Um dos nossos objetivos em nossa viagem exploratória pelo Canadá este ano foi abrir uma conta bancária, mesmo como turistas. Vou contar neste post como foi agendar com os gerentes ainda no Brasil, e a experiência com a abertura e manutenção da conta até então. Já adianto que abrimos no TD Bank (Canada Trust).
Ainda no Brasil…
Após eu pegar os contatos em grupos no Facebook, contatei gerentes brasileiros em bancos diferentes de Toronto e consegui retornos positivos com 2 deles, dos bancos: Scotiabank e o BMO (Bank of Montreal).
Quem respondeu primeiro foi o gerente do BMO, dizendo que era possível, sim, abrir a conta para turistas. Os benefícios do BMO para uma conta como turistas informados pelo gerente: transações ilimitadas; 1 ano sem tarifa de manutenção; outras possibilidades de isenção depois do primeiro ano da conta.
Já o do Scotiabank informou as seguintes características da conta: direito a 12 transações mensais a CAD$3.95 cada; possibilidade de transações ilimitadas após nossa ida definitiva.
Entre esses, escolhemos o Scotiabank, após ler reviews positivos e ver que o app e o sistema online deles eram bons – afinal, iríamos usar bastante.
A saga que deu errado
Marcamos ainda no Brasil com o gerente do Scotiabank e ele disse que havia deixado tudo pronto, então só precisaríamos assinar os documentos pessoalmente na data marcada. Porém, chegando no banco no dia agendado, durante a nossa estadia em Toronto, o gerente não estava lá e ninguém sabia da nossa conversa. Um gerente que estava no local no dia não quis abrir pra gente e não conseguiu contatar aquele com quem conversei por e-mail. Imagine como fiquei! 😤
Sentamos em um Tim Horton’s e comecei a mandar e-mails aos outros gerentes, tentando marcar uma data. Por fim, consegui uma resposta positiva de um outro gerente, do TD Bank, banco que li ainda mais resenhas positivas, por ser um banco ainda mais moderno. Agendamos para o outro dia – que alívio! Apesar daquele período perdido na viagem.
O gerente do BMO também respondeu de forma solícita, mas acabamos escolhendo o TD mesmo por ter boas recomendações de conhecidos. (Lembrando que o BMO também tem boa reputação pelo o que li, então depende do que você prefere, mesmo.)
O banco que escolhemos e deu certo: TD Bank
Fomos muito bem atendidos no TD (unidade da Shops at Don Mills, em North York) já desde a recepção e o gerente Rodrigo Gonsalez foi muito atencioso e competente. Ele nos ofereceu uma conta com as seguintes características: taxa de manutenção de C$3.95 se a conta tiver menos de C$3 mil, caso tenha mais que esse valor, há isenção da taxa; direito a 12 transações mensais. Há diversos planos disponíveis, então podemos migrar de plano quando estivermos morando lá e pegar uma conta com transações ilimitadas.
Acabamos abrindo a conta mais básica mesmo, que informei acima, e é uma conta conjunta – tanto minha quanto do meu marido. Só precisamos apresentar os nossos passaportes e um endereço. Queríamos passar o nosso endereço do Brasil (como os outros gerentes pediam), mas ele disse que podíamos apenas informar um endereço de algum conhecido no Canadá, só para conseguir cadastrar a conta; então passei o de um casal de amigos nossos, em Toronto.
Após assinarmos o contrato, o Rodrigo forneceu um iPad para que cadastrássemos nossos logins no app do banco. E pronto! Conta criada e pronta para uso. 🤩
Nossa experiência com o TD Bank até então
Temos mantido mais de C$3 mil na conta para não pagarmos a taxa de manutenção. Conseguimos acessar nosso saldo e fazer transações diretamente pelo app do TD. É um app simples, mas realmente intuitivo e rápido. Até então não precisamos entrar em contato com eles para nada do dia a dia.
Uma coisa um pouquinho negativa foi que nossos amigos receberam cartas em nossos nomes, e eu preferia que isso não acontecesse. Além disso, o teor de uma das cartas era muito importante e precisaremos correr atrás do que ela informou.
A carta informava sobre uma mudança na lei Canadian Income Tex Act, que exige que titulares que residam no exterior do país apresentem ao Canada Revenue Agency (CRA) – via banco, no caso, o TD – seus Taxpayer Identification Number (TIN) de seus países de residência, o que seria o CPF no Brasil. Ou seja, precisaríamos ou ir pessoalmente em uma agência, ou mandar por correio os números dos CPFs, ou mesmo ligar lá e informar tais dados. Fica mais essa dica… Pois pode ser que agora, já ao abrir a conta, seja preciso fornecer o seu CPF se você ainda residir no Brasil ou outro país que não o Canadá.
Dúvidas comuns sobre o assunto
Quais as vantagens de abrir conta no Canadá ainda no Brasil?
Essa foi uma das questões que fizeram mais de uma vez no Instagram do blog, quando postei sobre isso durante a viagem.
O primeiro motivo é que, com a conta aberta no Canadá, você pode transferir o dinheiro aos poucos, aproveitando as baixas do dólar. Dependendo das baixas, compensa mais mandar o dinheiro para lá do que deixar ele rendendo aqui, como no Tesouro Direto (como fazemos). A diferença acaba compensando, dependendo do dólar que você pegar e da data em que irá em definitivo para o Canadá. Como pretendemos ir entre o fim de 2019 e começo de 2020, para a gente já compensa tirar da aplicação no Brasil para enviar, quando o dólar fica em baixa.
O segundo motivo é que ajuda ter quase ou todo dinheiro no Canadá quando você for morar lá. E isso leva a outros benefícios. Primeiro, você pode ter vantagem na disputa por um apartamento ou casa para alugar, especialmente se você for morar em Toronto ou em Vancouver, onde essa disputa é acirrada. Muitos proprietários ou administradoras prediais podem pedir o seu extrato bancário para comprovar se você tem em conta dinheiro suficiente para pagar pelo aluguel por 1 ano. O segundo benefício de ter o dinheiro lá é poder comprar o que necessitar sem ficar esperando para transferir mais dinheiro, passando apertado nesses períodos. Dependendo dos seus gastos e do limite de transferência pelo Transferwise ou outra empresa, você pode precisar de mais dinheiro do que consegue transferir a cada vez ou em cada período.
Além disso, como o terceiro motivo, você vai criando um histórico no banco. Lembrando que não é histórico de crédito, que explico a seguir. O que falo é o histórico no banco, mesmo, que pode resultar em mais benefícios e facilidades por você ter já um tempo de conta. Tais benefícios dependem de banco para banco.
Abrir conta bancária como turista permite já ir criando um histórico de crédito?
Não! Esse você só cria quando tiver a conta bancária atrelada a um SIN (Social Insurance Number) – que é obtido com visto temporário de estudo ou trabalho, ou mesmo com o permanente (de residente).
A quem não sabe, um bom histórico de crédito é criado quando você é, basicamente, um “bom pagador”. Ele permite que você tenha limites mais elevados no cartão de crédito e até a conseguir um maior valor de financiamento com o banco, para a compra de carro ou casa/apartamento.
Abrir conta como turista permite obter o cartão de crédito?
Não! Você só conseguirá ter cartão de crédito com uma conta atrelada a um SIN.
Abrir conta bancária no Canadá antes de ir é necessário?
Não! Apenas facilita nos fatores mencionados antes, mas nada impede de você abrir somente quando for em definitivo.
E aqui eu aproveito para dar um conselho: abra a conta apenas se você tem certeza de que irá morar no país!
Isso porque, além de ser um pouco burocrático, o gerente do TD informou que não é simples transferir o dinheiro do Canadá para uma conta do Brasil, caso decidíssemos não ir para o Canadá e precisássemos fechar a conta. Não sei os detalhes, mas com certeza você poderia perder dinheiro dependendo da cotação do dólar e real. Além disso, você precisará fechar a conta no Canadá, provavelmente, e nem sei se isso é possível de ser feito à distância.
Eu tenho que mudar de conta quando tiver o SIN?
Não! Perguntei a todos os gerentes e todos eles disseram que é preciso apenas apresentar o SIN para que eles o cadastrem em sua conta já existente. Depois, com o SIN, o que você pode fazer é mudar de tipo de conta, pois com ele há mais possibilidades – estas dependem de banco para banco.
Como transferimos dinheiro para a conta?
Transferimos pelo velho e bom Transferwise (clique no link para se cadastrar e ter direito a uma transferência de até 500 reais, sem taxa, pelo sistema). As taxas de transferência são boas e é muito prático transferir por ele, pois é só online. Para as regras de transferência e limites, consulte o site.
Como acompanhar o dólar para transferir nas baixas?
Aconselho a fazer isso de 3 formas:
- Você pode digitar sempre no Google a pesquisa “CAD to BRL” que ele irá mostrar a cotação atual do dólar comercial. É prático porque você pode rapidamente pesquisar isso na barra do seu navegador.
- Salvar este link do Transferwise que também mostra a cotação atual do dólar comercial, e creio que seja mais exata que a do Google.
- Acompanhar o Instagram @dolarnabagagem. E não é jabá, indico porque ele tem sido muito útil para mim. Ele faz stories diários mostrando o status de abertura e fechamento do dólar americano (com isso, podemos ter uma ideia do dólar canadense), explicando as alterações, perspectivas e até indicando quando fazer compra da moeda. Inclusive, ele sempre indica a fazer compras parciais para criar uma “média”, pois, como o dólar oscila muito, nas baixas é bom comprar e não esperar somente um valor super baixo, que pode nunca acontecer no período em que espera. Essa é uma das ótimas dicas dadas no perfil e que estamos aplicando já.
Os contatos dos gerentes dos bancos BMO e TD Bank
Vou indicar aqui os dois gerentes que contatei e foram solícitos.
Lembrando que é preciso entrar em contato com eles por e-mail para marcar a data de abertura!
Joao Paulo Kussler – BMO (Bank of Montreal)
Bloor and Lansdowne – 1293 Bloor Street West, Toronto, ON
E-mail: joao.kussler@bmo.com
Rodrigo Gonsalez – TD Canada Trust
Shops at Don Mills – Transit #0241 I 15 Clock Tower Road, Toronto, ON
E-mail: rodrigo.benitezgonsalez@td.com
—
É isso! Espero ter sanado quaisquer questões sobre o tema.
Se tiverem mais dúvidas, perguntem nos comentários e eu tentarei responder. 🙂
20 comentários
Esse post é valiosissimo! Muito obrigada por toda as informaçoes!
Bjs e muito sucesso no plano de vcs!
Olá, passaremos um mês no Canadá. Será que vale a pena criar a conta corrente no Canadá,?
Olá Ligia. Eu mencionei as vantagens de abrir conta no Canadá no post, entre outras informações. Cabe a cada um avaliar se vale ou não a pena conforme o que mencionei. Para nós, valeu.
com essa conta de turista e cartões de débito, é possivel locar carros, usar UBER e demais serviços?
Voce receberá um cartão de débito normal, aí você tem que se atentar com as regras de uso, taxas etc do banco onde abrir. Sobre o que perguntou, portanto, tem que verificar se cada serviço desse aceita cartão de débito. Se aceitar, é pra dar certo, sim.
Nossa muito obrigado! Estava procurando estas informações hoje mesmo, como a cotação está oscilando muito nos últimos meses e vou agora em outubro, estou pensando seriamente em fazer isso. Acredito que será viável, mesmo minha estadia sendo de apenas 3 semanas.
Fico feliz em ajudar! Acho que dá tempo sim. Tente contatar um dos gerentes com antecedência por e-mail pra marcar o dia e dará certo. 🙂
Ola, estou no Canada como turista e recebi a mesma carta solicitanto o TIN, fiquei na duvida, mas lendo seu post ja ficou tudo claro.. MUITO OBRIGADA!
*Desculpem a falta de acento.
Olá Regiane. Fico feliz em ter sanado sua dúvida. 🙂
Obrigada pelo feedback!
Olá. Também abri uma conta no TD na minha visita exploratória pois vou morar lá em 2020, e venho enviando dinheiro para a conta. Porém estou precisando efetuar uma transferência para pagar a tuition do meu College e pelo Easy Web não estou conseguindo, só aparece opção da Interact e transfer que você cadastra um e-mail e numero de telefone móvel,mas não acho um campo (opção) para colocar a conta do destinatário (Faculdade). Já fizesse alguma transferência pela sua conta? Preciso de ajuda.
Olá Alyssa! Já fiz transferência pela minha conta do TD sim. Não é preciso informar o número da conta do destinatário, só os campos que eles pedem bastam. Transferência “e-Transfer” quer dizer que o email é atrelado à conta bancária. Inclusive, você pode cadastrar seu e-mail na sua conta para que as pessoas transfiram dinheiro pra você só utilizando o seu e-mail. Dá uma olhada no FAQ do TD que eles explicam bem lá como isso funciona.
Okay, obrigada!!
Ola , como você fez com a questão de imposto de renda no Brasil? Você teve de declarar essa conta do Canadá em seu IRPF do Brasil?
Olá Israel! Sim, deve-se declarar no Imposto de Renda e fizemos isso. A gente declarou a conta no exterior e convertemos o valor dela para o real, inclusive.
Olá, você saberia me dizer se consigo fazer compras on-line com este cartão da conta que abriu no Canadá? Obrigado
Olá Guilherme. O cartão é de débito, normal.
Oi tudo bem? estou com viagem marcada para Toronto ano que vem, e é melhor abrir uma conta turista ou utilizar um cartão pré pago?
Excellent post. Muita sorte pra você, sua ajuda foi valiosa para mim. Obrigada.
Olá, Viviam, tudo bem? Gostaria de fazer uma pergunta: o gerente Rodrigo Gonsalez é brasileiro? Obrigada!
Olá Julia, ele é sim.