Já contei aqui no blog como é a estrutura da prova do IELTS, como estudei e algumas dicas rápidas para realizá-la. Agora, irei dar dicas mais aprofundadas sobre cada módulo: Speaking, Listening, Reading e Writing.
São dicas que peguei de lugares diferentes, que tentei aplicar, e que deram certo comigo.
Speaking
- Seja amigável, sorria e relaxe a postura. A conversa tem que ser a mais natural possível.
- Responda diretamente à questão e depois desenvolva o porquê da resposta: dê exemplos, experiências pessoais, etc.
- Fale bastante, até que o examinador te interrompa sempre que possível. Quando mais você falar melhor. Só tenha certeza que já respondeu a questão logo de início.
- Tente usar diferentes palavras, sinônimos, em um mesmo tópico. Isso mostra que você tem vocabulário amplo.
- Procure usar palavras mais complexas: saia do comum! Por exemplo, ao invés de “I think” (dando sua opinião), você pode usar “I personally believe that…”.
- Palavras de conexão (chamadas de connectors) são essenciais para fazer sua nota se elevar. Alguns exemplos: So, then, thus, though, however, etc. Num outro post eu relaciono todas essas palavras, mas se tiver pressa, pesquise no Google “English connectors”.
- Se tiver dúvida sobre como responder algo, não fique em silêncio pensando. Vá falando porque o tempo está rolando e é o seu inglês falado que será analisado! Você pode falar algumas frases enquanto pensa na resposta, como: “If I have to answer that, I would say that…”; ou “Let me think about that… Well, I personally believe that…”.
- Ao escrever o que irá responder no tema dado em papel, anote apenas as palavras-chaves sobre o que irá abordar. Enquanto responde você pode ir verificando as perguntas rapidamente, para certificar que respondeu tudo.
Listening
- Preste sempre atenção na quantidade de palavras e/ou números pedidas na questão que é preciso ter nas respostas.
- Faça uma leitura dinâmica das questões quando o áudio pedir (ele sempre dá um tempo antes), para saber o que será perguntado e, claro, o que deve responder.
- Tente observar que tipo de resposta a questão requer: número, nome de um objeto, nome de uma pessoa, etc. Assim, facilitará encontrar o que precisa ao ouvir o áudio.
- O áudio só toca uma vez, portanto, preste atenção ao que é falado e vá respondendo as questões enquanto isso.
- Como você ouvirá só uma vez ao áudio, pode acontecer de você perder alguma resposta e perceber isso já nas outras questões. Esqueça a resposta perdida e continue prestando atenção no áudio pra não perder as próximas respostas. Se você ficar tentando recuperar uma resposta na hora, provavelmente perderá as próximas.
- Se perdeu respostas, como comentado no tópico anterior, na hora de passar para a folha de respostas tente adivinhar o que foi falado pelo contexto da pergunta e o que ouviu no geral, e responda algo. Respostas erradas não tiram pontos! Então arrisque acertar.
- Nomes, sobrenomes e números de telefone ou CEP, quando perguntados, geralmente são soletrados no áudio (quando não são nomes fáceis de saber, como John ou Mary). Preste atenção na soletração e vá anotando as letras até formar o nome ou número completo.
Reading
Ao fazer os testes em casa, faça diferentes táticas no Reading para saber qual é melhor pra você. Digo isso porque há diferentes maneiras que você pode fazer essa parte da prova:
- Fazer uma leitura dinâmica do texto, ler as questões e procurar as respostas no que leu rapidamente.
- Fazer uma leitura dinâmica do texto, ler as questões, ler atentamente o texto e ir grifando as possíveis respostas das questões, para depois respondê-las (ou responder no ato da leitura).
- Ler o título do texto para ver do que se trata, ler as questões e ir procurando as respostas no texto enquanto faz uma leitura dinâmica dele, a fim de achar tais respostas.
- Ler o título do texto para ver do que se trata, ler as questões, procurar a resposta da primeira questão no texto, responder, e fazer isso com as próximas perguntas ignorando os parágrafos anteriores às respostas anteriores – apenas quando forem questões específicas, pois as respostas nesses casos ficam na ordem no texto: se a 1ª resposta estiver no 2º parágrafo, a 3ª resposta estará dali em diante e não antes.
O que eu fiz e deu certo? As 3ª e 4ª maneiras!
A 3ª forma para questões de true/false/not given, ou quando era pra dar “match” entre respostas (nome da pessoa com o que foi falado, por exemplo). A 4ª para questões mais diretas, onde só é possível uma resposta.
Outras táticas é sobre responder a answer sheet, afinal, não é dado um tempo extra pra preenchê-la. São duas:
- Fazer o módulo todo e deixar uns 10 minutos no final para preencher a answer sheet.
- Passar as respostas pra answer sheet a cada seção finalizada (lembrando que são 3) ou após umas 3 questões respondidas.
Para mim, deu muito certo a 2ª forma! Achei melhor por 3 motivos: não precisei reservar tempo no final (e até sobrou tempo quando terminei tudo); a cada leva de questões eu já ia conferindo se o que respondi estava mesmo certo enquanto o texto estava fresco na cabeça; e eu desconectava a mente por uns momentos do que li antes para partir para o próximo texto.
Outras dicas de Reading:
- As questões vão ficando mais difíceis conforme avança a seção. Então lá vai uma dica essencial: dedique mais tempo na última seção, do texto mais longo.
- As perguntas pedem as respostas em diferentes formatos: de completar a frase, múltipla escolha, falso/verdadeiro/não informado (true/false/not given), linkar títulos (dados pela questão) com parágrafos do texto, entre outros. Estude em casa todos os formatos de perguntas para saber responder em cada situação.
- Grife informações importantes no texto e/ou anote ao lado do parágrafo do que ele se trata, para localizar melhor as respostas depois – caso você prefira ler o texto todo.
- É comum que pessoas citadas no texto sejam o tema de uma ou mais perguntas. Então, sugiro que você confira se há perguntas relacionadas a pessoas no texto, e circule os nomes que ver no texto para localizá-los mais facilmente.
Writing
- Preste muita atenção ao que a questão pede. É para falar se concorda ou não? É para dar sua opinião sobre um tema? É para comparar dois casos? Fazer um texto que não responda ao que foi perguntado diretamente fará você perder pontos.
- Reserve bem mais tempo pra task 2, pois é mais longa e complexa. Eu preferi deixar no máximo 15 minutos pra task 1, e 45 pra task 2.
- Se restar tempo ao final do módulo todo, faça uma revisão dos textos, pois assim você pode pegar erros de concordância ou spelling (escrita correta das palavras).
- Atente-se também se a task 1 é para ser informal, semi-formal ou formal. Se for para família ou amigos, é informal; caso seja pro chefe ou colega de trabalho ou classe, é semi-informal; se for pra um órgão ou companhia que não conheça ou não tenha contato, formal.
- Use aberturas, palavras e finalizações corretas para cada tipo de linguagem (informal, semi-formal ou formal).
- Por falar nisso, pesquise todas formas de abrir e fechar cartas, já que a task 1 é para isso. Por exemplo, em aberturas, “Dear Kevin” para alguém íntimo (familiar ou amigo), “Dear Mr. Smith” (o sobrenome) para alguém de trabalho ou estudo, “Dear Sir ou Madam” para cartas formais quando você não sabe o nome da pessoa. Para finalizações, “Best wishes” para íntimos, “Yours sincerely regards” para conhecidos, e “Yours faithfully” para cartas formais quando você não sabe o nome da pessoa que iria ler.
- Contrações não devem ser usadas em textos formais e semi-formais, especialmente na task 2. É preciso usar “I am” e “is not” ao invés de “I’m” e “isn’t”, por exemplo, e por aí vai.
- A task 2 é uma redação, e, portanto, deve ser considerada formal – como um trabalho acadêmico.
- Tente escrever mais do que foi pedido, pois 150 palavras pra task 1 e 250 pra task 2 são as quantidades mínimas. Quanto mais se estender (sem enrolar, é claro), melhor, pois o examinador terá mais do seu inglês pra avaliar.
- Imprima em casa modelos de answer sheets da prova de Writing e faça textos neles (aproveite para treinar a prova) pra saber quantas palavras você ocupa em cada página, conforme o tamanho da sua letra. Assim, terá uma noção melhor do quanto escrever.
- Comece o texto parafraseando o que foi dito na questão – e não copiando ela! Refaça a frase do tema para dar contexto às suas ideias que virão a seguir.
- Meu professor disse que responder se concorda ou não (quando a questão é sobre isso) claramente já no primeiro parágrafo, após abri-lo, é uma boa tática. Pois assim a resposta já está ali e o tempo restante é usado no desenvolvimento dos porquês da resposta.
- Use muitas palavras de conexão (connectors) durante o texto. Sem forçar, mas conectando uma ideia à outra quando estiverem em frases diferentes. Por exemplo: however, on the other hand, as the matter of fact, consequently, furthermore, moreover, etc.
- Use sinônimos e palavras complexas, que saiam do comum – assim, o examinador entenderá que você tem um amplo conhecimento de vocabulário, e não apenas o básico.
- Empregue diferentes tempos verbais nas frases ao longo do texto, mas de forma natural, para que o examinador saiba que você sabe conjugar corretamente os verbos e usar tempos verbais. No site English Experts há todas as formas para você relembrá-las.
- Quando mostrar os lados positivos e negativos de um tema, faça em diferentes parágrafos e de forma equilibrada – evite um parágrafo muito longo ou mais de um parágrafo pra um lado, e um pequeno trecho pra outro. Essa também foi uma dica do meu professor.
- Sempre conclua a redação resumindo o que você falou durante o texto e dando sua opinião, respondendo ao que foi perguntado (repita a resposta mesmo que tenha respondido no 1º parágrafo). Boas formas de começar o parágrafo final: to sum up; to summarize; to conclude; in conclusion; in summary.
Dicas gerais para todos os módulos
- Faça diversos simulados em casa! A prova escrita inteira – exceto Speaking, que é feito em um outro momento -, ativando um cronômetro com os tempos determinados para cada módulo: 30 minutos para Listening (tirando os 10 minutos extras que no dia usará para passar pra folha de respostas), 60 minutos para Reading e 60 minutos para Writing.
- Imprima as answer sheets do IELTS para saber como preenchê-las e já faça os simulados respondendo nelas. No site oficial do IELTS tem modelo das folhas de respostas de Listening e Reading, que são similares, e também de Writing para a task 1 e task 2.
- Estude vocabulários diferentes para entender novas palavras. No Reading, por exemplo, pode haver textos sobre natureza e animais.
- Escuta programas de rádio ou veja vídeos em inglês de pessoas nativas dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, pois em Listening há diferentes sotaques de inglês e você deve saber entendê-los.
- Leia notícias em inglês para conferir as construções de texto (bom para o Writing) e para aprender novas palavras.
- Treine o Speaking com alguém fluente e também sozinho, gravando você falando e analisando depois como está sua fluência para verificar o que tem a melhorar. Na internet há questões que podem ser perguntadas no Speaking; responda em inglês essas questões que encontrar.
- No YouTube há vídeos de Speaking. Veja vários deles, especialmente de pessoas que tiveram nota alta, para saber quais tipos de questões são perguntadas e como é possível respondê-las.
É isso!
Você já fez a prova e tem mais dicas? Comente!
3 comentários
Otimo post, muito detalhado e vai me ajudar muito.. Já tá salvo aqui para um futuro próximo:)
Espero que ajude e se precisar estou aqui! 🙂
Beijo!
Maravilhoso!!!! Muito obrigada por compartilhar!!!