Boa notícia aos futuros torontonians! Ou quem vai viver na Greater Golden Horseshoe (que inclui a Greater Toronto Area): o preço de imóvel começa a cair. A novidade está em todos os meios de comunicação da região, como na CBC.
Após medidas do governo de Ontario (Ontario’s Fair Housing Plan) em abril, para ajudar as pessoas a adquirirem um imóvel – incluindo um imposto de 15% para compradores estrangeiros (Non-Resident Speculation Tax, ou NRST) -, os preços dos imóveis caíram aproximadamente 43% em comparação a junho de 2016.
Um dos resultados disso já é visível, pois houve um grande aumento de anúncios de imóveis nos últimos dois meses (maio e junho). Segundo o presidente do Toronto Real Estate Board, Tim Syrianos, muitos proprietários anunciaram rapidamente seus imóveis porque viram que os preços já atingiram seus valores máximos.
Agora, com a concorrência dos anúncios, a tendência é que o preço caia ainda mais, elevando o poder de compra dos residentes.
Para quem não sabe, essa região de Ontario tem o preço de imóvel elevado por volta de 6,3% a cada ano, chegando a valores absurdos nos últimos tempos. A consequência é a diminuição do poder de compra de uma propriedade pelos residentes e cidadãos.
Estrangeiros, na maioria chineses que nem residem no país, compram muitos imóveis e no valor máximo. Isso acabou contribuindo com o aumento dos preços nos últimos anos, inclusive em Vancouver. British Columbia, com isso, desde agosto de 2016, tomou a mesma medida de cobrar 15% a mais para a compra de imóvel por estrangeiro, e teve bons resultados. Então o governo de Ontario seguiu a mesma linha.
Para quem vai como residente permanente, a queda do valor de imóvel por lá é ótimo porque aumenta a nossa chance de comprar uma propriedade no futuro. A esperança, portanto, é que os valores continuem a cair, e que não cheguem ao patamar em que estavam antes.
Nenhum comentário