Um dos primeiros passos ao decidir que irá entrar no pool do Express Entry é fazer o IELTS (International English Language Testing System), exame de inglês oferecido pela British Council que geralmente é realizado em unidades da Cultura Inglesa.
O IELTS tem dois tipos de prova: General e Academic. Para o processo de imigração do Canadá é preciso fazer o IELTS General. Mas vou explicar um pouco sobre o Academic aqui também.
Eu acho que marcar a prova do IELTS é o primeiro passo concreto a ser feito antes de entrar no pool de candidatos da imigração.
As dicas para ir bem no IELTS, conforme meus estudos, eu dou em outro post! São muitas. 🙂
Para quando marcar?
O correto é você ter entre dois e três meses para estudar o IELTS, mas depende muito da sua disponibilidade de estudo. Uma opção para as pessoas mais ocupadas é fazer um curso preparatório de IELTS, que algumas escolas (como a Cultura Inglesa) oferecem.
A nota sai após 13 dias corridos no site do IELTS, e pode demorar para chegar por correspondência a folha oficial com suas notas, dependendo de onde você mora. Para quem é de São Paulo, após os 13 dias, ainda pode demorar mais 1 semana mais ou menos (se você não for buscar pessoalmente, é claro). Para quem é de cidade diferente da que é feita o exame, pode chegar a 2 semanas.
Com isso, quero dizer que se você pretende entrar no pool do Express Entry daqui 3 meses, é melhor marcar já o exame para daqui 2 meses, que terá a folga de 1 mês até sair a nota e você recebê-la em casa. Você só consegue entrar no pool com a folha oficial, pois online você não tem acesso a uma data que o formulário do EE pede (de assinatura/emissão). Nesses 2 meses, pode ir estudando.
É uma prova longa, cansativa, com diversos sotaques e tipos de textos, com vários tipos de perguntas e respostas, e além de tudo você deve fazer cada etapa da prova num determinado tempo. É bem corrido! Então, você deve conhecer bem as regras do exame antes de realizar a prova.
Ou seja, para alcançar a nota necessária pra você, não é apenas melhorar seu inglês como um todo, mas se preparar mesmo! Fazer testes em casa no tempo determinado da prova, ver onde está errando, estudar seus pontos fracos, etc. Isso leva tempo até você pegar o jeito e estar preparado!
Como eu estudei?
Em vários lugares há a indicação da leitura do livro oficial sobre IELTS, o The Official Cambridge Guide to IELTS: For Academic & General Training, e foi o que eu fiz. Reservei um mês só para ler o livro e fazer os exercícios e simulados que ele tem. Sério, é muito bom! Prepara mesmo para o exame e com certeza foi o que mais me ajudou.
Também assisti a muitos vídeos com dicas pra IELTS, destes 3 canais no YouTube: Learn English with Emma [engVid] (link), Learn English with Adam [engVid] (link), e IELTS Liz (link). São excelentes pra complementar os estudos!
E, por último, mas algo essencial pra mim, foram as aulas preparatórias que fiz com o professor Ian Haponiev – marcado via iTalki (use este link, pois assim você ganha $10 em créditos e eu também!). No Italki ele pode ser encontrado como Ian H. Ele é inglês e ex-examinador do IELTS, e atualmente é focado em ensinar sobre IELTS online. Mas tem muitos outros por lá, que você tem como opções também.
As aulas foram importantes porque ele passou as dicas como examinador e conforme as regras do IELTS, e passou muitos exercícios. Além disso, corrigiu meus textos de Writing e indicou o melhor caminho para melhorar os textos. Por ele ser inglês nativo, ainda treinei meu ouvido ao inglês britânico e ao idioma, falando e escrevendo.
Marquei no total 8 aulas, onde ele abordou todas as etapas do IELTS, mas principalmente Speaking e Writing (que foi o que contratei com ele por ter menos confiança nesses dois módulos). Acho que foi o suficiente, porque fiz as aulas após eu ter lido o livro que citei anteriormente. Aí nas aulas eu mais coloquei em prática mesmo, pois já estava bem informada sobre o formato da prova e sabia minhas dificuldades maiores.
Editado em 28/02/2019:
Fiz novas aulas, em 2018, com a Soraya Quirino – confira o site dela. Ela é uma brasileira que reside no Canadá e é especializada em IELTS, inclusive para quem deseja alcançar o CLB 9, como eu. Fiz aulas de speaking e writing com ela e gostei até mais que as aulas do Ian, mencionado acima. Super recomendo! Vale o investimento para que você não precise fazer muitos IELTS para tentar o CLB 9.
Quais são as etapas do IELTS?
O exame todo tem quatro módulos: Speaking, Listening, Reading e Writing. Explico sobre o formato de cada um.
Speaking
- Duração: 11 a 14 minutos
- Seções: 3
- Igual para General e Academic? Sim
O Speaking é o único módulo feito num horário (e talvez dia) diferente, a escolher por você na hora de marcar.
Nele um examinador te faz perguntas em 3 etapas:
- Sobre um tópico pessoal ou familiar.
- O examinador te entrega um papel com um tema e você deve anotar alguns pontos que irá responder – você tem 1 minuto para fazer isso. Depois, você deve falar sobre o tema por mais ou menos 2 minutos.
- O examinador vai fazer questões referentes ao que respondeu sobre o tema dado.
Algumas dicas que adianto é: atente-se a responder à questão claramente. Se não responder, perderá pontuação. Explique sempre o porquê da sua resposta e quando possível dê exemplos e fale experiências próprias. Nunca responda apenas “yes” ou “no”!
Minha experiência na prova e nota final:
O Speaking foi o que mais tive falta de confiança, pois não tenho o costume de falar inglês – até por isso contratei o professor inglês pelo iTalki. Embora eu tivesse melhorado bem minha pronúncia e “fluência” (se é que posso dizer isso) com as aulas, eu fiquei bem nervosa e uma hora no Speaking eu enrosquei numa frase, onde não lembrava uma palavra. Com certeza isso atrapalhou meu resultado, e também talvez o fato de eu ter usado poucas palavras complexas (tive essa impressão).
Enfim, tirei 6.0 no Speaking. Eu queria alcançar 7.0, mas ok, foi o suficiente pra ser spouse no Express Entry.
Listening
- Duração: 30 minutos + 10 minutos só para transferir para a folha de respostas
- Seções: 4 com 10 questões cada
- Igual para General e Academic? Sim
A segunda parte do exame (que inclui os 3 demais módulos) inicia com o Listening. Aqui você irá ouvir alguns áudios e deverá responder questões sobre eles. Essas perguntas estarão em diferentes formatos: para você completar a frase, múltipla escolha, entre outras.
São 4 seções com 40 questões no total, cada uma com 4 tipos de áudio:
- Conversa entre 2 pessoas.
- Monólogo sobre um assunto de forma mais informal.
- Conversa acadêmica entre 2 ou mais pessoas.
- Monólogo acadêmico (apresentação de um estudo, por exemplo).
Duas dicas que adianto também, porque são de extrema importância aqui: preste atenção no que a questão instrui, porque você pode ter de responder com apenas uma palavra, ou uma palavra e/ou um número, duas palavras, etc (no máximo até três palavras e/ou um número).
Outra dica é: se não ouvir a resposta de uma questão, esqueça e continue prestando atenção no áudio, porque ele não será repetido! Ou você irá perder as demais respostas.
Minha experiência na prova e nota final:
O Listening é outra seção que desde os testes em casa eu senti dificuldade. Ele tem vários sotaques (britânico, australiano e americano) e as conversas incluem números e muitas informações de uma vez.
É um tanto quanto pausada a fala, sim, mas é fácil se perder – mesmo entendendo tudo. Acredito que seja porque você tem que ler as questões e entender o que deve responder ali, ao mesmo tempo em que presta atenção no áudio. E deve responder com as palavras exatas do áudio! Então, eu sempre perdia algumas respostas.
Com isso, tirei 6.0. Eu esperava tirar 7.5 pelo menos – média que cheguei fazendo o exame em casa -, mas ainda assim foi suficiente pra ser spouse no EE. Para ter mais pontos no Express Entry, é preciso tirar acima de 8.0 (6.0 a 7.5 contam os mesmos pontos como spouse).
Reading
- Duração: 60 minutos (você quem deve administrar o tempo para passar para a folha de resposta nessa 1 hora)
- Seções: 3 com 40 questões no total
- Igual para General e Academic? Não
As 3 seções são:
- 2 ou 3 textos curtos (como propagandas, anúncios, etc)
- 2 textos sobre trabalho ou empresa (como instruções ou manual)
- 1 texto longo
As questões vão ficando mais difíceis conforme avança a seção. Então lá vai uma dica essencial: dedique mais tempo na última seção, do texto mais longo.
As perguntas pedem as respostas em diferentes formatos: de completar a frase, múltipla escolha, falso/verdadeiro/não informado (true/false/not given), linkar títulos (dados pela questão) com parágrafos do texto, entre outros.
A primeira seção é fácil e o ideal é gastar até 12 minutos com ela apenas, deixando 15 minutos pra segunda seção e de 18 a 20 minutos pra terceira – com isso, restam de 15 a 10 minutos pra você passar as respostas pra answer sheet (que deve estar contabilizada nos 60 minutos do exame, porque ele não dá um tempo extra pra isso).
No próximo post eu explico as dicas para não se perder muito nesse módulo do IELTS e como eu fiz. Foi a melhor nota que tirei (8.0), então minha tática deu certo pra mim. Conto depois no outro post!
Diferenças entre Reading General e Academic
Os textos do General são mais de “dia a dia”, que costumamos ver, enquanto no Academic os textos são mais voltados à ciência – por exemplo, um estudo sobre um tipo de planta. Com isso, ficam mais complexos.
Minha experiência na prova e nota final:
O reading eu consegui algumas táticas que deram muito certo pra mim, e foi o módulo que menos tive dificuldade. Acho que o fato de eu estar acostumada a ler bastante (sou da área da comunicação) talvez tenha me ajudado a ter uma leitura mais rápida dos textos – e claro que não li alguns deles inteiros, uma das dicas que darei com mais detalhes no próximo post.
Enfim, tirei 8.0, a minha melhor nota e que salvou o meu overall (nota final que considera todas as notas dos módulos).
Writing
- Duração: 60 minutos (no total)
- Seções: 2
- Igual para General e Academic? Não
São 2 textos que devem ser feitos, um mais simples e outro mais longo: no primeiro você deve escrever pelo menos 150 palavras; no segundo, ao menos 250 palavras.
É preciso atentar-se a responder muito claramente à questão, desenvolvendo os argumentos. Na segunda task, é importante abordar os lados positivos e negativos, bem como dar experiências e opiniões (mesmo que inventadas).
Agora vou falar as diferenças entre General e Academic, porque assim explico o que é a prova para ambos os casos.
Diferenças entre Writing General e Academic
No Writing acadêmico, a pessoa deve fazer um texto descrevendo uma informação visual (um diagrama ou gráfico, por exemplo), e na segunda seção deve escrever um tema de forma acadêmica (formal) provendo uma solução, avaliando o problema, comparando ideias e opiniões e concluir com um argumento ou ideia.
No General, que eu fiz, o primeiro texto geralmente é uma carta ou e-mail, algo mais informal ou semi-formal (para um familiar, amigo ou colega de trabalho, por exemplo). O segundo é um texto mais formal e impessoal, dissertando sobre um tema e respondendo a uma ou mais perguntas feitas sobre ele na questão.
Minha experiência na prova e nota final:
O Writing foi o que mais prejudicou meu overall, pois para minha tristeza tirei 5.5 – eu pretendia pelo menos 7.0. Aqui eu acho que foi bem injusto mesmo, porque nos testes em casa eu enviava ao meu professor inglês e ele corrigia, dando uma nota (ele é ex-examinador do IELTS, como eu disse) e o feedback do que melhorar. Nunca tirei menos de 6.0 com ele, e nos textos finais com ele foi a média de 7.0.
No exame eu escrevi bastante, bem mais do que foi pedido, e usei connectors, dei exemplos, etc. Até sobraram 10 minutos ao final, onde pude revisar ambos os textos. Realmente não sei o que “deu ruim” rs. Talvez o humor ou conceito pessoal do examinador, já que é uma prova com avaliação mais “subjetiva”. Enquanto meu professor deu certas dicas pro formato do texto, por exemplo, o examinador que pegou meu texto deve preferir de outra forma. Realmente não sei!
É importante lembrar que, apesar de eu achar subjetiva a avaliação em certos pontos, em outros ela tem algumas regras. Como a verificação de: uso de connectors, dar opinião ou exemplos, usar palavras complexas e diferentes formas de frases (past continuous, past perfect e past perfect continuous, por exemplo) e fazer o spelling correto das palavras. Além é claro, de responder às questões da task.
Fiz tudo isso (creio eu), e mesmo assim tirei essa nota. Eu poderia reclamar e pedir uma reavaliação, mas demora até 10 semanas pra ser feita e custa caro – metade do valor do IELTS praticamente. Como o meu overall foi 6.5, não me prejudicou como spouse – embora se eu tivesse tirado meio ponto a mais (6.0), teria conseguido 2 pontos a mais no Express Entry.
Enfim, mimimi à parte, é preciso treinar bastante o writing e ter alguém para corrigir seus textos e indicar o melhor caminho. Se eu não tivesse feito isso, talvez tivesse ido pior.
É isso!
As dicas gerais que posso dar sobre IELTS é:
- Estude o formato da prova mais que tudo.
- Faça muitos testes simulando a prova até no tempo de cada módulo em casa, sem pausas (porque no dia da prova você não tem pausas, o tempo continua mesmo se for no banheiro).
- No período de estudos treine seu ouvido e leitura ao inglês – então, filmes e séries só com legenda em inglês, por exemplo, e leia bastante notícias em inglês (www.cbc.ca é uma dica e você já fica sabendo sobre o Canadá, e www.bbc.co.uk para treinar a leitura de inglês britânico).
Leia aqui as dicas mais específicas para ir bem no IELTS. 🙂
12 comentários
Olá tudo bem?
Meu nome é Maik e estou me preparando (por conta mesmo) para o teste no mês que vem…qdo vc fez o teste e onde?
Olá Maik! Eu fiz o IELTS 3 vezes até então, pois preciso do CLB 9, mas a última vez foi em outubro deste ano. Faço em São Paulo. Já fiz na Faap, Cultura Inglesa de Higienópolis e de Pinheiros.
Olá, tudo bem?
Onde você comprou o livro que você cita? ele vinha com o CD para o listening?
Oi Nayara. Baixei pela internet mesmo ou professores me mandaram. Neste caso já vem com os arquivos de áudio.
Muito Obrigada pelas dicas. Foram muito úteis e me deu um norte pra iniciar o entendimento do formato da prova…não parece muito fácil…mas vamos lá! Te agradeço mesmo!
Adriana – Santo André, SP
Fico feliz em ajudar, Adriana! ☺️
Sugiro ver também os posts novos sobre Ielts e a versão computer-delivered.
Bons estudos e sucesso na prova!
Ola Vi,
Percebi que vc esta ( ou estava, nao sei se continua ) usando um livro que se chama – The Official Cambrige Guide to IELTS, no qual estou estudando por ele tbm e mais algumas colecoes que se chama – Cambridge IELTS 1 – 13 / 14 General Training. Enfim, minha duvida e, os teste dos livros que vc ja leu ou esta lendo, e mais dificil, mais facil ou igual ao do real IELTS ? Essa sera a minha segunda vez mas agora em uma outra escola. Entao o que vc acha ? mais facil, dificil, igual aos officiais teste ?
Muito bom seu site, ta de parabens :)))
Lucas
SP – ZN
Olá Lucas. Estudei acho que todos os livros General e alguns Academic da Cambridge. Fiz todos os simulados do General. A prova é muito parecida sim com os tipos de questões que caem nos livros, mas nunca vi as mesmas questões ou textos por lá. No geral, é excelente fazer os simulados deles porque os estilos e a dificuldade das questões são as mesmas. 🙂
Obrigada pelo comentário e pelo feedback!
Olá, tudo bem ?
Estou pesquisando um professor, mas infelizmente não encontrei o Ian pesquisando o nome dele, sabe se ele ainda da aulas ?
Oi Jeicy! Não sei se ele ainda dá aulas, porque faz tempo mesmo. Mas super recomendo uma das 3 para o IELTS, que pra gente depois acabaram sendo melhores que o Ian: Giovanna Barino (Casal Nerd no Canadá), Soraya Quirino e a Maria Alfaro do English For Canada. Aí veja qual te agrada mais pela metodologia e valor (embora sejam parecidos). 🙂
Ola, eu estou com uma dúvida o Ielts indicator pode ser utilizado para fins de imigração?
Oi Ana, não conheço essa ferramenta. Se for para simular o IELTS a fim de estudos, serve para isso. O IELTS General ainda é requerido na imigração.