A The Conference Board of Canada, organização de pesquisas econômicas sobre o país que trabalha de forma independente do governo, realizou uma pesquisa e sugere em seu relatório “450,000 Immigrants Annually? Integration Is Imperative to Growth” que haja um aumento do número de imigrantes no Canadá até 2040, devido ao envelhecimento da população e à decrescente taxa de natalidade.
Atualmente, o Canadá admite cerca de 300 mil imigrantes ao ano, e o relatório sugere o aumento em 150 mil ao ano até 2025, totalizando 450 mil imigrantes a cada ano, a partir de 2018 até 2025. De 2025 a 2040, há ainda a proposta de haver 528 mil convites de imigração por ano. Ou seja, em 22 anos, de 2018 a 2040, o Canadá poderia receber mais de 11 milhões de imigrantes.
O Advisory Council on Economic Growth, do governo canadense, no entanto, havia sugerido em outubro de 2016 que houvesse um aumento de 450 mil imigrantes ao ano até 2021 (confira o relatório oficial). Porém, segundo o The Conference Board of Canada, o período deve ser maior que esse para que haja mais benefícios para a economia do país.
Ao receber cerca de 450 mil imigrantes por ano até 2025, e depois 528 mil por ano até 2040, segundo o relatório da organização, refletiria na diminuição da pressão fiscal que o governo pode vir a ter, especialmente pela população estar envelhecendo.
O board analisou três cenários: o primeiro com menor taxa de aumento de imigrantes, o segundo com um valor médio e o último, com a maior taxa. Após comparativos entre todos eles, considerando vários fatores da população e da economia, a última proposta (com a maior taxa de imigração) seria a melhor para o país.
Por que o Canadá quer mais imigrantes?
O relatório do The Conference Board of Canada mostra bem esse porquê. A taxa de pessoas com mais de 65 anos no país tende a aumentar de 16,5% a 24% até 2040. Isso resulta em menos gente trabalhando, maior gasto do governo com pensões, aposentadorias e com o sistema de saúde – portanto, significa uma piora da economia futuramente.
Outro cenário preocupante é que, além do envelhecimento da população e maior número de óbitos, há ainda a diminuição do índice de natalidade. Enquanto o aumento anual da população gira em torno de 114 mil pessoas atualmente, até 2033 pode diminuir a perto de zero – até 2040 pode ter uma diminuição anual de até 30% do número de habitantes.
Por esses motivos, o governo canadense e a organização em questão procuram discutir qual deve ser a taxa de aumento de imigrantes nos próximos anos e o período a manter tal número de convites. Com isso, esses futuros problemas podem ser solucionados.
As melhorias e os cuidados que o governo canadense deve ter
Segundo o The Conference Board of Canada, o período maior do alto número de imigrantes contribuiria em diversos fatores: no aumento do valor de Gross Domestic Product (GDP), diminuição dos gastos do governo em saúde (uma vez que os imigrantes têm em média 12 anos de idade a menos que os atuais habitantes), maior arrecadação fiscal (já que os imigrantes trabalharão e demorarão a se aposentar), entre outros.
Enquanto isso, o aumento até 2021 sugerido pelo governo só diminuiria os gastos no sistema de saúde nos próximos anos, com um menor aumento na economia geral, não sendo suficiente para chegar ao melhor cenário que o board propõe.
Por outro lado, o aumento total sugerido até 2040 pode prejudicar o país caso o mercado de trabalho não melhore – atual desafio que os imigrantes encontram -, de acordo com o board. Para evitar isso, é sugerido que o país maneje bem os imigrantes, de forma que os gastos com eles não sobrecarreguem o governo, enquanto faça uma boa integração dos imigrantes na sociedade. Dessa forma, os benefícios previstos acontecerão de fato.
Então, para haver as melhorias na economia, segundo o pesquisador Kareem El-Assal, da The Conference Board of Canada, é preciso que a discussão vá além dos números sugeridos. “As barreiras de contratação que o imigrantes experienciam estão privando o Canadá de colher os frutos dos benefícios à economia”, afirma. “O nível de diálogo sobre o futuro da imigração no Canadá deve ir além dos números, para abordar sobre como o Canadá pode integrar melhor os imigrantes ao mercado de trabalho”, completa.
O que essa discussão resulta para os futuros imigrantes?
Em um cenário ou outro, quem acaba ganhando são as pessoas que querem imigrar para o Canadá nos próximos anos. Afinal, quanto maior a demanda por imigrantes, menor tende a ser a nota de corte mensal do Express Entry (que está atualmente entre 433 a 438, como pode acompanhar na página do blog no Facebook). Consequentemente, a exigência sobre os candidatos de imigração pode diminuir.
No entanto, é importante lembrar que as regras de imigração sempre mudam – podendo ou não facilitar a pontuação e seleção dos candidatos -, e que o Canadá quer pessoas capacitadas e jovens para que haja uma real melhoria para o país. Então, só o futuro dirá se a imigração canadense tende a ser mais fácil, mas essas discussões e a necessidade do governo em aumentar a população é, com certeza, algo positivo a quem pretende imigrar no Canadá.
Nenhum comentário