Começo no blog um tipo de post onde pretendo responder perguntas comuns que encontro nos fóruns, em outros blogs e vlogs, ou mesmo as dúvidas que os leitores mandarem. Por isso chamo de FAQ (Frequently Asked Questions).
Lembrando que não sou agente de imigração, apenas pesquiso bastante sobre o assunto e sei um pouco a realidade canadense. Então, neste post, você encontrará as minhas opiniões conforme o que já li ou minhas experiências.
Bom, vamos lá… As empresas do Canadá querem ou contratam profissionais que ainda estão no Brasil?
A resposta é: depende.
Primeiramente, depende da sua carreira: da sua área de atuação e da sua experiência.
Se você é formado em uma área de alta demanda por lá, e as empresas não encontram profissionais da área no Canadá, você já tem chances. Porém, vai depender muito também da sua experiência e conhecimento no que faz, pois as empresas canadenses só contratam do Brasil ou outros países caso o profissional seja excepcional, o “ponto fora da curva” como eu costumo dizer.
Por exemplo, meu marido é da área da computação e desenvolvimento de softwares e aplicativos – uma área de altíssima demanda no Canadá -, e ele manda currículos para empresas canadenses desde 2015, com o resume e cover letter já adequados para o país, conforme orientações profissionais de lá (do VanHack). E nada até agora. Algumas empresas bacanas (afinal, a maioria não responde nada) responderam pra ele dizendo que preferem contratar profissionais que já residam no Canadá.
Do ponto de vista da empresa, realmente faz sentido por diversos motivos:
- Ela provavelmente quer preencher a vaga rapidamente, e toda a burocracia para levar um profissional de fora do país demora (mínimo de 3 meses e até mais ou menos 6 meses). Geralmente é pelo Temporary Foreign Worker Program.
- A empresa deve despender uma taxa para fazer tal processo, de LMIA (Labour Market Impact Assessment), que parte de C$ 1 mil.
- A companhia deve provar ao governo diversos fatores para conseguir liberar o visto de Work Permit ao candidato estrangeiro, como: ter buscado profissionais no canadá por pelo menos 1 mês, ser uma empresa com faturamento mínimo estipulado pelo governo, estar no mercado há alguns anos, etc. Essas regras sempre mudam, então não vou especificar aqui. O que quero dizer é que as exigências são muitas.
- Se ela encontra profissionais já legalmente residindo no Canadá, por que passar por tudo isso para contratar alguém de fora?
Então, se você realmente não for um profissional muito demandado, e não encontrado por lá, tem poucas chances de ser contratado ainda do Brasil.
Entretanto, se conseguir imigrar ou ir por outro meio legalmente, com permissão para trabalhar (Work Permit) – como por exemplo, a(o) cônjuge ir com Study Permit -, e estiver morando no país, aí sim tem bem mais chances. Afinal, estará concorrendo igualmente com outros residentes. Se for residente permanente, por meio do Express Entry, melhor ainda para a empresa e para você.
Outro fator muito importante a se considerar é se a sua profissão é regulamentada no Canadá. Se for, para conseguir trabalhar na área é preciso fazer a validação de diploma. Profissionais de engenharia, enfermagem, medicina e arquitetura são alguns exemplos de profissionais que precisam passar por esse processo, caso queiram trabalhar com tais títulos no país.
Apenas para explicar brevemente, a validação do diploma no Canadá envolve reconhecer o seu diploma por uma instituição reconhecida pelo governo canadense (como o WES), realizar provas e às vezes até estágios no país para exercer a profissão. É caro e demorado, por isso muita gente que possui profissão regulamentada prefere fazer novamente o curso no Canadá. Como eu não passei por isso, sugiro pesquisar na internet como isso é feito para a sua profissão.
Embora seja difícil, o “não” você já tem, não é mesmo? Então, apesar de rara uma contratação enquanto você ainda estiver no Brasil, eu acho que ainda vale enviar seu resume e cover letter para as empresas canadenses.
Confira o post onde indico 5 sites para buscar emprego no Canadá e procure as vagas que você deseja neles!
É isso.
Tem mais dúvidas? Comente!
1 comentário
o meu sonho e de ir para o canada o mais breve possivel aqui no brasil esta muito dificil de viver sou aposentado mais que ganho dar muito para sobreviver entao desejo ir p/canada afim de trabalhar e ate estudar aceito proposta de trabalho de gari cobrador de onibus copeiro serv.gerais aux.cozinha e outros sou formado em bacharel em psicologia espero ter retorno deste e desejo a todos felicidades