vi que não tem a opção salvar e avançar, então, mesmo que a pessoa termine, tem que esperar o sistema prosseguir para a parte 2 automaticamente?
Obrigada pelo feedback Aimee! ☺️
Ótimas perguntas…
1- Sim! Da pra copiar o texto de Reading e colar na resposta. Inclusive, fiz isso na última vez!
2- Da para selecionar a task 2 numa barrinha de navegação do Writing! Tudo o que você escreve fica nas telas, mesmo indo e voltando. Numa das vezes eu comecei pela task 2, depois voltei na task 1 e escrevi ela.
Beijo e boa prova! 😘
Artigo excelente! Muito obrigado por compartilhar sua experiência!
(Acho que quando vc disse: Resumindo: achei melhor que o paper-delivered e super recomendo!
acho que quis dizer Resumindo: achei melhor que o computer-delivered e super recomendo! )
Obrigada Domingos! 🙂
A frase está correta, pois achei o computer-delivered melhor que o paper-delivered mesmo.
Oi, Vi. Visto que seu texto é bem completo sobre o computer based da Winner, e a própria Winner sempre envia esse texto do seu blog para aqueles que se inscrevem pra fazer prova lá, eu gostaria de deixar meu depoimento de forma complementar. Na minha cidade nao tem computer based, entao resolvi viajar pra SP pra fazer e escolhi a Winner por ter lido varios outros depoimentos que era um local super adequado. Fiz a primeira (na Winner) no dia 06/09/2019. Foi realmente uma experiencia ótima, me senti super confortavel com tudo. Saí de lá indicando pra todo mundo. Como eu nao consegui o CLB 9, eu resolvi tentar de novo e marquei nova prova pro dia 05/10/2019, exatamente 1 mês depois. Viajei novamente pra SP só pra fazer a prova. Quando eu entrei na sala, me deparei logo com um pequeno aviso colado no monitor que nao tinha da outra vez. Dizia que o teclado tinha sua sensibilidade reduzida, por ser um teclado que evita ruídos e que tinha que apertar as teclas com força. Já senti a diferença dessa “sensibilidade reduzida” logo no listening. Toda palavra que eu escrevia, faltava uma letra. Tinha que apertar realmente com muita força cada tecla. Mas não me preocupei incialmente, até porque não tava nem com tempo pra pensar muito sobre isso. Porém chegou a hora do writing! Foi desesperador pra mim não conseguir digitar naturalmente nenhuma frase. Eu tinha que parar o tempo todo pra voltar na quebra de palavras e apertar a barra do espaço com força, porque apertando normal ela nao funcionava. Todas as teclas precisavam ser apertadas com força pra funcionar, entao vc precisava se concentrar no teclado ao invés de se concentrar na sua escrita. Eu nao consigo nem descrever aqui a minha frustração e desespero. Mas tenho certeza que todo mundo que é tentante de IELTS, sabe. Qualquer intecorrencia, leva por agua abaixo sua vida todinha. Enfim, nao consegui fazer meu writing. Comecei a prestar atencao na pessoa ao meu lado e ela tava conseguindo digitar super rapido, entao acho que nao era um problema de todos os teclados. O rapaz do meu outro lado, arrisco dizer que teve o mesmo problema que eu. Me arrependi de nao ter conversado com ele depois pra perguntar. Eu tava muito abalada, nao tinha condicoes de conversar com ninguém. Antes de sair de lá, eu perguntei pra uma das meninas lá se elas trocaram de teclado no último mês e elas falaram que sim, pois sempre recebiam reclamacoes de que o teclado anterior fazia muito baralho. Eu falei pra ela que essa troca não compensou, pois agora nao dava pra escrever. Ela respondeu “por isso que tem um aviso” (!!!). Ou seja, elas estao cientes que o teclado é bem inadequado pra escrever.
Eu sugiro para os próximos tentantes de computer based, que, se tiverem oportunidade, visitem o local de prova pretendido e TESTEM os equipamentos antes. Esse problema que aconteceu comigo eu jamais poderia prever, visto que eu ja tinha feito prova lá e tinha sido tudo perfeito, mas, infelizmente, aconteceu esse problema que me custa (muito) dinheiro, tempo, energia e abala meu psicológico por sabe deus quanto tempo. Espero que ninguém mais passe por isso e acho bom alertar essa intercorrencia.
Olá Jamile! Quando fiz a prova lá ainda não tinha o teclado antirruído. Que pena que isso ocorreu contigo. Vale fazer a reclamação formalmente para a Winner e tentar o contato com o IDP, para ver se eles oferecem outra prova.
Já tive problema com o IELTS em outras unidades. Uma vez numa paper-delivered do IDP em SP, mas também saí frustrada e não reclamei no dia formalmente, no formulário que eles fornecem. Quando reclamei por e-mail depois para o IDP, informaram que eu teria que ter reclamado no dia e preenchido esse formulário. Depois tive problema na Impacta, computer-delivered de SP da British Council, e reclamei no dia. Aí deu certo e forneceram outra prova. Enfim, o importante é falar no momento do problema pra ver se resolvem na hora (trocar seu teclado por exemplo), ou reclamar nesse formulário após a prova.
De qualquer forma, valeu o alerta aqui, pois não havia esse tipo de teclado na época que fiz e postei aqui sobre. Assim as pessoas já vão mais preparadas para teclar mais forte.
Mas não desanima não! Keep going!
Muito obrigado pelas informações!
Imagina! Espero ter ajudado. ☺️
Muito obrigado pela dica sobre as respostas não estarem numeradas umas abaixo das outras, mas sim lado a lado.
Mesmo após ter lido a sua dica, fiz o simulado agora e cometi o erro de ir do item “1” direto para o item “3”, pois o “3” estava abaixo do “1”.
Tudo de bom para você!
Muito obrigada pelo post, dicas valiosas!!