Depois de refletir sobre o que me motivou a querer deixar o Brasil, agora vou contar os motivos de meu marido e eu escolhermos morar no Canadá.
Mesmo após a decisão de morar no Canadá, ainda cogitamos alguns países da Europa, conforme o número de vagas na área do meu marido, como Alemanha, Nova Zelândia e Irlanda. Porém, voltando o pensamento no Canadá, ainda parecia a melhor opção, por diversos motivos.
Lembro que ainda estou no Brasil, mas pesquiso e leio sobre o Canadá todos os dias há mais de 2 anos, então reuni as coisas que mais acho bacanas das quais ouvi muito falar.
1. Maior facilidade para imigrar
Os outros países permitem a imigração com mais exigências que o Canadá, até então. Esse foi um dos motivos para escolhermos o processo canadense – não o mais importante, mas ajudou na escolha.
Há diversas formas de imigrar para o Canadá; algumas delas:
- College (estudo de nível superior, com Study Permit) – que após mais de 1 ano no país permite que a pessoa ganhe pontos com isso no processo de residência permanente.
- Oferta de trabalho (Work Permit) – que também permite ganhar pontos no processo de imigração.
- Mon Projet Québec (para determinados profissionais na província de Quebec).
- Skilled Worker – por meio do Express Entry (determinadas áreas que ganham mais pontos no processo online e facilitado de imigração, chamado de Express Entry)
- Entre outras! Informe-se no site do Canadá sobre as possibilidades.
Se está se perguntando qual processo escolhemos, foi o Skilled Worker dentro do Express Entry, mas ainda não aplicamos, pois estamos esperando minha nota do IELTS (exame de inglês) sair e as nossas equivalências dos diplomas – algumas das exigências do processo. Conto com mais detalhes como funciona o Express Entry neste post!
2. Tem inglês como língua nativa
Como meu marido e eu falamos inglês – eu ainda arranho um pouco, mas entendo e não teria muitos problemas -, este foi o fator que pesou na escolha do Canadá. Afinal, mudar totalmente de cultura e ainda não entender o idioma local seria um tanto depressivo na minha opinião.
No Canadá tem também o francês nativo, mas apenas na província de Québec, e provavelmente não iremos para lá. Nossa intenção é a província de Ontario, provavelmente Toronto, onde se fala inglês.
3. É um país mais próximo do Brasil
Quero dizer aqui o país mais “desenvolvido” e amigável, digamos assim, que está mais perto do Brasil.
Esse fator foi bem importante, porque pensamos nas viagens nossas de lá pra cá (especialmente por causa do nosso cachorro) e em nossas famílias, que farão o mesmo futuramente. Estar um pouco mais perto do que na Europa, por exemplo, faz com que as viagens sejam mais curtas e mais baratas.
4. Há diversas culturas e pouquíssima xenofobia
Como o Canadá tem muitos imigrantes, principalmente nas principais províncias, como Ontario e British Columbia, ouvimos sempre falar que a xenofobia é muito baixa. Muitos são imigrantes, ou são filhos ou netos de imigrantes, ou mesmo canadenses “deboístas” – o que é quase redundante.
Claro que já ouvimos relatos de pessoas que sofreram algum tipo de preconceito por serem estrangeiras, mas geralmente são pessoas loucas (de verdade) que falam em alto e bom som as palavras de ódio. E gente louca é só ignorar!
5. Outros tipos de preconceito são quase nulos
Mulheres e pessoas LGBT também passam ilesas nas ruas e são muito respeitadas. Aliás, homossexuais podem não só casar legalmente, mas também adotar normalmente, trocar de gênero sem muitas burocracias, servir o exército, etc.
Outra coisa que difere muito do Brasil é que mesmo o assédio contra mulheres considerado “leve” (como falar algo de cunho sexual ou cantada sem ela consentir) é um crime um tanto quanto grave em terras canadenses. Então, além da educação do povo por lá (que por si só acho que garantiria o respeito ao próximo), a lei garante que as mulheres sejam respeitadas.
Enfim, a liberdade para todos é linda! <3
Esses fatores foram bem importantes pra mim, que quero criar minha família num ambiente de respeito e amor ao próximo.
Não posso deixar de colocar a foto de Justin Trudeau na parada gay de Toronto deste ano:
(Foto: Melissa Knive)
6. Tem um governo liberal com boas ideologias (ao meu ver)
A ideologia política atual do Canadá (do partido Liberal Party of Canada, do qual Trudeau faz parte) está muito alinhada com a minha – fica mais pro “centro”, com equilíbrio e nenhum excesso. Eles têm muito o pensamento voltado à igualdade social em todos os seus sentidos e é o tipo de ideologia mais laica que eu conheço.
Esse é um fator que pode mudar com as eleições, mas creio que esses tipos de pensamentos estão presentes na maior parte do povo. Se considerar que os políticos são reflexo da voz do povo (Brasil que o diga), mesmo quando Trudeau sair do poder eu tenho a esperança que esse equilíbrio social e liberdade pra todos ainda vá ocorrer por lá por muito tempo.
7. Estilo de vida mais “leve”
É comum no Canadá, pelo o que ouço dizer, que as pessoas trabalhem menos que no Brasil, por exemplo (onde é bem comum ter cargas horárias altas ou horas extras), e aproveitem mais o dia e a família. Com isso, acabam ficando mais saudáveis mentalmente e fisicamente, já que há tempo para se exercitar no dia a dia.
Há muitas empresas canadenses que não gostam que seus funcionários façam hora extra, inclusive, e dão até advertência por conta disso. Trabalha-se com qualidade numa carga horária bem aceitável, e pode-se levar a vida com mais tranquilidade.
Com isso, a qualidade de vida se eleva bastante, juntando aos outros itens que falo a seguir.
8. Saúde pública eficaz
Muita gente chega a dizer que a principal diferença entre os Estados Unidos e o Canadá é que há um sistema público de saúde. Comparando com o do Brasil, o do Canadá realmente funciona para todos. Ou seja, você não tem gasto com plano de saúde se não quiser, e fica super bem com isso!
Para as mulheres que como eu pretendem ter filhos no Canadá, a outra vantagem é que o parto é feito como você quiser – até com doula e em sua casa, na banheira, se preferir (e se o médico permitir conforme o seu caso). Não há a cultura da cesariana que ainda existe no Brasil, e as blogueiras que relataram a experiência gostaram muito do atendimento até o parto.
Agora, só é preciso notar que há algumas diferenças com o Brasil. Você deve ter o seu médico de família, e é ele quem cuida de pequenas doenças – como gripe, intoxicação, etc -, e também é ele quem encaminha para especialistas quando necessário.
Uma reclamação que ouço dizer, no entanto, é que cada consulta serve para apenas um problema de saúde – se você quer se queixar de mais um, por exemplo, deve marcar a segunda consulta. Além disso, os médicos são bem objetivos e atendem em até 5 minutos, no geral.
Ainda assim, com esses “defeitinhos”, os brasileiros que vão para lá falam muito bem do sistema de saúde pública canadense.
9. Transporte público nas grandes cidades é eficiente
As cidades mais populosas, como Toronto, Vancouver e Montreal, têm um transporte público exemplar. Nessas cidades, só tem carro quem quer a comodidade de um, mas muita gente vive sem carro mesmo sem problemas.
Em Toronto, por exemplo, há metrô, muitas linhas e pontos de ônibus e streetcar. E tudo funciona muito bem. Você não fica na mão por lá!
Olha só o mapa das linhas públicas de transporte de Toronto aqui neste PDF.
10. Boas oportunidades de trabalho
Como eu vou mudar de área no Canadá, focaremos em buscar trabalho para o meu marido (não posso dizer ainda qual profissão especificamente, mas é da área de TI). E a área de tecnologia no Canadá é super aquecida! Enquanto em São Paulo, onde resido, há no máximo 3 empresas do ramo dele, em Toronto há mais de 10, e estão sempre expandindo e contratando. Então é bem mais promissor pra ele lá do que aqui.
E isso ocorre com diversas outras profissões. Tanto que existem meios de imigração que facilitam para determinados profissionais, mesmo aqueles sem curso superior (como caminhoneiros, profissionais da construção civil e cozinheiros), porque muitas províncias têm carência de tais profissionais.
Basta buscar no Indeed.ca as áreas que acha bacana para trabalhar para ver que há boas oportunidades.
—
Enfim! Esses 10 motivos são as razões que nos levaram a decidir imigrar pro Canadá. E são alguns desses fatores também que fizeram o Canadá ser considerado o melhor país em qualidade de vida do mundo, segundo estudo divulgado este ano pela U.S News com Y&R’s BAV e Wharton – que avaliaram 80 países. A mesma instituição elegeu o Canadá ainda como o 2º melhor país do mundo de modo geral, avaliando o desempenho global.
Não vejo a hora de viver tudo isso pessoalmente! Assim poderei contar aqui no blog as minhas percepções sobre tais fatores.
Nenhum comentário